segunda-feira, 29 de julho de 2013

Novas rachaduras voltaram a aparecem no solo em Lapão ragião de Irecê

fissuras no solo de LapãoNovas rachaduras começaram a surgir no solo da cidade de Lapão, região de Irecê. Preocupados com o fenômeno, moradores registram imagens das fendas e postam nas redes sociais. Em 2012, as fissuras avançaram pelo centro da cidade, atingindo casas e prédios. A foto foi reproduzida pelo site Irecê Repórter.
O evento geológico que ocorreu em outubro de 2008 causou, além do pânico da população, rachaduras em ruas e atingiu seis casas. O fenômeno provocou subsidência do terreno  com 15 cm de rejeito e localmente fissuras no solo com até 20 cm de largura.
O evento começou na Fazenda Sete Cascas em setembro de 2008, se propagou para a Fazenda Juá 15 dias depois e no dia 05/10/2008 afetou a área urbana no entorno da Fonte do Lapão. Em fevereiro de 2009 foram registradas duas novas subsidências na localidade de Tanquinho, 6 km a oeste da cidade de Lapão. Geólogos da UFBA dizem que o fenômeno é característico de solos da região:
“Além dos processos relacionados à evolução cárstica natural por sua natureza física, podem ocorrer nessas áreas acidentes atribuídos a causas diversas tais como: a extração mineral em seu entorno, a ocupação urbana, as atividades agrícolas, a captação de água subterrânea e lançamento de esgotos e águas servidas. Quando essas atividades são desenvolvidas sem critérios técnicos adequados e sem planejamento acabam deflagrando processos que induzem acidentes geológicos, tais como subsidências e colapsos de solo e de rocha.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário