sábado, 9 de abril de 2011

Qualquer cidadão pode ser candidato a prefeito ou vereador sem partido

Senado aprova candidatura avulsa e limite de gastos

Brasília – Numa das reuniões mais produtivas, a comissão da reforma política do Senado aprovou, nessa quarta-feira, a candidatura avulsa para prefeitos e vereadores nas próximas eleições. Em menos de duas horas, o colegiado deliberou sobre seis temas, incluindo itens polêmicos, como fidelidade partidária e cláusula de desempenho partidário. Na linha do financiamento público, os senadores aprovaram um limite de gastos para os partidos nas campanhas eleitorais.
O presidente da comissão, Francisco Dornelles (PP-RJ), conduziu os trabalhos a toque de caixa, embalado pela expectativa do pronunciamento de Aécio Neves (PSDB-MG) sobre os 100 dias do governo Dilma Rousseff. Dornelles programou  a conclusão dos trabalhos, com a apreciação de mais dois temas: a realização de uma consulta popular sobre o novo sistema eleitoral e a instituição de quotas para mulheres nas eleições.
Com o quórum reduzido, a maioria da comissão aprovou a candidatura avulsa para prefeitos e vereadores nas eleições de 2012. No entanto, o candidato que desejar concorrer sem legenda deverá apresentar o apoio mínimo de 10% do eleitorado local, como garantia mínima de representatividade.

Fonte: Gazeta do Sul

Um comentário:

  1. oque seria um comprovante de apoio eleitorado?e qual Lei que assegura candidatura avulsa?

    ResponderExcluir