segunda-feira, 28 de março de 2011

26/03 Final da Festa pelo Centenário de Maria Bonita em Paulo Afonso e região

image  































Centenário de Maria Bonita, mulher de Lampião, em 3cidades


Começou na quarta-feira (23) e prosseguiu até a sexta (26), em Paulo Afonso, na região Nordeste do Estado, as comemorações pelo Centenário de Maria Bonita, ex-cangaceira e companheira de Lampião.


As comemorações também aconteceram em Piranhas (AL) e Canindé do São Francisco (SE). Dezenas de escritores e pesquisadores do tema cangaço estiveram presentes no Seminário do Centenário de Maria Bonita.

A proposta deste evento “foi promover e difundir a história do cangaço em seus vários aspectos, abrir discussões e oferecer à população dos municípios onde o evento foi realizado, o conhecimento de suas origens, retratado através da cangaceira Maria Bonita”, diz o organizador do Seminário, João de Souza Lima, autor de vários livros sobre o tema.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, com a participação dos Departamentos de Turismo, Cultura e de Eventos, em parceria com a UNEB e com a SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

Em 2011, a proposta foi promover também um roteiro cultural integrado dentro do tema cangaço, uma vez que também estados de Alagoas e Sergipe, limites com a Bahia, assim como outros estados nordestinos, conviveram com a passagem do bando de Lampião por suas terras.

Este Seminário marcou o centenário de Maria Bonita. Nascida Maria Gomes de Oliveira, ela nasceu na fazenda Malhada da Caiçara, povoado de Paulo Afonso, no dia 8 de março de 1911. Os municípios de Piranhas, em Alagoas, e Canindé do São Francisco, em Sergipe, também foram convidados para participar desse evento e prontamente atenderam a esse chamamento.

Programação

Este ano a programação em Paulo Afonso foi realizada no Memorial Chesf, gentilmente cedido pela Administração Regional da Chesf e a abertura que aconteçeu na quarta-feira, 23/03 às 19h30, com a presença de autoridades e acadêmicos, seguida da conferência de abertura com o tema: Cem anos de Maria Bonita – Nascimento, Vida e Morte da Rainha do Cangaço.

Durante todos os dias aconteceu a exposição Uma Viagem Fotográfica pelo Cangaço, organizada pelo Padre Celso da Anunciação e Neuza Batista, destacando a mulher, Maria, no cangaço.

Os conferencistas da noite do dia 23 foram a Dra. Juliana Ischiara e Kiko Monteiro. Uma mesa redonda será formada com a participação de Aderbal Nogueira, de Fortaleza-CE, João de Souza Lima, de Paulo Afonso-BA, Paulo Gastão, de Mossoró-RN, e Jack De Witte, da França.

Após as palestras houve o lançamento do livro Lampião, sua morte passada a limpo, dos escritores Sabino Besseti e Carlos Megale e apresentação cultural.

Canindé e Pirinhas

No dia 24 toda a programação aconteçeu nas cidades de Piranhas/AL e Canindé do São Francisco/SE. Os escritores e convidados foram um passeio à Grota do Angico, onde Lampião, Maria Bonita e cangaceiros foram mortos em 28 de Julho de 1938.

Como palestrantes o historiador Inácio Loiola, recentemente eleito Deputado Estadual em Alagoas, e os escritores João de Souza Lima e Jairo Luiz. Na mesa de debates, além de João de Souza e Jairo Luiz, também estiveram presentes os escritores Alfredo Bonessi e Ângelo Osmiro, ambos de Fortaleza-CE.

De Piranhas, os escritores e pesquisadores seguiram para Canindé do São Francisco, em Sergipe, onde houve uma apresentação cultural com o Grupo de Xaxado “Na Pisada de Lampião” e outras palestras, desta vez com o tema Maria Bonita, sua vida de aventuras no cangaço.

Palestrantes Alcino Alves Costa, Antônio Porfírio, Ângelo Osmiro e Paulo Gastão. Participaram da mesa de debates Carlos Megalle, Sabino Basseti e Vicente Alencar. A programação de Canindé foi no Clube Altemar Dutra.

Paulo Afonso

Na sexta-feira, dia 25, e no sábado, 26, as atividades voltaram a acontecer em Paulo Afonso, no Memorial Chesf, com a exposição Uma Viagem Fotográfica pelo Cangaço, no salão de exposições e exibições de filmes no auditório do Memorial. 

No dia 25, sexta-feira, os conferencistas sobre o Centenário de Maria Bonita foram o escritor francês Jack Dewitte e o Dr. Leandro Cardoso Fernandes. Na mesa de debates estiveram Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço, e Vicente Alencar.

Os escritores e convidados fizeram uma visita turística ao Complexo Hidrelétrico da Chesf, em Paulo Afonso, na tarde deste dia.

No sábado, também um passeio na Rota do Cangaço, que passou pelo Cabaré de Generosa, no povoado Riacho, ao lado da Serra do Umbuzeiro e seguiu até o Museu Casa de Maria Bonita, no povoado Malhada da Caiçara.

À noite, as palestras forão proferidas por João de Souza Lima e Manoel Severo. Haverá a certificação dos conferencistas e participantes deste Seminário. 
Da redação com informações do blog folhasertaneja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário