sábado, 6 de novembro de 2010

Encontro dos rios Negro e Solimões vira patrimônia cultural Brasileiro

Foto: AE/ARQUIVO
Encontro das águas dos rios Negro e Solimões


Decisão foi tomada em reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nesta sexta-feira

O chamado encontro das águas, fenômeno natural na confluência entre os rios Negro e Solimões para formar o Amazonas, foi declarado patrimônio cultural brasileiro. O rio Negro, de águas escuras e transparentes, se junta ao Solimões, de águas turvas, um espetáculo que atrai anualmente milhares de turistas para Manaus.

A inclusão do encontro das águas como patrimônio cultural brasileiro foi decidida em reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que terminou nesta sexta-feira. O Iphan declarou o encontro dos dois rios como patrimônio cultural pelo "caráter excepcional do fenômeno e seu alto valor como paisagem".
Como patrimônio cultural, o encontro das águas poderá ser favorecido com projetos governamentais para garantir sua preservação e promover seu desenvolvimento como atração turística. Segundo o Iphan, a intenção é poder captar recursos e financiar projetos que garantam as margens e a paisagem ao longo dos 10 quilômetros em que as águas escuras correm paralelas às turvas antes de se fundirem em um único rio.

Fonte: Ultimo Segundo - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário