Foto: AE/ARQUIVO
Encontro das águas dos rios Negro e Solimões
Decisão foi tomada em reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nesta sexta-feira
O chamado encontro das águas, fenômeno natural na confluência entre os rios Negro e Solimões para formar o Amazonas, foi declarado patrimônio cultural brasileiro. O rio Negro, de águas escuras e transparentes, se junta ao Solimões, de águas turvas, um espetáculo que atrai anualmente milhares de turistas para Manaus.A inclusão do encontro das águas como patrimônio cultural brasileiro foi decidida em reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que terminou nesta sexta-feira. O Iphan declarou o encontro dos dois rios como patrimônio cultural pelo "caráter excepcional do fenômeno e seu alto valor como paisagem".
Como patrimônio cultural, o encontro das águas poderá ser favorecido com projetos governamentais para garantir sua preservação e promover seu desenvolvimento como atração turística. Segundo o Iphan, a intenção é poder captar recursos e financiar projetos que garantam as margens e a paisagem ao longo dos 10 quilômetros em que as águas escuras correm paralelas às turvas antes de se fundirem em um único rio.
Fonte: Ultimo Segundo - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário