quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Doadores de medula óssea poderam se cadastrar pela internet em 2011

A partir de janeiro de 2011, o cadastramento de doadores de medula poderá ser feito pela internet. É o que projeta o coordenador do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional de Câncer (Inca), hematologista Luis Fernando Bouzas. Hoje, o acesso é por e-mail e o cadastro é feito por meio dos hemocentros.
Bouzas afirma que é importante que os doadores atualizem os dados para o caso de eles serem chamados para fazer a doação de sangue a pacientes compatíveis. O telefone (21)3207-5238 serve para obter informações sobre o processo e tirar dúvidas de pessoas interessadas em doar medula óssea.
Já os pacientes que precisam buscar doador são inscritos, via internet, no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme) pelos seus médicos assistentes. Qualquer pessoa na faixa etária dos 18 aos 55 anos pode se inscrever como doadora de medula óssea. Para tanto, em um primeiro momento, ela deve fornecer seus dados pessoais e fazer a coleta de uma amostra de sangue.
Luis Fernando Bouzas afirma que a coleta da medula óssea não representa nenhum risco para o doador.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário