sábado, 21 de março de 2020

Saúde declara estado de transmissão comunitária no Brasil ao Covid-19

A ação tem a intenção de unificar ações em todos os Estados e tornar mais restritivas as medidas de contenção do coronavírus


Luiz Henrique Mandetta: curva de transmissão no Brasil só deve ter queda em setembro

Brasília
O Ministério da Saúde declarou estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil. A ação tem a intenção de unificar ações em todos os Estados e tornar mais restritivas as medidas de contenção da Covid-19, como a limitação da circulação de pessoas acima de 60 anos. A Portaria, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, garante a possibilidade de atestado médico para a família de pessoas com sintomas de gripe, independente da idade.

Os Estados que já registraram a transmissão comunitária, também conhecida como sustentada, são Rio, Minas, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Este tipo de propagação é caracterizado no momento em que não é mais possível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade.
Pelo texto, pessoas com sintomas de gripe serão tratadas como se estivessem com a Covid-19, mesmo antes de realizar o exame. Os sintomas considerados são tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre.
"Para contenção da transmissibilidade da Covid-19, deverá ser adotada como, medida não-farmacológica, o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período máximo de 14 (quartorze) dias", diz o texto.
Os familiares do paciente com suspeita de Covid-19 não precisarão ir pessoalmente à unidade de saúde, mas será necessário apresentar declaração com a relação de pessoas que residem no mesmo endereço.
De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de ampliar a classificação observa "o comportando do vírus" e permite a "adoção de medidas padronizadas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário