quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Novembro Azul a Bahia visa conscientizar a população masculina sobre a prevenção e detecção do câncer de próstata.

Jessica Sandes Portal A TARDE

A iniciativa nacional de prevenção Novembro Azul é desenvolvida pela   SBU em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo é motivar a população masculina a fazer exames preventivos e combater a doença.


O Outubro Rosa ainda não finalizou as ações em prol da prevenção do câncer de mama, mas parte dos profissionais de saúde já se prepara para as atividades do Novembro Azul.
A campanha – também conhecida na Bahia como Novembro Roxo - visa conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a doença deve atingir 68.800 homens neste ano no país, o equivalente a descoberta de um caso a cada sete minutos, aproximadamente.

Só no Nordeste, são estimados 12.930 novos pacientes. Em Salvador, apenas o Hospital Aristides Maltez diagnosticou 739 novos casos entre janeiro e junho de 2014. Um aumento de 24,8% se comparado a igual período de 2013 (592 ocorrências).

O Inca aponta que, com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de ocorrências aumente cerca de 60% até 2015.

O urologista Sheldon Perrone de Menezes salienta que o fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento da patologia é a idade, além de histórico familiar e etnia (negros são mais propensos).



Para ele, o preconceito que existe com exame de toque e a cultura de homem não ir ao médico dificultam os avanços para a prevenção da doença.

“É importante que os homens saibam que o toque dura cerca de dez segundos e é indolor.

Esse câncer é perigoso e pode matar cerca de 14 mil brasileiros este ano. Por isso, os exames de rotina se tornam fundamentais, haja vista que 17% dos homens nascem com chances de ter câncer de próstata”, detalha


A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os exames de digital retal (de toque) e de dosagem sérica do antígeno prostático específico (PSA) - análise sanguínea - sejam feitos anualmente a partir de 50 anos.

Para os que têm maior risco da doença (história familiar e raça negra), a avaliação deve ser realizada desde os 45. "O exame de PSA não é o suficiente para constatar o câncer de próstata, porque, só no de toque, é possível perceber alterações como nódulos. O que faz toda a diferença no diagnóstico e na aceleração do tratamento", explica  Sheldon.

Campanhas

A iniciativa nacional de prevenção Novembro Azul é desenvolvida pela   SBU em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo é motivar a população masculina a fazer exames preventivos e combater a doença.
Na Bahia,  a  Lei  19.997/ 2012), de autoria do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), batizou o mês dedicado à campanha de Novembro Roxo, em vigor desde aquele ano. A mobilização promove ações educativas em escolas, igrejas e centros sociais.   

O objetivo é o mesmo  da campanha que utiliza a cor azul em sua nomenclatura. O deputado afirma que, nesse mês, os monumentos de Salvador ficam iluminados com a cor roxa.

Segundo ele, a escolha da coloração  é resultado da fusão do azul (geralmente referido ao homem) e do rosa (à mulher), ressaltando a importância da presença feminina para o diagnóstico precoce e o tratamento feito pelos homens.

"Isso remete também à harmonia entre os sexos. É importante a participação da mulher nesta campanha. Boa parte dos homens que vão aos consultórios é levada pelas esposas", pontua Álvaro.

Programação

Dia 8 - Mutirão de Próstata, realizado pela SBU em parceria com o Laboratório Leme, no Lar Harmonia, em Piatã, das 6h às 12h. Seis urologistas estarão à disposição da população

Dia 10 - Sessão especial do Novembro Roxo, na Assembleia Legislativa da Bahia, a partir das 15h. O objetivo é reunir profissionais de saúde e a população para debater dados sobre a doença

Dia 12 - O Mutirão de Próstata da SBU será realizado no Hospital das Clínicas, no pavilhão de urologia, no 3º andar
Dia 13 - O Fórum da Saúde do Homem será promovido no Centro de Convenções e visa debater casos de cânceres que acometem o sexo masculino

Dia 29 - O Mutirão de Próstata será feito no Hospital Agenor Paiva, na Cidade Baixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário