terça-feira, 27 de maio de 2014

EUA: Lula acaba de ganhar uma estátua em bronze no AMA (ART Museum Of the Americas)


Dono de uma reputação de líder estadista e conhecido ao redor do mundo, como Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) acaba de ganhar uma estátua em bronze no AMA (ART Museum Of the Americas), em Washington, capital dos Estados Unidos.

Ao lado de outras personalidades do continente como Abraham Lincoln (Estados Unidos), Simón Bolívar (Venezuela), Tupac Amarú (Peru), Tupac Katari (Bolívia), Juana Azurduy (Bolívia), Andreo De Santa Cruz (Bolívia), Gabriel García Márquez (Colombia), Jose Martí (Cuba) e ‪José de San Martín‬ (Argentina), a escultura do ex-presidente Lula faz parte da exposição "A América aos olhos de Yuan Xikun". Yuan Xikun é um artista chinês que estuda diversas culturas através da história, destacando figuras das Américas do Norte, Central e do Sul. A especialidade do chinês é dar visibilidade a figuras políticas de destaque ao redor do mundo. 

No site do AMA, a exposição é descrita como o retrato de personalidades escolhidas entre "aqueles que deram contribuições extraordinárias para a sociedade". Expostas do lado de fora dos jardins do chamado "National Mall", as obras do artista chinês têm o compromisso de exaltar o papel da cultura e do fortalecimento das relações diplomáticas no continente americano. A exibição das esculturas dos líderes continentais começou em 09 de maio e vai até o dia 01 de Agosto de 2014, na terra de Barack Obama. 

O AMA fica do lado da Casa Branca, sede oficial do governo dos Estados Unidos, e a exposição de Yuan Xikun é patrocinada pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Lula é o primeiro presidente brasileiro a ter uma estátua na capital dos EUA, superando Getúlio Vargas, os presidentes militares e até Fernando Henrique Cardoso. Quem quiser ver de perto o busto do presidente brasileiro e dos outros líderes americanos, pode visitar o museu que fica no seguinte endereço: 18th Street and Constitution Avenue, NW / Washington, DC 20006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário