terça-feira, 21 de agosto de 2012

São Paulo entra em estado de emergência, umidade do ar chega a 10% como no Saara

A Defesa Civil colocou toda a cidade de São Paulo em estado de emergência nesta terça-feira devido à baixa umidade relativa do ar --situação que ocorre quando ela fica abaixo de 12%.

Por volta das 15h, a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no mirante de Santana, na zona norte, registrou 10%, índice que, empatado com o dia 14 de agosto de 2009, é o menor desde que a medição do instituto começou, em 1963.
O baixo índice é semelhante ao do deserto do Saara, na África, onde a umidade varia entre 10% e 15%.
Vista de São Paulo a partir do prédio do Instituto do Câncer, no Pacaembu. A cidade registra baixos índices de umidade

RECOMENDAÇÕES
Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.
Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.
Com umidade abaixo dos 12%, a Defesa Civil municipal determina a interrupção de qualquer atividade ao ar livre das 10h às 16h, assim como de atividades que exijam aglomerações de pessoas em locais fechados, como aulas e cinemas.
O órgão recomenda umidificar os ambientes internos, principalmente quartos de crianças e hospitais, por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água, além de intensificar o consumo de água.











Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário