sábado, 30 de junho de 2012

6ª Virada Esportiva movimenta a capital Paulista neste final de semana


Imagem Secretaria de Esporte de São Paulo


Camila Maciel
 Agência Brasil

São Paulo – Milhões de paulistanos são esperados nas mais de 3 mil atividades da 6ª Virada Esportiva que movimentam a capital neste final de semana. Desde as 8 horas de hoje (30), mil locais da cidade recebem diversas modalidades de esporte. Motoshow, escalada aquática, circuito oval de bicicleta, pole dance são algumas das novidades deste ano. A programação ocorre, ininterruptamente, até as 18 horas de amanhã (1º).
De acordo com Bebetto Haddad, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, a Virada Esportiva é uma oportunidade para que os paulistanos conheçam diferentes modalidades e possam incorporar a prática em seu cotidiano. “As pessoas, ao saírem de casa, vão se deparar com centenas de atividades. Certamente uma delas vai despertar um interesse pelo exercício físico diário”, avalia o secretário.
Com o evento, avenidas, praças e parques da cidade vão ter um uso diferente do habitual. O elevado Costa e Silva (mais conhecido como Minhocão), no centro da cidade, vai virar uma pista de tênis na manhã de sábado até as 14 horas. O largo do Anhangabaú, também na região central, será a Arena Radical com 27 modalidades, como tirolesa, simulador de asa delta, surfe mecânico, escalada, arvorismo, dentre outras. Atividades especiais foram pensadas para os idosos embaixo do Viaduto do Chá, com dança de salão, alongamento, ginástica facial, massagens e oficinas.
Além da região central, a Virada Esportiva está presente em clubes, escolas e equipamentos de entidades parceiras. “Com isso, São Paulo terá dois eventos esportivos a cada quilômetro da cidade. Tomamos a decisão de descentralizar ainda mais as atividades para permitir que um volume maior de pessoas participem”, disse Haddad. De acordo com o secretário, o evento deste ano ganhou 500 atividades a mais do que o de 2011. Os bairros Cidade Tiradentes, na zona leste, e Paraisópolis, na zona sul, serão dois importantes polos do evento.
No Centro Educacionais Unificado (CEU) de Paraisópolis, haverá skate solidário, aquapoint e patinação no gelo. Quem comparecer ao CEU de Água Azul, em Cidade Tiradentes, poderá praticar esgrima, tênis, escalada aquática, dentre outras atividades, e poderá também assistir a espetáculo de motoshow e futebol de atores.
Outro destaque da programação da Virada, segundo o secretário, são as atividades inclusivas. Em Água Espraiada, zona sul da capital, haverá jogo de basquete para cadeirantes. “As pessoas que não têm deficiência podem usar as cadeiras, assim elas vão experimentar e compartilhar essa forma diferente de jogar basquete”, explicou. De acordo com a organização, todas as atividades são acompanhadas por monitores e contam com os equipamentos de segurança necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário