terça-feira, 26 de abril de 2011

Vacinação contra gripe movimenta postos de saúde em Salvador

A vacina foi estendida a gestantes e crianças de seis meses a menores de dois anos, além de trabalhadores dos serviços de saúde



A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada nesta segunda-feira (25), movimentou os postos de vacinação de Salvador. Com estimativa de imunizar 2,4 milhões de pessoas na Bahia, este ano, a vacina foi estendida a gestantes e crianças de seis meses a menores de dois anos, além de trabalhadores dos serviços de saúde.

Realizada desde 1999, a campanha anual era direcionada, até 2010, a pessoas com mais de 60 anos e indígenas. Desta vez a vacinação continua até o dia 13 de maio. E, no próximo sábado (30), acontece o Dia Nacional de Mobilização.

A meta do Ministério da Saúde (MS) para estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, o que representa 23,8 milhões de pessoas. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no Hemisfério Sul em 2010 como o influenza A (H1N1).

De acordo com dados do MS, desde que foi iniciada a vacinação contra a gripe no Brasil, em 1999, houve redução de 60% nas internações por pneumonias decorrentes de gripe.

Infecções respiratórias
Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Maria Aparecida Araújo, a ampliação do público-alvo foi necessária porque, além dos idosos, gestantes e crianças menores de dois anos são vulneráveis ao vírus da gripe.

Ela explicou que o Ministério da Saúde definiu esses grupos, com bases em estudos, comprovando a vulnerabilidade a infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza. “É importante que a população da faixa etária procure um posto de saúde e se vacine. A imunização vai evitar que idosos, gestantes e crianças tenham algum tipo de complicação decorrente da gripe, evitando internação”, orienta a diretora.

Definida pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério, a ampliação do público-alvo da campanha foi baseada em estudos sobre o comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza – causador da gripe.

Doenças crônicas

Pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes (como diabetes e hipertensão), principais complicações da influenza, são mais comuns em pessoas acima dos 60 anos e em crianças com menos de dois anos, além de gestantes e indígenas, também vulneráveis.

No caso das crianças, é preciso atenção maior dos pais ou responsáveis, que deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada ocasião é aplicada meia dose de vacina. Para garantir a proteção contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde após 30 dias para receber o restante da dose. 

As informações foram divulgadas pela Agecom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário