domingo, 17 de outubro de 2010

LAVAR AS MÃOS PODE SALVAR VIDAS, E EVITAR DOENÇAS

Dia 15 de outubro foi comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos. O ato simples e barato pode evitar a contaminação de muitas, tanto em hospitais, como nas residências. Estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, revelam que boa parte das infecções respiratórias podem ser evitadas simplesmente pelo ato de lavar as mãos. O coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da FioCruz, Carlos Eduardo Figueiredo, explica a importância do hábito na prevenção de doenças patogênicas transmitidas por bactérias, vírus, ou fungos.
Carlos Eduardo Figueiredo, esclarece ainda quando é imprescindível lavar as mãos para evitar doenças.
A importância do hábito também é reforçada por equipes do Programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde, que atende 103 milhões de pessoas no país. A médica do Programa Saúde da Família Tatiana Marques, explica que higienizar bem as mãos faz toda a diferença.
O médico Gustavo Gusso, que também integra o Saúde da Família, acrescenta que, em alguns casos, higienizar as mãos pode ser mais eficiente até do que medicamentos.
A data é uma iniciativa do Unicef com organizações não-governamentais ligadas à saúde e  foi criada para reforçar a importância da lavagem das mãos como meio de prevenção de doenças e infecções além de incentivar hábitos diários saudáveis.
Fonte: A crítica MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário