segunda-feira, 29 de julho de 2013

O IBRE- Instituto Brasileiro de Economia, confirma desenvolvimento rural de Luís Eduardo Magalhães

Luís-Eduardo-Magalhães-o-um-dos-municípios-que-mais-cresce-no-Brasil.-foto-Mayco-Sérgio


O IBRE- Instituto Brasileiro de Economia, vinculado à Fundação Getúlio Vargas, empreendeu, por iniciativa encomendada da CNA- Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, importante estudo em 5.489 municípios brasileiros, visando calcular os respectivos Índices de Desenvolvimento Rural (IDR).

O estudo, adiantado pelo Valor Econômico (15/07), foi construído com variáveis econômicas, sociais, ambientais e demográficas, e utilizando dados dos Censos Agropecuário de 2006 e Demográfico de 2010. Os economistas Ignez Lopes, Mauro Lopes e Daniela Rocha, líderes da pesquisa, constataram que algumas das novas fronteiras agrícolas do País não apresentam condições sociais à altura da força de suas produções e que limitações de recursos naturais e má gestão mantém dezenas de municípios do Piauí e Maranhão, por exemplo, na “parte de baixo” das tabelas e estatísticas, com elevados níveis de pobreza.

De modo geral, os resultados são compatíveis com o que o mundo real tem apresentado, ou seja, o dinamismo econômico tem contribuído para o desenvolvimento social. Vários municípios com IDR elevado, como Sapezal e Sorriso, no Mato Grosso têm se destacado também com respeito às melhorias de indicadores sociais.

A pesquisadora Daniela Rocha informa que o município baiano de Luís Eduardo Magalhães (LEM) foi enquadrado no grau de “desenvolvimento rural elevado”, o que era esperado, mas o índice de Barreiras não foi revelado.
Jornal Expressso

Nenhum comentário:

Postar um comentário