sábado, 27 de julho de 2013

PAPA Francisco encorajou a juventude a ser protagonista das mudanças no mundo

Artistas se apresentam em frente ao papa Francisco, durante vigília de oração na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado. 27/07/2013 REUTERS/Luca Zennaro/Pool
Por Pedro Fonseca (Agência Reuters)
RIO DE JANEIRO - O papa Francisco encorajou a juventude a ser protagonista das mudanças na sociedade e dar uma "resposta cristã" às inquietudes sociais e políticas do mundo, durante seu discurso a uma multidão de jovens na orla de Copacabana neste sábado.
"Tenho seguido atentamente as notícias sobre tantos jovens que, em muitas partes do mundo, têm saído pelas ruas para expressar o desejo de uma civilização mais justa e fraterna", disse o papa a um público estimado em até 3 milhões de pessoas durante cerimônia da Jornada Mundial da Juventude.
"São jovens que querem ser protagonistas da mudança... A vocês também peço que sejam protagonistas dessa mudança, sigam superando a apatia e oferecendo uma resposta cristã às inquietudes sociais e políticas que vão se apresentando em diversas partes do mundo. Peço que sejam construtores do futuro, que se envolvam no trabalho por um mundo melhor", acrescentou o pontífice.
A organização da JMJ disse que mais de três milhões de pessoas participaram da Vigília de Oração com o papa, de acordo com informação da Prefeitura do Rio, superando o recorde anterior de público no local, de 2,3 milhões de pessoas no Réveillon. O Vaticano disse que a estimativa da Igreja é de mais de 2 milhões de pessoas.
Francisco, no sexto dia de sua viagem ao país para presidir as celebrações da JMJ, já havia feito referência mais cedo neste sábado aos protestos que levaram milhares de pessoas às ruas do país no mês passado para protestar contra a baixa qualidade dos serviços públicos e corrupção, entre outros temas.
Falando a líderes culturais e empresariais no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o papa argentino pediu aos líderes para não ficarem surdos diante "dos gritos por justiça (que) continuam ainda hoje" e fez uma cobrança por diálogo entre as partes.
O discurso na praia de Copacabana, onde milhares de jovens vão participar de uma vigília nesta noite, foi acompanhado por uma multidão de jovens, que aplaudiram e se emocionaram com as palavras do papa. O pontífice ainda fez os fiéis repetirem em coro "sim, queremos construir a Igreja de Cristo."

Em seu texto preparado, ele havia acrescentado que os jovens devem protestar "de forma ordenada, pacífica e responsável", mas improvisou e não leu essa parte de seu discurso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário