quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ensino ainda segura lanterna

O Brasil ficou na 54ª colocação entre os 65 países que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009. A média brasileira foi de 401 pontos, 95 abaixo da média dos países desenvolvidos. Se consideradas cada disciplina, os alunos brasileiros ficaram em 53º em ciências e leitura e em 57º em matemática.

A prova aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências. A cada prova, o foco recai sobre uma disciplina. Em 2009, foi a leitura. A média do Brasil ficou atrás da do Chile e Uruguai, mas superou a da Argentina, da Colômbia e do Peru. De positivo, apenas o crescimento da média brasileira em relação à prova anterior, de 2006: 33 pontos. O aumento na nota brasileira ficou atrás de Luxemburgo e do Chile.

O ministro da educação, Fernando Haddad, avalia que o fato de o Brasil ainda ocupar posições finais não significa que está entre os piores do mundo. Segundo ele, “não é o mundo que participa do Pisa, mas o mundo desenvolvido”.

Com exceção da Tailândia, diz ele, não existe país com Pisa melhor que o do Brasil que não tenha renda per capita superior. No País, Santa Catarina conquistou a segunda melhor média entre os Estados brasileiros, com nota 28 pontos acima da média brasileira. Apesar de alunos de 15 anos aumentarem a nota, Brasil é o 54º entre 65 países

A Notícia Joenvile SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário