segunda-feira, 10 de agosto de 2015

SP: Linha 15-Prata do monotrilho começa a operar comercialmente nesta manhã 10/08

Primeiro monotrilho do país passa a funcionar após um ano de testes. Monotrilho tinha sido prometido para 2010 pelo ex-governador José Serra. 
Do G1 São Paulo
O monotrilho da Linha 15-Prata começou a operar comercialmente e com horário ampliado na manhã desta segunda-feira (10). Inicialmente, o monotrilho irá operar entre 7h e 19h em apenas um trecho dos 26 km prometidos inicialmente pelo governo estadual, somente 2 estações das 18 que totalizam a linha.

O Metrô de São Paulo inicia a cobrança de passagem na Linha 15-Prata. A linha é operada por meio de monotrilho e nesta fase a operação é apenas entre as estações Oratório e Vila Prudente, que faz interligação com a Linha 2 (Verde), na Zona Leste da cidade (Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A tarifa de R$ 3,50 passa a ser cobrada, com preço igual aos bilhetes da CPTM e do Metrô. Os trens do monotrilho estão circulando com um intervalo de seis minutos.
O primeiro trecho que será aberto tem 2,9 km de extensão e fica entre o Oratório e a Vila Prudente, onde faz integração com a Linha 2-Verde do Metrô. Será o primeiro monotrilho em operação no país.
O monotrilho entrou em fase de testes em 30 de agosto de 2014. O trecho foi aberto gratuitamente, com público controlado, só aos fins de semana, das 10h às 15h.
Por causa da inauguração nesta segunda-feira, as visitas controladas foram suspensas na última quarta-feira (5)  para a realização dos últimos ajustes dos equipamentos e sistemas.
Quando estiver completa, ligando o Ipiranga a Cidade Tiradentes, a Linha 15 vai transportar 500 mil pessoas diariamente. Serão 18 estações e 26,6 km de extensão. Os trens do monotrilho trafegam a 15 metros de altura e têm sua operação totalmente automática.
Atrasos
Em 2009, o então governador José Serra (PSDB) disse que a expectativa era que a Linha 15-Prata chegasse da Vila Prudente a São Mateus até 2010, com a expansão até Cidade Tiradentesconcluída em 2012.
Depois, em julho de 2013, a entrega do primeiro trecho foi prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para janeiro de 2014. Quando o prazo chegou, a abertura foi adiada para março e, finalmente, a operação assistida começou em agosto do ano passado.
Em março deste ano, o secretário Estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o desvio do Córrego Mooca, essencial para a construção das próximas três estações da linha, começaria em abril e seria concluído em 15 meses.

Monotrilho da Linha 15-Prata será aberto para visita a partir deste sábado (30) (Foto: Marcos A. Silva/ Metrô/Divulgação)
Monotrilho da Linha 15-Prata, em imagem de arquivo (Foto: Marcos A. Silva/ Metrô/Divulgação)
Explosão
Na madrugada de 29 de junho de 2014, quatro pessoas não identificadas tentaram explodir uma das colunas da obra do monotrilho da Linha 15-Prata, segundo investigação da Polícia Civil. O incidente ocorreu em um trecho mais adiante, na Avenida Sapopemba, altura do nº 10.200.
Duas bananas de dinamite e dois metros de pavio de pólvora foram afixados com fita adesiva a um dos pilares na Av. Sapopemba. Policiais ouvidos pelo G1 disseram que, no material apreendido, não havia um detonador. O caso foi registrado como tentativa de explosão no 69º Distrito Policial (DP), Teotônio Vilela.
Além de policiais, vigilantes da obra e testemunhas disseram à equipe de reportagem que suspeitam que a tentativa de explosão da coluna do monotrilho não foi realizada por criminosos profissionais. Para eles, quem afixou os cartuchos explosivos não tinha conhecimento do seu poder de detonação.

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