segunda-feira, 13 de abril de 2015

Mancha escura se espalha pelo Rio São Francisco entre a Bahia e alagoas

A mancha apareceu na calha do rio, entre cidades dos dois Estados
A mancha apareceu na calha do rio, entre cidades dos dois Estados

Está marcada para as 10h dessa terça-feira (14/4), em Maceió (AL), uma reunião emergencial do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) com diversos órgãos ligados à questão ambiental, para discutir os motivos que provocaram uma mancha escura na calha do rio, entre os municípios de Paulo Afonso (BA) e Delmiro Gouveia (AL).

O objetivo é fazer um levantamento do que ocorreu, procurando ver possíveis responsabilidades e ouvir técnicos e especialistas para a tomada de medidas preventivas futuras.

De acordo com o secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, o encontro está marcado para o hotel Maceió Atlantic Suítes, a partir das 10h, na capital alagoana. “Está havendo um choque de informações e queremos reunir todos os envolvidos no problema para definir responsabilidades”, informa Oliveira. “O Comitê espera que haja o diagnóstico e medidas compensatórias sejam adotadas”, opina.

Ele salienta ser necessária a reparação dos danos ambientais e sociais causados ao Velho Chico e populações ribeirinhas. Logo após a reunião, serão definidos os encaminhamentos a serem adotados. “É importante salientar que o Comitê vai se inserir nesse processo de acompanhamento da realidade do rio, sem deixar apenas sob a responsabilidade do Ibama e do Instituto de Meio Ambiente/ IMA”, destaca o secretário.


Para participar da reunião, já confirmaram presenças representantes do Ministério Público (MP) dos estados de Alagoas e Bahia; Ministério Público Federal (MPF) de Alagoas e Sergipe; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL); secretarias de Meio Ambiente de Alagoas e Sergipe; Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal); Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf); Conselho Regional de Arquitetura (Crea/AL); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes); Comissão Pastoral dos Pescadores (CPP); além de especialistas convidados.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.

A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário