segunda-feira, 6 de abril de 2015

Entra no sexto dia falta de água em bairros de Salvador

34 bairros da capital baiana continuam sem água, informa a Embasa. Hospitais e moradores recorrem a carros-pipa e compra de água.

o G1 BA, com informações da TV Bahia















A falta de água em diversos bairros de Salvador entra no sexto dia nesta segunda-feira (6). Os locais estão sem água desde quarta-feira (1º), quando uma adutora foi danificada durante as obras do metrô de Salvador, na BR-324. Cerca de 60% da cidade está enfrentando problemas de falta de água.(Seu bairro está sem água? Conte ao G1)

O conserto estava previsto para ser concluído no domingo (5), mas não aconteceu em razão do risco de desmoronamento de terra no local da intervenção, que fica a 11 metros de profundidade. Um desvio está sendo construído para que o abastecimento seja retomado. 

Não há previsão de quando a obra será finalizada e o fornecimento de água normalizado na capital baiana. De acordo com a CCR, empresa responsável pelo metrô, 270 técnicos estão trabalhando no conserto. Uma nova tubulação está sendo implantada no local para a passagem da água.

Enquanto o fornecimento não volta ao normal,moradores dos 34 bairros atingidos pegam água em bicas ou chegam a comprar a água.




"Sem água para lavar roupa, fazer comida, limpar a casa, ainda mais jogar água no banheiro pra lavar o banheiro sem água. Está muito difícil", relata a dona de casa, Rosimeire Santos. No bairro do Calabetão, um morador viajou, mas deixou o portão aberto para que os vizinhos pudessem usar a água de um poço artesiano.

Saúde
A falta de água também atinge hospital e postos de saúde da capital baiana. Alguns só estão funcionando porque são abastecidos com carros-pipa. Acompanhantes de parentes internados no Hospital Octávio Mangabeira foram informados que não podiam ficar na unidade de saúde por conta do desabastecimento.

"O pessoal informou e pediu que os acompanhantes fossem todos para casa porque só tem 25% de água e só é para os pacientes. Tem pouca água. Não podemos tomar banho, fazer refeição, lavar as mãos. Só está ficando aí quem é do interior [do estado]", conta a auxiliar de biblioteca, Rosângela Araújo.

Em Pau Miúdo, um posto de saúde teve o atendimento suspenso por conta da falta de água. De acordo com funcionários da Embasa, até hidrantes, recursos usados em caso de emergência, como em um incêndio, estão sendo utilizados para abastecer carros-pipa.


Carros-pipas abastecem unidades de saúde
(foto: Reprodução/tv Bahia)

Localidades afetadas
A Embasa divulgou uma lista de locais da capital baiana que dependem do abastecimento da adutora afetada, e que podem ser afetadas pela falta de água. 


Veja relação: (Notícia completa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário