quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Agricultura baiana quer sede da Embrapa em Luís Eduardo Magalhães

eduardo-salles
O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, solicitou mediante ofício encaminhado ao presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, a implantação de uma unidade de pesquisa da Empresa no Oeste da Bahia, em Luis Eduardo Magalhães, região do Mapitoba. De acordo com o secretário, o Mapitoba é uma das regiões que mais crescem na produção de alimentos do país, e “é inconcebível que não tenha uma unidade da Embrapa instalada no local, destinada a pesquisar tudo que é produzido ali”.
O secretário chama atenção para a necessidade de criação de alternativas tecnológicas para mitigar os efeitos de fatores naturais como riscos climáticos, cada vez mais frequentes, e a ocorrência de doenças e pragas, a exemplo da Helicoverpa Armigera, que vem devastando as principais lavouras do Oeste baiano, causando prejuízos incalculáveis na economia regional. “A instalação da unidade na região vai contribuir mais efetivamente na procura de soluções para os problemas e na superação dos desafios impostos pela competitividade do mundo globalizado. A união do poder público estadual e da iniciativa privada, de forma integrada, fortalece e estimula o desenvolvimento da agropecuária do Estado”, disse.
O Mapitoba
A região do Mapitoba, definida pela junção das divisas dos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, com aproximadamente 414 km² de superfície, consolidou-se como um dos principais polos de produção agropecuária do país, com cerca de 6,5 milhões de hectares de área plantada e cultivos diversificados tendo a soja, o milho, o algodão e o café como principais produtos. Paralelamente à expansão da área cultivada, observa-se uma grande evolução dos índices de produtividade dos seus diversos produtos e a introdução de novas atividades, a exemplo da avicultura e da fruticultura irrigada no Oeste da Bahia. (Jornal Expresso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário