quarta-feira, 26 de junho de 2013

Do lançamento ao gol de cabeça, Paulinho vira herói da classificação

Brasil espanta Mineirazo, vence Uruguai e está na final da Copa das Confederações CHRISTOPHE SIMON/AFP
Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP

Autor: Globo Esporte 
No primeiro tempo, um longo lançamento, digno dos grandes jogadores de meio-campo, para Neymar, e a jogada resultou no gol marcado por Fred aos 40 minutos. Na etapa final, também aos 40, uma cabeçada típica dos atacantes decisivos para pôr o Brasil na final da Copa das Confederações, lembrando muito outro lance marcante de sua carreira, na vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Vasco, na Taça Libertadores de 2012. Em duas jogadas menos comuns para um atleta de sua posição, o volante Paulinho tornou-se o destaque da vitória da seleção brasileira por 2 a 1 sobre o Uruguai, nesta quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte. E, de quebra, ficou bem perto de atingir "artilharia" importante com a camisa verde-amarela.

Com o gol marcado diante da Celeste pelas semifinais do torneio, o volante do Corinthians, praticamente negociado com o Tottenham, da Inglaterra, chegou aos cinco gols em 16 jogos pelo Brasil. Paulinho está a um de igualar Falcão, Alemão, César Sampaio, Dunga e Emerson como os cabeças de área que mais vezes balançaram a rede com a Seleção. E a média é bem superior à dos parceiros de posição (0,37).

Paulinho fez de tudo no jogo desta quarta-feira. Marcou, passou e balançou a rede do rival. No primeiro tempo, um lançamento encontrou Neymar já dentro da área uruguaia. O atacante tentou encobrir Muslera, que fez a defesa. A bola sobrou para Fred, que abriu o marcador: 1 a 0.

Vale ressaltar que o volante não atuou na vitória por 4 a 2 sobre a Itália, no último sábado, por conta de uma entorse no tornozelo. De volta, deu conta do recado. E como. Não fugiu da responsabilidade e voltou a desequilibrar, marcando o segundo gol no torneio – o primeiro saiu na estreia no torneio, no triunfo por 3 a 0 sobre o Japão.

E foi justamente o gol que garantiu o Brasil na final das Confederações. Após cruzamento de Neymar, o volante subiu mais do que os defensores rivais e testou com força para vencer Muslera. Festa no Mineirão. E muitos abraços de todo o time para o camisa 18, que mais uma vez teve grande atuação. Sobre o lance decisivo, preferiu dividir os méritos com o resto da equipe.

- O gol foi importante da forma como foi, no fim de uma partida difícil, truncada. O futebol sempre vai ser dessa forma. Você pode decidir faltando um minuto,30 segundos...A gente já vai pensando na prorrogação, mas graças a Deus conseguimos chegar à final da competição. O que valeu hoje foi a entrega de todos os jogadores para conseguir dar um passo importante. Agradeço aos companheiros, que me dão liberdade para fazer o que faço no Corinthians. É um passo importante na competição chegar à final.

Durante a partida, o jogador deu 33 passes certos, contra apenas um errado. Curiosamente, apesar da boa marcação que exerce, não roubou bola nessa partida. E sua atuação o fez dividir com Neymar as manchetes dos principais periódicos da Europa - o "Marca" exaltou o "Paulinhazo". O jogador pouco se importou se ele e a Seleção fizeram boa partida. Preferiu valorizar o resultado e a qualidade do adversário.

- Às vezes jogamos bem e não vencemos. Às vezes jogamos mal e conseguimos vencer. O que importa é que estamos na final da competição. Foi uma partida muito difícil. Esperava que seria assim contra o Uruguai. É uma seleção muito qualificada.

Agora, o time canarinho vai esperar o vencedor do confronto entre Itália e Espanha, que se enfrentam nesta quinta-feira, em Fortaleza, para conhecer o adversário da final. A decisão das Confederações será transmitida ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida no Maracanã, no Rio de Janeiro, em Tempo Real.

Volantes artilheiros da seleção brasileira
Jogador Partidas Gols
Falcão 34 6
Alemão 39 6
César Sampaio 49 6
Emerson 77 6
Dunga 96 6
PAULINHO 16 5
Toninho Cerezo 73 5
Lima 18 4
Flávio Conceição 46 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário