terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Japonês Jiroemon Kimura, de 115 anos é reconhecido pelo Guinness como a pessoa mais velha do mundo


O japonês Jiroemon Kimura, de 115 anosO “Guinness World Records” reconheceu nesta terça-feira o japonês Jiroemon Kimura, de 115 anos, como a pessoa mais velha do mundo, após a morte da americana Dina Manfredini, também de 115 anos.
Kimura, que já era tido como o homem mais velho do planeta desde abril do ano passado, nasceu em 19 de abril de 1897, 15 dias depois de Dina, que faleceu nesta segunda-feira (17) em Johnston, no estado de Iowa.
Dina foi considerada a pessoa mais velha do mundo durante menos de duas semanas, após o falecimento da também americana Besse Cooper, de 116 anos, em 4 de dezembro.
Kimura nasceu na antiga província de Tango, atual Kioto, em uma família de agricultores e, após se aposentar como funcionários dos correios, dedicou boa parte de seu tempo a trabalhar em sua horta até pouco antes de completar 100 anos.
Embora passe a maior parte do dia em sua cama, ainda come três vezes por dia com o restante de sua família, com a qual compartilha o mesmo menu, segundo asseguram seus parentes.
Kimura tem sete filhos –cinco dos quais ainda vivem–, 14 netos, 25 bisnetos e 13 tataranetos.
Desde março de 2011, Kimura é considerado a pessoa mais velha do Japão, um dos países com maior espectativa de vida no mundo e que no ano passado registrou o recorde de mais de 30 milhões de habitantes acima dos 65 anos, ou seja, 24,1% de sua população.
Desses, os maiores de 100 anos superaram, pela primeira vez na história do país, a marca de 50 mil cidadãos.(Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário