terça-feira, 11 de outubro de 2011

BA-Fogo destrói vegetação na Serra da Bandeira em Barreiras

Barreiras: Incêndio destrói vegetação na Serra da Bandeira
Foto Bahia Notícias
Do G1 BA, com informações da TV Oeste
A vegetação na Serra da Bandeira, dentro da cidade de Barreiras, região oeste da Bahia, está sendo destruída por incêndio que começou na manhã de segunda-feira (10) e permanece devastando a área nesta terça (11). As chamas estão em local próximo ao aeroporto da cidade.

Para ele, esse incêndio, como a maioria que acontece no estado, não tem causas naturais. “99% deles são frutos da mão do homem. A causa é o homem, nosso inimigo não é o fogo. Estávamos saindo às 4h de ontem [segunda], após conter um incêndio no pé da serra e de uma hora para outra aparece esse no topo. Esse homem que está queimando agora não vai sofrer, quem sofrerá é a geração futura”, desabafa o coronel.

Uma equipe com cerca de 20 homens atua nos trabalhos de combate. Outros 11 serão enviados da cidade de Jequié por um avião do Governo do Estado, ainda na manhã desta terça-feira. “Controlamos ontem [segunda] a cabeça do fogo, que estava indo em direção ao aeroporto. Agora, estamos tentando conter os flancos laterais e a cauda”, conta o coronel Miguel Filho, comandante da operação.

A Defesa Civil, o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e a Secretaria de Meio Ambiente do estado apoiam a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário