domingo, 16 de agosto de 2015

BA: Manifestantes vão ao Farol da Barra e pedem a saída da presidente Dilma

Foto: Thiago Dannemann
Manifestantes no Farol da Barra, em Salvador

De verde e amarelo, eles pediam a saída da presidente e do PT

Comandados por grupos nas redes sociais, cerca de 4 mil manifestantes (segundo cálculos da Polícia Militar) começaram a se reunir por volta das 9 horas desta manhã ensolarada de domingo (16/8), no Porto da Barra, em Salvador, para protestarem contra o governo da presidente Dilma Rousseff.

Com gritos de "Fora, Dilma!", eles se vestiam, em sua maioria, com roupas nas cores verde e amarelo e pintavam o rosto com faixas nas mesmas cores.

Jacqueline Seixas, soteropolitana e produtora de eventos, participava do protesto e se mostrava indignada. "É muita corrupção, é muita indignação. Muita mentira no governo dessa mulher [Dilma Rousseff]. Ela precisa sair da presidência. Algo tem que melhorar com a saída dela. Desde que ela assumiu o poder, o Brasil está uma bagunça", disse.

Jaqueline Seixas pedia um "basta" à corrupção - Foto: iG Bahia
Entre os manifestantes havia, inclusive, quem defendesse uma intervenção militar no País. Outros apoiavam o trabalho feito na Operação Lava-Jato pelo juiz Sérgio Moro.
Também se via cartazes pedindo a prisão do ex-presidente Lula e associando-o ao esquema investigado na Operação Lava-Jato.

Manifestante pede a volta dos militares; rostos eram pintados antes da manifestação - Fotos: iG Bahia

O verde e o amarelo predominaram; e houve apoio ao juiz Sérgio Moro - Fotos: iG Bahia
Salvador é umas das cerca de 270 cidades no País em que protestos contra o governo Dilma foram marcados para este domingo. Atos foram agendados em todos os Estados, pela manhã e à tarde.
A expectativa - inclusive por parte do governo - é pelo balanço final com o número de participantes. No primeiro protesto, dia 15 de março, foram 2 milhões; e 560 mil no dia 12 de abril.
No Planalto, apostava-se, na manhã deste domingo, em números menores.
Em Salvador
Do Porto da Barra, os participantes caminharam até o Farol, um percurso de 700 metros (nas manifestações anteriores eles foram do Farol à estátua do Cristo, próximo ao Bairro de Ondina).

Os manifestantes se concentraram no Porto da Barra e se deslocaram em direção ao Farol - Fotos: iG Bahia
Muitos carregam no peito um adesivo escrito "Eu sou Moro", em apoio ao juiz da Lava-Jato.
Outros promovem um apitaço e pedem tanto a saída da presidente Dilma quanto a do ministro Dias Tófolli, do STF-Supremo Tribunal Federal, que consideram simpatizante das causas petistas.
E integrantes do Movimento Brasil Livre aproveitaram a concentração para colher assinaturas em defesa da criação de um projeto de lei contra a corrupção, inspirado em ação do Ministério Público.

Cartazes pedem a saída de Dilma Rousseff, do PT e de Dias Tófolli - Fotos: iG Bahia
Famílias foram juntas à manifestação, levando até cachorros. Elas apitam, batem panelas, exibem bandeiras do Brsil e gritam "slogans" contra a presidente Dilma Rousseff.
Entre os políticos, o deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB-BA) defendeu os protestos. "As pessoas não estão aguentando mais." O Psol, no entanto, evitou a manifestação, por condenar o movimento em defesa do "impeachment" da presidente.
O partido, que é de oposição, considera que uma saída de Dilma Rousseff beneficiaria exatamente o PSDB de Jutahy Magalhães.
Geddel Vieira Lima (PMDB) e José Carlos Aleluia (DEM-BA) - Fotos: iG Bahia
Presente, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), disse que "a certeza de que não podemos contiuar mais 3 anos e meio com o poder em maos de Dilma só faz aumentar". Segundo ele, a ida do povo às ruas dá suporte político e emocional ao processo de "impeachment". Para Aleluia, a presidente "já não governa. Ninguém a obedece mais".
Já o deputado federal João Gualberto (PSDB-BA) criticou a agenda positiva sugerida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. De acordo com o deputado baiano, "Renan é pessoa sem a menor credibilidade".
Geddel Vieira Lima, presidente do PMDB na Bahia, apenas posou para fotos, sem declarações. O partido integra a base de apoio ao governo (o vice-presidente Michel Temer é do PMDB), mas Geddel defende a ruptura com o PT.

Famílias inteiras foram ao protesto, em Salvador - Fotos: iG Bahia
E os vendedores ambulantes aproveitaram a concentração para vender objetos nas cores verde e amarela, como Nath Conceição, por exemplo, que votou em Dilma Rousseff e agora apoia os protestos. "Dilma mexeu com os meus direitos trabalhistas e isso é inaceitável", disse.

Médicos se juntaram ao protesto contra o governo Dilma - Foto: iG Bahia
Integrantes da OMB-Ordem dos Médicos do Brasil, estiveram na manifestação, vestidos de verde e amarelo e carregando uma bandeira do Brasil.
Ao final do percurso, muitos dos participantes cantaram o Hino Nacional.
Havia manifestantes inclusive no alto do Farol da Barra.

Manifestantes no alto do Farol da Barra - Foto: iG Bahia

No final do protesto os manifestantes ocuparam parte do gramado à frente do Farol - Foto: iG Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário