sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Brasil pode perder posto de 7ª maior economia do mundo

Essa tendência já vem sendo mencionada pelos economistas porque a Índia tem registrado altas taxas de expansão (Thinkstock)

Do R7
País deve ser superado pela Índia, cuja previsão de crescimento está em 6,5% neste ano
A previsão de um crescimento baixo em 2015  pode tirar o Brasil do posto de 7ª maior economia do mundo, segundo dados da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), que foram publicados pela Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (2). 
A EIU indica que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deverá chegar a US$ 2,12 trilhões, número menor do que a estimativa de US$ 2,48 trilhões previstos para a Índia, que se tornaria, assim, a 7ª maior economia do mundo.
Essa tendência já vem sendo mencionada pelos economistas porque há algum tempo porque o país asiático tem registrado altas taxas de expansão.
Previsão para 2015

Os números mostram que tanto a economia do Brasil quanto a da Índia desaceleraram nos últimos três anos, mas os indianos ensaiaram uma recuperação em 2014, enquanto o Brasil continuou estagnado.
Segundo a consultoria, o PIB da Índia deve crescer 6,5%, ante 6% em 2014. Já a expansão da economia do Brasil pode ser menor do que 1%.
Mudanças de posição no ranking das maiores economias do mundo não são incomuns. O caso da  Índia é interessante porque tende a ser definitivo graças a forte expansão demográfica e alta taxa de urbanização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário