sexta-feira, 16 de agosto de 2013

BA: Obras Sociais Irmã Dulce, vai inaugurar centro para reabilitação de pacientes auditivos

Centro para reabilitação de pacientes auditivos oferecerá ‘cirurgia de ouvido biônico’
Foto: Divulgação


por Francis Juliano - BN
Vai ser inaugurado na próxima quinta-feira (21) um novo núcleo no Centro de Reabilitação Auditiva do hospital das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Segundo o responsável pelo espaço, o fonoaudiólogo Marcos Banhara, a unidade vai oferecer serviços de alta complexidade como a cirurgia de implante coclear, conhecida como “cirurgia do ouvido biônico”, indicada para pacientes que nasceram com surdez (principalmente crianças) ou perderam a capacidade de ouvir por um problema súbito, como acidente ou meningite. 

A depender da pessoa, ela pode recuperar até 80% da audição e ter uma vida ativa, o que inclui trabalhar normalmente, disse Banhara em entrevista ao Bahia Notícias. Outro procedimento feito no local é a adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonoro Individual (AASI), que é a introdução de aparelhos no ouvido. O diretor diz que o centro contará com equipe multidisciplinar de saúde e com tecnolgia moderna. Os atendimentos ocorrerão todos os dias da semana de forma gratuita. “Qualquer pessoa que tenha algum problema auditivo é bom que venha até o centro onde faremos uma triagem. Se for um problema que a gente resolva, ela fica aqui. 

Caso não seja, encaminhamos para um otorrino ou outro profissional”, informou. Pacientes novos devem comparecer às segundas, quartas e quintas pela manhã, com a marcação de consultas até às 9h. Cerca de oito cirurgias de implantes coclear devem ser feitas por mês, com a previsão também de serem colocados 150 aparelhos de ouvido em igual período. No geral, Marcos Banhara prevê 1,5 mil atendimentos por mês, com a soma de consultas e outros procedimentos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que 6% dos habitantes em países em desenvolvimento sejam portadores de algum grau de deficiência auditiva.
(Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário