América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Central, Ibipeba, Ibititá, Jussara, Mulungu do Morro, Irecê, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí. Todos esses municípios, pertencentes ao Território de Irecê, decretaram situação de emergência por causa da seca. Agricultores já contabilizam perdas de até 100% da produção agrícola.
A crise de água na Barragem de Mirorós, responsável por levar água a 350 mil pessoas do Território, agrava ainda mais a situação. O tempo está muito quente na região e o céu carregado de nuvens, mas não cai sequer uma gota de água. O Clima Tempo prevê pancadas de chuva em Irecê e cidades vizinhas a partir de hoje até segunda-feira (19).
O governador Jaques Wagner, em visita à cidade na semana passada, afirmou que vai a Brasília pedir recursos e renegociação das dívidas dos agricultores que perderam suas safras em função da estiagem. “Esperamos que ele (Jaques Wagner) tome mesmo providências, pois estamos sofrendo muito. Já perdi quase 100% do que plantei (milho)”, lamentou o agricultor João Silva Cruz, 38 anos.
Reunião - O presidente da UPB - União das Prefeituras da Bahia, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, se reunirá, na próxima terça-feira (20), com os prefeitos das cidades que decretaram situação de emergência. O foco do encontro será as medidas a serem tomadas pela entidades para ajudar aos municípios. O número de municípios no interiro da Bahia em estado de calamidade saltou de 75 para 84
(Por Pascoal Ferreira) Irecê Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário