segunda-feira, 28 de julho de 2014

Polícia Federal dá orientações como evitar golpes em caixas eletrônicos

Do Folha PE, com informações da assessoria
Divulgação


Clientes são lesados com golpes como os de retenção do dinheiro e clonagem de cartões. A Polícia Federal (PF) em Pernambuco divulgou uma série de orientações para minimizar os transtornos de golpes em caixas eletrônicos. O alerta vale especialmente para quem usa os equipamentos para fazer transações ou sacar dinheiro em horários de menor movimento, como nos fins de semana ou fora do horário de expediente dos bancos.

Um dos golpes mais comuns é o das “frentes falsas”, ou seja, quando toda a parte frontal do terminal eletrônico é sobreposto ao original para simular a frente de um caixa verdadeiro. A intenção dos bandidos é copiar a trilha do cartão como também a digitação da senha nas teclas alfa numéricas. Outra forma de atuação dos bandidos é a sobreposição através de fita adesiva dupla face, um “falso mecanismo de entrada do cartão magnético” para copiar a trilha do cartão, aliado a uma micro câmera que fica perto do teclado para filmar a digitação da senha.
Nesses casos, a PF recomenda que, caso a operação não seja completada ou apareça alguma mensagem de erro na tela, que o cliente procure forçar a frente do terminal ou a entrada do cartão magnético para parte da frente. Isso porque, caso ele esteja clonado ou sobreposto por algum mecanismo duvidoso, ele sairá através do movimento executado. Se for constatada a adulteração, a pessoa lesada deve entrar em contato com o banco através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou com a Polícia Militar (PM) através do número 190.


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Falso mecanismo de entrada do cartão é armadilha. Outro golpe comum acontece através da colocação de um segundo compartimento parecido com uma régua na frente do dispensador de cédulas, localizado na parte de baixo do caixa eletrônico, com o objetivo de reter o dinheiro sacado. A abertura pode ser simplesmente fechada, não liberando o dinheiro pelo falso dispositivo, ou pode vir com uma espécie de cola para prender o dinheiro antes da sua saída do terminal. Se o saque for completado e as cédulas não saírem, o cliente deve desconfiar e entrar em contato com o banco através do SAC ou ligar para a PM.
A Polícia Federal lembra, ainda, que, sempre que possível, o cliente deve fazer saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, é recomendável que se leve um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila.

Confira outras dicas:
1 - Se o golpe acontecer durante o expediente bancário, o cliente deve procurar ajuda dos funcionários da agência, que geralmente estão uniformizados e com crachá. Se for fora do expediente, devem ligar para os telefones de atendimento.
2 - É sempre com ter anotado o telefone do SAC do seu banco para ligar caso se depare com um tipo de ocorrência suspeita ou estranha. A Febraban disponibiliza em seu site uma seção que oferece aos usuários o número de todos os bancos.
3 - Antes de iniciar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo ou inoperante. Caso esteja inoperante, não insira seu cartão.
4 - Se o caixa eletrônico ou equipamento do banco no comércio estiver inoperante, não aceite oferta de estranhos de passar seu cartão em terminal avulso, mesmo que se apresentem como funcionários do banco. Fraudadores têm utilizado esse golpe para clonar (copiar os dados) cartões e obter senhas.
5 - Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento dos dedos no teclado.
6 - Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.).

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