sexta-feira, 20 de abril de 2012

BA: Vereador quer ar condicionado e internet em ônibus coletivo de Salvador

Se depender do vereador Batista Neves (PMDB), todos os ônibus de Salvador deverão ter, em breve, ar condicionado, internet sem fio e televisão. O projeto de lei nº 104/12, que determina tais melhorias no serviço de transporte público da cidade, foi publicado na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do Legislativo.


O peemedebista argumenta que as elevadas temperaturas da cidade trazem desconforto ao usuários de ônibus e a implantação de ar condicionados seria uma maneira de incentivar o uso do transporte público e diminuir os congestionamentos.
“São quase 60 mil novos veículos por ano. Os engarrafamentos já não têm mais dia nem hora para acontecer, além de que a temperatura média de Salvador é muito alta”, justifica o legislador.

No texto do projeto, Batista Neves também cita a proximidade da Copa do Mundo e a necessidade de oferecer conforto e infraestrutura necessários para receber os milhares de turistas que visitarão a cidade no período.

A proposta também impede que as empresas de ônibus usem as melhorias mencionadas como justificativa para futuros aumentos de tarifa e concede a elas prazo de 180 dias para se adequar às mudanças.

Questionado se a medida não enfrentaria resistência por parte das empresas de ônibus e dos próprios vereadores, Batista Neves afirmou que não vê dificuldades para a sua aprovação. “Os vereadores são sensíveis a essa questão e colocar ar condicionado, internet e TV não gerará muitos custos. As pessoas não aguentam mais andar nesses ônibus capengas”, criticou.

A proposta será avaliada pelas comissões técnicas da Câmara Municipal e dentro de 60 a 90 dias deve entrar na pauta de votação da Casa. Se aprovada e sancionada pelo prefeito João Henrique, as concessionárias serão punidas com multa de R$ 5 mil por cada ônibus que descumprir as determinações. Caberá à Superintendência de Transporte e Trânsito do Salvador (Transalvador) fiscalizar as novas regras.


Fonte: Bocão News.com.br Foto: Roberto Viana // Bocão News




Nenhum comentário:

Postar um comentário