quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Advogada transexual é a 1ª a ter nome social aceito no Brasil




Nesta segunda-feira (9), uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) representou enorme vitória a favor da diversidade. 


A advogada Márcia Rocha recebeu sua primeira certidão da entidade com o nome social impresso. Ela é a primeira advogada transexual a ser reconhecida como mulher no país. “A possibilidade de fazer com que as pessoas nos vejam enquanto seres humanos, capazes de trabalhar e de exercer uma profissão com seriedade, é extremamente importante”, afirmou a advogada na cerimônia.

A demanda para que a possibilidade do uso de nome social por transexuais e travestis fosse acatada surgiu em 2013, tendo sido aprovada em maio passado. O prazo para a adaptação do sistema da OAB era janeiro de 2017. “Pode ter certeza que logo no comecinho do ano eu vou pedir”, afirmou a advogada ao portal G1 na época. Membro da Comissão de Diversidade e Combate à Homofobia da Ordem desde 2011, ela motivou o pedido, pois não era reconhecida nos quadros da OAB. “Cada passo que se dá na direção da igualdade, liberdade, do direito, da saúde, são passos importantes para uma população que sempre foi tão discriminada, tão marginalizada. E ainda é”, comemorou.

Sucesso no 'JN', Maju pode ganhar programa na Rádio Globo




O sucesso de Maria Júlia Coutinho pode finalmente ultrapassar as fronteiras do “Jornal Nacional”, onde apresenta desde 2013 a previsão do tempo. De acordo com a revista “Veja”, Maju está em negociações para apresentar um programa solo na Rádio Globo.

Se o acordo vingar, o programa da jornalista deverá entrar ainda este ano na programação da emissora. Ainda não existem informações sobre o formato e o conteúdo da possível atração, mas novidades devem surgir em breve. Em todo caso, já é dado como certo que ela deve conciliar o trabalho na rádio com suas funções no “JN”.

Maria Júlia Coutinho começou sua carreira de jornalista em 2005, na TV Cultura, onde passou pela bancada do “Jornal da Cultura” e “Cultura Meio-Dia”.

Dois anos depois, ela chegou como repórter à Globo, sendo deslocada mais tarde para o bloco de meteorologia do “JN” e de outros telejornais da emissora, como “Bom Dia Brasil” e “Jornal Hoje”. Maju também marcou época na cobertura do Carnaval Globeleza.

Informações: MSN

Juíza manda ex-tesoureiro do PT provar que não tem recursos



A luta do ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira para deixar a prisão da Operação Lava Jato ganhou um novo capítulo.A juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro, na 13.ª Vara Federal de Curitiba, mandou na segunda-feira, 9, a defesa do petista “comprovar a ausência de recursos hábeis” para pagar fiança de R$ 1 milhão – imposta por Moro para tirar o petista da cadeia.

O valor foi estipulado pelo magistrado em 16 de dezembro de 2016. Desde então, a defesa entrou com pedidos de reconsideração para que a Justiça aliviasse o pagamento de R$ 1 milhão, alegando que Ferreira está “desempregado e com dívidas”.A juíza havia pedido que os defensores do ex-tesoureiro indicassem um imóvel para cobrir o valor da fiança. 

Os advogados informaram que o petista não tinha um imóvel para dar como garantia. Em 29 de dezembro, a defesa reclamou da situação de Paulo Ferreira.Nesta segunda, 9, a magistrada afirmou que “entre os dias 20 de dezembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017, a Justiça Federal do Paraná funcionou sob regime de plantão durante o qual esta magistrada não estava designada para atuar”.“Caberia, portanto, ao próprio advogado submeter a questão de pronto ao Juízo plantonista caso pretendesse a análise imediata do pleito formulado”, anotou Gabriela Hardt.

Mãe confessa assassinato do filho de 19 anos em Ribeirão Preto



A gerente Tatiana Lozano Pereira, de 32 anos, confessou na tarde desta quarta (11) ter matado o filho de 19 anos em Cravinhos, região metropolitana de Ribeirão Preto. O crime foi registrado pela Polícia Civil .

Segundo informações do jornal A Cidade, ela afirmou ter matado o filho a facadas no dia 29 de dezembro com a ajuda do marido, padrasto de Itaberlly, que incendiou o corpo em um canavial. No sábado (7), foi encontrado um cadáver carbonizado que poderia ser do rapaz. O boletim de ocorrência do desaparecimento só teria sido registrado pela família na segunda (9).

A justificativa para o crime, segundo ela, é que o jovem usava drogas e “levava homens para casa”. Os dois trabalhavam juntos em um supermercado. Ainda segundo o jornal, o depoimento diz também que Itaberlly ameaçava de morte os familiares.

Ambos tiveram a prisão temporária decretada por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.


Informações: MSN Notícias