sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

33 agências do Banco do Brasil serão fechadas na Bahia e sindicato condena o fechamento

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil


O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Fernando Vasconcelos, condenou o argumento usado pelo Banco do Brasil para lançar o plano de demissões voluntárias que vai causar o desligamento de 577 funcionários, além do fechamento de 33 agências no estado.

Segundo o presidente, a postura adotada pelo banco é absurda e representa uma falta de compromisso com os clientes e funcionários. “Além disso, 33 agências na Bahia se transformarão em postos de atendimento, o que reduz as atribuições de cada local. Ainda pode, inclusive, comprometer a concessão do crédito rural, que é uma das missões mais importantes que o banco realiza. Nós estamos enfrentando essa situação porque a decisão foi tomada de maneira unilateral”, disse ao Metro1 nesta quinta-feira (15).

Ibope: Popularidade do governo Temer cai e desconfiança no presidente chega a 72%

Ibope: Popularidade do governo Temer cai e desconfiança no presidente chega a 72%
Foto: Marcos Corrêa/PR

A popularidade do governo de Michel Temer está em baixa, conforme levantamento feito pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta sexta-feira (16). Apenas 13% das 2.002 pessoas ouvidas consideram o governo ótimo ou bom, ante 46% que avaliam a gestão do peemedebista como ruim ou péssima; outros 35% consideram o governo regular, enquanto 6% não responderam. 

Quanto à maneira de governar, 64% dos ouvidos desaprovam o modo como Temer tem guiado o país, enquanto 26% aprovam. Dez porcento não souberaam ou preferiram não responder. A sequência negativa se reflete no nível de confiança no presidente, em que 72% afirmam não acreditar em Temer. Apenas 23% dizem confiar no peemedebista e 5% não souberam ou não responderam. 

Esta é a segunda pesquisa de avaliação popular da gestão que sucedeu Dilma Rousseff (PT). A primeira, feita em outubro, mostrava Temer aprovado por 14% dos entrevistados, com reprovação de 39% - outros 34% consideravam a gestão regular e outros 12% não souberam responder. Na mesma pesquisa, 55% desaprovavam a maneira de governar, 28% aprovavam o modo de gerir o país e 17% não souberam responder. 

MPF e PF apontam fraude na campanha de Dilma e Temer em relatório do TSE

MPF e PF apontam fraude na campanha de Dilma e Temer em relatório do TSE
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Um relatório feito por peritos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que o Ministério Público Federal e a Polícia Federal encontraram indícios de fraude e desvio de recursos na campanha da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer em 2014. 

O processo contra a chapa foi aberto pelo PSDB, que pede a anulação do resultado da eleição por abuso de poder político e econômico. Segundo informações do portal G1, os peritos levantam a suspeita de que os recursos que seriam usados na campanha teriam sido "desviados e direcionados ao enriquecimento sem causa de pessoas físicas e jurídicas diversas para benefício próprio". 

O advogado de Dilma, Flávio Caetano, e o de Temer, Gustavo Guedes, informaram que não tiveram acesso ao relatório até as 22h30 desta quinta e que somente poderiam se posicionar nesta sexta (16). (Bahia Notícias)