sábado, 25 de julho de 2015

Barreiras BA: Duas pessoas mortas e quatro feridas, polícia investiga relações dos crimes de homicídios ocorridos ontem a noite.




O total foi de quatro pessoas feridas à bala e duas mortas na noite desta sexta-feira, 25, na cidade de Barreiras, região Oeste da Bahia.  Eduardo Amadori  Viganó, o Galeguinho, segundo informações da polícia, foi atingido com os primeiros tiros de pistola 9mm ao sair do Atacadão, pela BR 242, no sentido centro, dirigindo um Saveiro de cor amarela, em companhia de sua esposa Barthira Silva Campos, de 22 anos. 



Os criminosos estavam numa motocicleta de cor vermelha e seguiram atirando contra as vítimas até o início da Avenida Jardim da Saudade.


De acordo com o perito criminalista Mauro César Medeiros há pelo menos 20 perfurações na lateral posterior do corpo e nas costas de Eduardo, que morreu dentro do veículo, já Barthira foi socorrida pelo SAMU para o Hospital do Oeste, onde deu entrada no setor cirúrgico, com ferimentos na perna esquerda, quadril e parte inferior do abdômen. A mãe dela, a senhora Dineide Paixão Silva Campos informou que é estável seu estado de saúde.

Vice-prefeito de cidade alagoana é acusado da mandar matar esposa em Paulo Afonso na Bahia

O vice-prefeito da cidade alagoana de Canapi, Genaldo Soares Vieira, está sendo acusado de mandar matar a companheira Josielma Alves da Silva, em Paulo Afonso, no Vale do São-Franciscano da Bahia, em abril de 2015. Genaldo é considerado foragido e teve mandado de prisão decretado pela Justiça.
Josielma foi atingida com vários tiros, no bairro Prainha, morrendo dez dias após o crime. Segundo informações da Polícia Civil, o crime teria sido motivado por ciúmes.
A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), de Paulo Afonso, cumpriu na quinta-feira (23), em Canapi, um mandado de busca e apreensão na casa do vice-prefeito e encontrou uma espingarda calibre 12 e munições de diferentes calibres.

Lixo aumenta 5 vezes mais do que população; Nordeste tem menor descarte do lixo

Naiana Ribeiro/Correio24Horas
Pesquisa mostra que 78 milhões de brasileiros continuam sem acesso a serviços de tratamento do lixo e destinação adequada de resíduos
A geração de lixo no Brasil avançou cinco vezes mais em relação ao crescimento populacional de 2010 a 2014, mas 38% dos brasileiros (78 milhões de pessoas) continuam sem acesso a serviços de tratamento e destinação adequada de resíduos. Os  dados  são do novo relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), que será divulgado na próxima semana, mas foram antecipados ontem pelo jornal O Globo.
Lei obriga que todos os municípios do país aterrem resíduos sólidos, eliminado lixões a céu aberto 
(Foto: Carol Garcia / Secom)
O Nordeste concentra o maior número absoluto de cidades ainda mandando seus resíduos para lixões (834), número que representa mais da metade dos municípios brasileiros com essa prática. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), no estado, são 343 vazadouros a céu aberto. 

Além dos poucos avanços em gestão de resíduos em relação ao ano anterior, o relatório revela que os lixões a céu aberto ainda desafiam 1.559 cidades, quatro anos após a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Os vazadouros de lixo sem controle ambiental deviam ter sido erradicados do país em agosto de 2014. 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) defende o escalonamento dos prazos para que as prefeituras construam aterros sanitários, considerando as diferentes realidades regionais e o tamanho das populações dos 5.570 municípios brasileiros. Por enquanto, apenas seis estados — Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro , São Paulo e Santa Catarina — concluíram seus planos de resíduos sólidos. O programa ainda está em elaboração na Bahia.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Liberada Outorga para TV Educativa em Paulo Afonso e Rádios Comunitárias em mais 70 cidades da Bahia

O Ministério das Comunicações divulgou a lista dos municípios brasileiros contemplados no Plano Nacional de Outorgas, que autoriza rádios comunitárias e rádios FM e TVs com fins exclusivamente educativos.














Das 699 cidades, beneficiadas, mais de 70 estão na Bahia. Entre os municípios contemplados com Radiodifusão Comunitária estão:

Alagoinhas, Alcobaça, Andorinha, Antônio Gonçalves, Barra, Barro Alto, Barrocas, Brotas de Macaúbas, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Camamu, Canarana, Cândido Sales, Cardeal da Silva, Carinhanha, Chorrochó, Coração de Maria, Cruz das Almas, Dias d'Ávila, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Guanambi, Ibiassucê, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipecaetá, Iraquara, Itaberaba, Itaeté, Itaju do Colônia, Itanhém, Iapé, Itiúba, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Juazeiro, Lençois, Livramento de Nossa Senhora, Maragogipe, Mucugê, Mulungu do Morro, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Redenção, Olindina, Palmeiras, Paramirim, Paripiranga, Pilão Arcado, Planaltino, Poções, Presidente Tancredo Neves, Riachão do Jacuípe, Rio de Contas, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio de Jesus, São Desidério, Serra Dourada, Serra Preta, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Uibaí, Urandi e Vitória da Conquista.

Prefeito pede mais segurança para as comemorações do Bom Jesus da Lapa

FB_IMG_1437523104704
O Prefeito de Bom Jesus da Lapa, trabalhando para oferecer a cada ano mais qualidade na recepção e segurança aos romeiros durante a romaria. Nos últimos 2 anos e meio investiu na melhoria da organização do evento, revendo a ocupação do espaço público, preocupando-se com a higiene, infra-estrutura, limpeza e a segurança.
FB_IMG_1437523109196Prova disso é que o prefeito Eures Ribeiro em companhia do Deputado Estadual, Eduardo Salles, visitou à Secretaria de Segurança Pública para uma audiência com Secretário Maurício Barbosa, e com o delegado-geral Bernardino Brito. O objetivo do encontro foi solicitar um esquema especial de segurança para a romaria do Bom Jesus da Lapa, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de agosto e deve reunir mais de um milhão de pessoas.

Datena pode se candidatar à prefeitura de São Paulo em 2016

A TV Bandeirantes pode perder um de seus apresentadores para o mundo político ao decorrer dos próximos meses. Responsável pelo noticiário ‘Brasil Urgente’, José Luiz Datena admitiu a possibilidade de abrir mão do emprego na imprensa para se candidatar à prefeitura da maior cidade no pleito do próximo ano. Isso mesmo, o jornalista pensa em ser prefeito de São Paulo.
A revelação de Datena foi feita ao colunista Flavio Ricco, do Uol. O apresentador da Band, segundo relatado pelo crítico de TV em nota divulgada no começo da noite desta terça-feira, 21, enfatizou possuir qualidades que determinados políticos deixam a desejar. “Sou honesto. Não sou vagabundo e não roubo, ao contrário do que existe por aí”, disse o comunicador do bordão “me ajuda aí”.
datena-prefeito-riccoDatena pode trocar a TV pela política (Imagem: Divulgaçã/Band)  
Conforme relatado por Ricco, o funcionário da Band contou que – sobre o assunto eleições 2016 - já foi contatado por lideranças de dois partidos. Ele, porém, não quis revelar quais legendas o procuraram. Se decidir entrar no ramo da política, Datena indicou que deixará o trabalho na televisão e no rádio – meio em que apresenta atração na Bradesco Esportes FM – próximo à data limite definida pela Justiça Eleitoral.
Conflito com Haddad
Eleito em 2012 e nome natural do PT para tentar reeleição, Fernando Haddad pode perder um crítico de sua gestão na imprensa para ganhar um concorrente na urna. Em maio do ano passado, ao participar ao vivo do ‘Brasil Urgente’, o prefeito discutiu com Datena.

Taxa de esgoto em Barra é de 50% do valor da sua conta de água todo mês.

barra
Por Juan Felix – Revista Barra Magazine
Segundo informações do site da Prefeitura Municipal de Barra, município localizado no Oeste da Bahia, o sistema de coleta de esgotamento sanitário do SAAE entrou em pleno funcionamento, captando o esgoto das residências da cidade que será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto.
Para manter o sistema, o consumidor irá pagar uma taxa de 50% do valor da sua conta de água todo mês.
esgoto
A legitimidade do recolhimento da taxa de esgoto pelo SAAE se dá através da Lei Federal de Saneamento Básico, a Lei nº. 11.445/07 Art. 29, e da Lei Municipal nº. 005/2002.
O sistema de tratamento de esgoto que foi implantado no município em parte com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos São Francisco e Parabaíba (Codevasf) tem como principal finalidade, melhorar a qualidade de vida da população, eliminar os focos de mau cheiro, os riscos de contaminação da água, prevenir contra diversas doenças, contribuir com a despoluição de córregos e rios e com a descontaminação do solo.

Prefeito consegue patrocínio e confirma realização do Central Fest 2015

Prefeito-consegue-patrocnio-e-confirma-realizao-do-Central-Fest-2015
Prefeito Uilson Monteiro (Foto: Divulgação)

Em comunicado, o gestor garante que não haverá despesas para o município e aproveita para desejar boa festa aos foliões.

Pascoal Ferreira — Após a mobilização da população nas redes sociais e na imprensa a favor da realização da festa de aniversário de 57 anos da cidade, o prefeito de Central, Uilson Monteiro - que havia suspendido o evento por falta de patrocínio e dívida do município de mais de R$ 2 milhões, “arregaçou as mangas” e conseguiu importantes parcerias para a realização da folia.

Em sua página no Facebook, o gestor postou um comunicado oficial. “Com muito esforço, conseguimos três novos patrocinadores que, juntos com a Bahiatursa, se dispuseram a ajudar na realização do Central Fest 2015”. O prefeito também garantiu que não haverá qualquer custo para os cofres da prefeitura, que está responsável apenas pela organização.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Lima Duarte vai apresentar atração caipira “Viola Minha Viola” na TV Cultura

Irá comandar o programa que ficou famoso com Inezita Barroso "Viola Minha Viola"


Ator será novo apresentador do 'Viola, Minha Viola" / Divulgação


Por: Aline Nunes
aline.nunes@diariosp.com.br
Desde que Inezita Barroso morreu, em março deste ano, a TV Cultura só tem reprisado o programa “Viola Minha Viola”.  Sendo assim, com uma reformulação de elenco – alguns até foram demitidos –, o canal iniciou uma saga atrás de um substituto para ela. 
A ideia, inclusive, é retomar as gravações na segunda quinzena de agosto. Sérgio Reis, Renato Teixeira e outros nomes foram cogitados para o cargo, mas é Lima Duarte, contratado da Globo com um salário em torno de R$ 60 mil, que conseguiu o posto de apresentador de um dos carros-chefes do canal – a Cultura ainda não confirma.
 Nascido em Minas Gerais e com casas no Rio de Janeiro e São Paulo, é em Indaiatuba, interior paulista, que Lima gosta de ficar. Lá, inclusive, promove recitais. Em entrevista recente à coluna, ele  disse que lá é o lugar aonde ele “recarrega as energias”. “Gosto de ficar sozinho, em silêncio”, declarou. 

RJ: Rita Mattos gari carioca chama a atenção pela beleza e faz sucesso nas redes sociais; veja fotos

História de Rita Mattos foi destaque também em jornais internacionais, como 'Daily Mail'
Uma gari do Rio de Janeiro se tornou sensação nas redes sociais após fotos dela serem compartilhadas na internet e em aplicativos de celular, como o WhatsApp. Após a repercussão das imagens, por causa da beleza da moça, Rita Mattos, 24 anos, ganhou mais de 12 mil seguidores no Facebook e cerca de 5 mil no Instagram.
Gari carioca chama a atenção pela beleza e faz sucesso nas redes sociais.
(Foto: Arquivo Pessoal)
A história da gari carioca foi destaque também em jornais internacionais, como no britânico 'Daily Mail'. Rita, que foi eleita pelos internautas musa da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), afirma que a repercussão é um pouco preconceituosa. 
"As pessoas se assustam quando veem uma garota bonita trabalhando como gari. Dizem que eu poderia arrumar um trabalho melhor do que ficar varrendo e capinando. Por que as garis devem ser, necessariamente, feias? Existe um preconceito. Mas, apesar do trabalho ser bastante pesado, me divirto muito. Tenho orgulho do que faço", disse ao jornal 'Extra'.
História de Rita Mattos foi destaque também em jornais internacionais, como 'Daily Mail'.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo informações do 'Extra', Rita mora em Realengo e entrou na Comlurb em março de 2014, visando uma maior estabilidade financeira.
Rita trabalha de 7h às 15h20. Após tirar o uniforme laranja, a carioca vai para a academia. "Chorar na academia para poder sorrir na praia", brinca Rita durante conversa com o 'Extra'. A beleza e a boa forma já renderam à gari o prêmio de um concurso de beleza chamado "Garota Zona Oeste", em 2011.
Fama repentinaRita Mattos ficou ciente da repercussão de suas fotos no início de julho, quando uma amiga contou para ela. A carioca afirmou que ficou apreensiva, mas agora já está encarando a "fama" de forma positiva.
"No início, achei que fosse alguma brincadeira de mau gosto, que estivessem me criticando. Mas depois vi que os comentários eram positivos, elogiando a minha beleza. Estou encarando numa boa, espero que apareça alguma oportunidade de trabalho bacana com essa divulgação toda", disse Rita. 
"Apesar do trabalho ser bastante pesado, me divirto muito. Tenho orgulho do que faço", disse Rita.
(Foto: Arquivo Pessoal)
CarreiraRita já pensou em seguir carreira na área médica. Mas objetivando crescer dentro da prórpia Comlurb, ela pretende fazer o curso de administração. De acordo com o 'Extra', na última quinta-feira (16), a carioca prestou vestibular para uma universidade particular.
Além de se formar, a jovem tem outros sonhos, como ter a casa própria. "Sou muito independente, trabalho desde os 16 anos. Sempre gostei de conquistar minhas próprias coisas. Tenho esperança de que vou conseguir realizar todos os meus sonhos", disse ao jornal.
Gari carioca chama a atenção pela beleza e faz sucesso nas redes sociais.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Fonte: Correio

Aécio, Alckmin e Serra venceriam Lula, diz pesquisa CNT/MDA

Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades federativas entre os dias 12 e 16 de julho de 2015


Reprodução/Youtube/Instituto Lula

Bernardo Caram e Daiene Cardoso, do Estadão Conteúdo

Brasília - Numa eleição presidencial que fosse realizada neste momento, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira, 21.

No primeiro cenário apresentado pela pesquisa, o primeiro turno teria Aécio à frente, com 35,1%, e Lula em segundo lugar, em 22,8%. Em seguida, 15,6% votariam em Marina Silva e 4,6% em Jair Bolsonaro.

Brancos e nulos somariam 14,8%, não souberam ou não responderam, 7,1%. No segundo turno, 49,5% dos entrevistados votariam em Aécio e 28,5% em Lula.

A segunda possibilidade, com o tucano Geraldo Alckmin no lugar de Aécio, Lula ficaria com 24,9%, seguido de Marina Silva, com 23,1%, Alckmin, com 21,5% e Jair Bolsonaro com 5,1%. Brancos e nulos somam 17,5% e não souberam ou não responderam, 7,9%.

No segundo turno, entretanto, a pesquisa coloca apenas candidatos do PT e PSDB, com Alckmin tomando a dianteira, com 39,9%, e vencendo Lula, que teria 32,3%.

No terceiro cenário, onde o candidato do PSDB é José Serra, o ex-presidente Lula teria no primeiro turno 25%, contra 23,3% de Marina Silva, 21,2% de Serra e 5,5% de Bolsonaro.

Brancos e nulos somam 17,8%, não souberam ou não responderam, 7,2%. Nesse caso, num segundo turno entre PT e PSDB, Serra ficaria com 40,3% e Lula com 31,8%

Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades federativas entre os dias 12 e 16 de julho de 2015. A margem de confiança é de 2,2 pontos porcentuais para cima ou para baixo.


Aécio Neves, Personalidades, Políticos, Políticos brasileiros, Política no Brasil,Governadores, Geraldo Alckmin, PresidenteLula, Luiz Inácio Lula da Silva, PT

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Morre pai do governador da Bahia Rui Costa, aos 80 anos


Clóvis dos Santos, pai do governador do Estado da Bahia Rui Costa, faleceu na tarde deste domingo, 19, no Hospital Aliança, em Salvador. Ele tinha 80 anos e lutava bravamente contra um câncer.

Metalúrgico de profissão, era viúvo de Maria Luzia Costa dos Santos e deixou quatro filhos (Rui, Rose, Roberval e Robson), além de nove netos. O enterro será nesta segunda-feira, 20, 11h30, no cemitério Jardim da Saudade.

O governador Rui Costa se manifestou nas redes sociais sobre o falecimento. "Meu pai me deixou hoje, foi repousar ao lado de Deus e de minha mãe. É um momento de muita tristeza ao lado de meus familiares, com a compreensão de que a vida é passageira e devemos aproveitar para fazer o bem e praticar a solidariedade. Meu pai foi um exemplo de vida, dentro da mais absoluta humildade. Beijo Pai, nós te amamos! Você estará sempre ao nosso lado".
 Da Redação A Tarde

BAHIA: Ataque de abelhas deixa animais mortos e mulher ferida

Galinhas teriam provocado o ataque dos insetos
Do R7 com Record Bahia

Um ataque de abelhas deixou uma mulher ferida e animais mortos na manhã deste domingo (19), no município de Retirolândia, localizado a 227 km de Salvador. O enxame se assustou por conta de algumas galinhas que fugiram do cercado e começaram a ciscar próximo ao criatório das abelhas.

A dona da propriedade tentou socorrer os bichos e também foi atacadaDivulgação

Bodes, cabras e galinhas foram atacados pelos insetos. A dona da propriedade tentou socorrer os bichos e também foi atacada. A mulher teve alguns ferimentos leves e foi medicada e está fora de perigo. O prejuízo estimado é de R$3.000,00.

Havana e Washington reabrem embaixadas e selam acordo histórico

Do UOL, em São Paulo
  • Cubano acena de sua varanda decorada com bandeiras dos EUA e de Cuba, em Havana
    Cubano acena de sua varanda decorada com bandeiras dos EUA e de Cuba, em Havana
Esta segunda-feira (20) será histórica para Cuba e Estados Unidos com a reabertura, após 54 anos, de suas embaixadas em Washington e Havana, respectivamente.  
Para marcar o momento, a capital norte-americana assiste a uma cerimônia cubana sem precedentes. Por outro lado, a celebração na representação diplomática dos EUA na ilha, que terá a presença do secretário de Estado John Kerry, ainda não tem data marcada.  
Há uma semana, o diário "The New York Times" havia publicado que o evento será na próxima quarta (22). Contudo, a demora em agendar a cerimônia não diminuirá a importância histórica da reabertura das embaixadas.  
Em Washington, a abertura será comandada pelo chanceler Bruno Rodríguez Parrilla e terá cerca de 500 convidados, incluindo 30 cubanos que irão neste fim de semana de Havana para os EUA.  
Parrilla será recebido por Kerry na sede do Departamento de Estado. Ele será o primeiro chanceler da ilha a visitar os Estados Unidos desde 1959 e estará acompanhado da vice-presidente da Assembleia Nacional Cubana, Ana María Mari Machado, de outros membros do Parlamento, ex-diplomatas e representantes dos setores cultural, científico e sanitários e de movimentos sociais.