quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Presidente da OAB conversou com FHC sobre semipresidencialismo no Brasil


                   Fotos: Divulgação


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Coelho se encontrou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na última quinta-feira (10) para conversar sobre a proposta de instituir no país o semi presidencialismo.


O modelo defendido pela OAB estabelece que o presidente eleito, com a autorização do Poder Legislativo, escolhe o primeiro-ministro, que chefia o gabinete formado por outros ministros. Para o presidente da Ordem, o semi presidencialismo é a melhor forma de diminuir a quantidade de pedidos de impeachment contra o presidente em exercício.


Isso porque, se o primeiro-ministro fica sem condições de governar, o Congresso pode destituí-lo e o presidente pode indicar um novo nome para o cargo. De acordo com a Época, o mandatário da OAB diz que a proposta poderia ser colocada como consulta pública durante as eleições municipais do próximo ano para que o modelo possa ser adotado em 2018.


Segundo Marcus Vinícius, o ex-presidente do Brasil o aconselhou a procurar outros políticos para conversar sobre a proposta. Ele já conversou com ex-presidente da República José Sarney, com o líder do PMDB no Senado, Eunício de Oliveira (CE), e programa um encontro com o ex-presidente Lula. O líder dos advogados no Brasil lembra que, ao longo de mais de 20 anos, já foram protocolados mais de 60 pedidos de impeachment. (Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário