domingo, 31 de agosto de 2014

MTST Famílias saem de terreno copa do povo em Itaquera

MTST afirma que a expectativa é que até 3,5 mil unidades habitacionais sejam construído por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida em parceria com o movimento



As famílias que ocupavam desde o início de maio um terreno no bairro Itaquera, zona leste paulistana, deixaram no domingo (31) o local com a promessa de que poderão voltar depois que um conjunto habitacional for construído no lugar. Para a retirada das barracas de lona, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que organiza a ocupação, promoveu um ato público. No início da tarde, manifestantes seguiram em caminhada em direção à Avenida Radial Leste. A organização estimou que 2 mil pessoas participaram da atividade.



Leonardo Benassatto/Futura Press

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) desocupam o terreno de 155 mil m² onde foi organizada a Copa do Povo na região de Itaquera


3 mil sem-teto perto do Itaquerão: “Quero ver o Neymar e a Dilma dormindo aqui”

De acordo com o movimento, mais de 4 mil famílias foram cadastradas na ocupação Copa do Povo. O nome foi escolhido em referência aos jogos da Copa do Mundo de Futebol, que ocorreram um mês após a montagem da ocupação, a cerca de quatro quilômetros do Estádio do Corinthians. “Essa desocupação é voluntária e vitoriosa. Aqui as familias fizeram uma luta brava, uma resistência vitoriosa, que culminou em um acordo para que essa saída seja provisória”, comemorou Guilherme Boulos, um dos coordenadores do movimento.

A expectativa de Boulos é que sejam construídas entre 3 mil e 3,5 mil apartamentos na área que tem aproximadamente 150 mil metros quadrados. “Depende da aprovação do projeto de engenharia e arquitetura da obra, que já começou a ser feito”, explicou. O empreendimento será construído por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida em parceria com o MTST. Isso foi possível porque a dona do terreno, a empresa Inpar Projeto 47 (Viver Incorporadora), se comprometeu a vender a área em uma audiência de conciliação na justiça.


Ibotirama BA: Há denúncia de esquema para pagamento indevido de auxílio a pescadores

Município de Ibotirama teria esquema para pagamento indevido de auxílio a pescadores
Foto: Portal Jaguarari / Reprodução

Após denúncia de que o vereador Pequeno, de Santa Maria da Vitória, estaria recebendo o seguro-defeso de forma irregular, o município de Ibotirama, na região do Vale do São Francisco, também passa por acusações de pagamento indevido do benefício. 

Aparentemente, das 3.222 pessoas registradas no Ministério da Pesca para receber o auxílio, apenas pouco mais de um terço deles são pescadores. Quem estaria à frente do esquema, que rendeu R$ 24 milhões para a cidade nos últimos dois anos, seria o vereador e presidente da colônia de pescadores Felisberto Gomes dos Santos (PMDB) o Filú, que apóia o candidato a deputado federal José Carlos da Pesca (PRB). 

Dentre os beneficiados, se encontra o candidato a vereador nas eleições de 2012 Dimas do Juá Novo, que declarou à época ter um patrimônio de R$ 73 mil, por exemplo. Procurados, os políticos negaram qualquer tipo de irregularidade nos registros dos pescadores de Ibotirama. 
Informações do jornal A Tarde

Orkut encerrará suas atividades em 30 dias

Orkut encerra as atividades em 30 dias
Foto: Reprodução

A rede social Orkut, criada pelo Google, deve ser encerrada definitivamente em 30 dias. O anúncio do fim foi feito no final de junho pelos donos do site, por meio de uma carta de despedida, quando a empresa afirmou que o sucesso de outras plataformas como Youtube, Blogger e Google+ foi fundamental para a decisão. 

“Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, diz nota publicada no blog da rede social. O Orkut chegou a ser a rede social mais utilizada no Brasil, mas nos últimos dez anos apresentava uma queda crescente de usuários. 

Uma ferramenta permitirá a conversão do perfil em similar no Google +, site que, apesar do discurso do Google, amarga poucos usuários ativos. Quem quiser preservar os dados da página pessoal também poderá fazer download no próprio computador. (BN)

Prefeitura de Três Passos RS fará memorial em homenagem ao menino Bernardo

Prefeitura fará memorial em homenagem ao menino Bernardo
Flores e brinquedos são colocados no túmulo da criança|Foto: Caetanno Freitas/G1

A Prefeitura de Três Passos, no Rio Grande do Sul, preparam uma homenagem permanente ao menino Bernardo – que teria sido assassinado em abril deste ano pela madrasta. O projeto prevê a construção de um memorial com um busto do menino de 11 anos e um chafariz, que seriam colocados em um terreno cedido pela prefeitura. 

Para a avó materna de Bernardo, a homenagem ajudará a manter viva a imagem do neto. "Acho que esse memorial, esse projeto que querem fazer é uma forma de seguir pensando nele. De manter viva a imagem do meu neto e não deixar que esse crime tão cruel caia no esquecimento", disse Jussara Uglione ao G1. O corpo de Bernardo foi encontrado em uma cova rasa na cidade de Frederico Westphalen e quatro suspeitos de envolvimento estão presos, entre elas o pai, o médico Leandro Boldrini, e a madrasta, Graciele Ugulini. 

A avó da vítima defendeu o neto em relação aos vídeos divulgados recentemente que mostram a criança em brigas com Leandro e Graciele. "O Bernardo era um menino muito amável. Só com eles que aconteciam essas coisas. Você vê que todo mundo amava ele na cidade, a única coisa que faltava era amor em casa ", lamentou. O projeto do memorial já foi aprovado pelo prefeito José Carlos Amaral (PTB), no entanto, ainda está em fase inicial, segundo a prefeitura. A definição do terreno escolhido deverá sair dentro de alguns meses.
G1