quarta-feira, 27 de agosto de 2014

(Seap) firma implantação de alas específicas para LGBT nos presídios da Bahia.


Na última quarta-feira (20), um acordo entre a Defensoria Pública da Bahia e a Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária da Bahia (Seap) foi firmado para implantação de alas específicas para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais custodiados nos presídios da Bahia. 

Além da criação de alas voltadas aos prisioneiro LGBT, a implantação da Resolução conjunta nº 01/2014 de abril deste ano do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Criminal de Combate à Discriminação determina também a qualificação dos parâmetros de acolhimento aos aprisionados. Segundo o fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luiz Mott, as novas determinações não se tratam de grandes avanços para o LGBT e sim cumprimento aos direitos. “Tais medidas não são privilégio, mas garantia de direitos iguais, nem menos nem mais!”, afirmou. Mott afirma que nas cadeias os gays e travestis costumam ser vítimas de abuso sexual, obrigados muitas vezes a fazer trabalho doméstico escravo.

Para com o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, a norma chegou atrasada, porém, em boa hora. "Essa norma de alguma maneira acaba diminuindo a situação de exploração vivida pelos indivíduos homossexuais que estão no sistema penitenciário. 

É preciso preservar os direitos LGBT, assim como o bem estar e saúde de todos eles", alertou. Segundo Mott, existem  atualmente duas ou três dezenas de LGBT assumidos nos presídios de Salvador, presos por uso ou tráfico de drogas, roubos, violência não letal.

BA: Servidores em greve acampam na porta da Prefeitura de Canarana


Desde a semana passada, servidores da Educação, Saúde e Limpeza Pública do município de Canarana, norte do estado, paralisaram as atividades e acamparam em frente à Prefeitura, no Centro da cidade. Os funcionários cobram o pagamento de salários atrasados, melhores condições de trabalho e transparência da gestão municipal com os gastos públicos. De acordo com Dina Paula, técnica de Enfermagem lotada no Hospital Municipal, até o meio-dia desta quarta-feira (27), os servidores estavam com vencimentos de julho em atraso e sem perspectiva de receber pagamento referente ao mês de agosto. “O sindicato realizou várias reuniões com os representantes da Prefeitura, mas eles nunca cumprem as promessas. Perdemos a confiança na gestão”, desabafa. Em conversa com a reportagem do Sertão Baiano, Arlete Seixas, servidora da Saúde há 26 anos, relatou o seu drama particular. “Estou com contas atrasadas e passando dificuldades. E o pior é que as contas não param de chegar. Quem vai arcar com esses juros?”, questiona.
 


A crise na Saúde em Canarana ficou ainda mais crítica com a adesão dos servidores dos dois Postos de Saúde que atendem os moradores da sede. Além disso, segundo relatos de testemunhas, o clima ficou mais tenso após ameaças de advertências e demissão de trabalhadores, além do uso da força para desocupar a entrada da Prefeitura. “Mandaram recado dizendo que iriam cortar ponto e até mesmo nos transferir para a zona rural, caso não desistíssemos do movimento. Também chegaram boatos de que a Polícia iria nos tirar daqui, como se fôssemos marginais”, afirmou Selson Ricardo, técnico em Enfermagem.


Por: Daniel Pinto / Sertão Baiano

Datena dá versão da briga ao vivo com Milton Neves

Após afastamento, Datena dá versão da briga ao vivo com Milton Neves

Depois de toda a polêmica envolvendo José Luiz Datena e Milton Neves, que culminou na suspensão do apresentador do Brasil Urgente, eis que os detalhes começam a surgir. No início do seu programa na Bradesco Esportes, que começa às 11h para todo o Brasil, Datena comentou o caso, e acusou o seu colega Milton Neves de falar de sua família e contar inverdades. 

Além disso, o jornalista se disse um cara equilibrado, e falou que vai tocar a vida. "Depois de cumprir o período de afastamento, estamos aqui pra falar com vocês. Porque é necessário continuar a vida, e eu quero falar que sou um cara equilibrado, e só perco a cabeça quando alguém fala da minha família, ainda por cima quando fala inverdades. 

Nem bandido fala da família dos outros, então quando alguém fala da sua família, conta histórias de forma canalha, realmente eu perco meu equilíbrio, e vou perder sempre. Agora, provavelmente, vou perder em lugares mais adequados. Tem bandido que tem mais honra do que gente que conheço", afirmou. Ele foi suspenso por dois dias após invadir o estúdio da rádio xingando Milton Neves. 
(Bahia Notícias)

O Ibope de Marina no Jornal Nacional

JN: a última entrevista
JN: a última entrevista

A participação tranquila de Marina Silva no Jornal Nacional de hoje rendeu à Globo (e à candidata) a menor audiência entre as entrevistas dos candidatos a presidente até agora.

Aos números: no horário da entrevista, que nem de longe repetiu o clima tenso das anteriores, a Globo registrou dezenove pontos, de acordo com números prévios do Ibope para a Grande São Paulo. (no mesmo horário, o SBT, Record e Band cravaram, respectivamente, nove pontos, oito pontos e quatro pontos).

Os entrevistados anteriores, Aécio Neves, Eduardo Campos, Dilma Rousseff e o Pasto Everaldo, marcaram, 23, 23, 27 e 20 pontos,. respectivamente.

(Veja) Por Lauro Jardim

domingo, 24 de agosto de 2014

Vídeo mostra presos fazendo festa em complexo de Barreiras


Um celular apreendido durante abordagem perto do complexo policial de Barreiras, oeste da Bahia, revelou imagens dos presos do local fazendo festa.
 
As imagens mostram os detentos ouvindo música e fumando o que parece ser um cigarro de maconha. O vídeo ainda mostra a porta de uma das celas aberta, enquanto o grupo se diverte fazendo poses para a câmera.
 
As gravações teriam sido feitas pelo celular de um dos presos, que foi apreendido fora do presídio em posse de outra pessoa, durante uma abordagem policial. Esse é o mesmo complexo onde seis presos passaram mal, na última quinta-feira, depois de beber uma mistura chamada "maria louca", uma fabricação caseira de bebida alcoólica, feita com perfume e casca de frutas.


Na capital baiana, Aécio lança programa para o Nordeste e faz critica Dilma


Durante sua visita a Salvador neste sábado (23), quando apresentou o projeto Nordeste Forte, o candidato a Presidência da República Aécio Neves (PSDB) destacou sete eixos que norteiam o plano que, segundo ele, não é algo acabado.

Elaborado pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Salvador (Sedes), Guilherme Bellintani, o projeto visa desenvolver políticas nas áreas de infraestrutura e competitividade; semiárido; combate à pobreza; qualidade de vida;  segurança pública; educação, ciência e tecnologia; e juventude.

SBT "Esse Artista Sou Eu" astros são desafiados a se transformar em outros astros


Divulgação
Amy Winehouse

Na segunda-feira (25), às 23h, o SBT estreia o programa "Esse Artista Sou Eu". A cada edição, celebridades do universo musical serão desafiadas a interpretar ícones da música nacional e internacional. São eles: Li Martins, cantora que foi da banda Rouge, a cantora Rosemary, a escritora e atrizSyang,  a cantora Vanessa Jackson, o ex-Rebelde Christian Chavez, o cantor Léo Maia e o ator e cantor Marcelo Augusto.
E o iG Gente descobriu quais ídolos eles vão interpretar no primeiro programa: Li seráAmy Winehouse, Rosemary seráHebe,Vanessa Jackson será Whitney Houston, Christian incorporará Ricky Martin, Léo será o cantor Seu Jorge e Marcelo Augusto Sidney Magal.