sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Filha de cinegrafista morto em ato diz que morte do pai não vai ser em vão

Do G1, em São Paulo
Vanessa Andrade condenou a violência presente nos protestos. Para ela, morte mostrou que existe 'grupo assassino' nas manifestações

                                                        Vídeo G1 Jornal Nacional 

A filha de Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes que morreu na segunda-feira (10) após ter sido atingido na última quinta (6) por um rojão durante um protesto no Rio de Janeiro, conversou nesta sexta-feira (14) com o repórter Pedro Bassan, em entrevista ao Jornal Nacional. Vanessa Andrade condenou a violência nas manifestações e disse que a morte do pai não vai ser em vão.

Vanessa herdou do pai a paixão pelo jornalismo. A intenção de nunca ficar na frente das câmeras talvez tenha sido influência dele também. Mas hoje ela decidiu aparecer, determinada a trabalhar desde já para que o nome de Santiago Andrade não seja esquecido.

Ela conta que sempre achou ele muito feliz no trabalho e que estava em um momento profissional importante pela idade e pela carreira consolidada. “Ele sempre quis mostrar muito para o mundo: ‘olha o que está acontecendo aqui’. Ele se sentia parte daquilo também. Tanto da alegria quanto do sofrimento da outra pessoa.”

Segundo Vanessa, ele se sentia como um mensageiro da informação, dando a chance para as pessoas verem as coisas. “Infelizmente, mataram o mensageiro, porque é o trabalho dele levar pra quem estivesse em casa informação.”

“A arma do meu pai era a câmera, os caras usam bomba. Olha a diferença nisso, tem um peso muito grande. Meu pai não estava ali para ferir ninguém. O cara estava lá com uma bomba para atirar”, disse Vanessa.

“Eu agora tenho uma mãe para cuidar, eu tenho uma vida pra continuar, eu tenho todo um futuro que, em algum momento, adiei qualquer coisa achando que meu pai iria estar aqui, e não vai estar mais”, afirmou.

Para ela, a situação serviu para que as pessoas soubessem que existe um grupo envolvido nas manifestações que não pode ser apoiado “porque é um grupo assassino". “Meu pai foi mais uma vítima da violência desse grupo que já vem quebrando banco, que já vem quebrando a rua, que já vem destruindo tudo”, disse. “Quem está lá diz ‘poxa, é legal, pelo menos eles estão fazendo barulho’. Não, não é, porque quem paga sou eu, quem paga é quem está lá.”

Caminho da paz
“A gente tem que procurar buscar o caminho da paz, o caminho da conversa, não é quebrando rua, ônibus, carro, viatura da polícia, não é desse jeito que vai conseguir. Se for dessa forma, eu, cidadã, não quero um grupo desse protestando pelo meu direito”, disse.

Vanessa também criticou a presença de manifestantes mascarados nos protestos. “Como é que eu vou acreditar em alguém que não mostra o rosto?”, questionou. “Para ser dessa forma, que se pense outra forma de reagir. Porque desse jeito, com violência, com tumulto, com quebra-quebra não é o jeito certo. Foi meu pai hoje, mas pode ser qualquer outra pessoa.”

Questionada sobre se ela acha que a morte do pai foi em vão, ela disse que não. “Não foi em vão e eu não vou deixar passar. Eu prometi ao meu pai, na morte dele, no momento em que eu estava com ele na cama: ‘pai, não vai ficar assim, o seu nome não vai ser esquecido, eu não vou deixar’.”

A partir de agora, Vanessa pretende defender o fim da violência. “Não acho que é a violência que vai resolver a situação do nosso país e meu pai foi assassinado de uma forma muito violenta e brutal para todo mundo ver. Então eu não quero que isso seja esquecido.”

Após matar ex-namorada, homem confessa crime em postagem no Facebook

Após matar ex-namorada, homem confessa crime em postagem no Facebook

Após matar a ex-namorada no município de Três Lagos, no Mato Grosso do Sul, na madrugada desta quinta-feira (13), Roberto Dantas da Rocha, de 38 anos, confessou o crime em uma publicação no Facebook. Logo depois de fazer a confissão na rede social e de ser criticado por amigos, Roberto deletou seu perfil. A postagem dele foi curtida por 20 pessoas. 

De acordo com a polícia, Roberto não concordava com o fim da relação e fazia ameaças à Jociely. Na última quinta, ele saiu da cidade onde morava e foi à cidade da ex. Roberto se irritou ao encontrar Jociely com o novo namorado e atacou o casal. 

A garota morreu no local e o namorado dela ficou ferido e está hospitalizado, em estado grave. Agora, a polícia vai usar a postagem para fazer acusar o rapaz pelo assassinato. 
Fonte: Bahia Notícias

Em tratamento contra câncer, Carlos Nascimento será submetido a cirurgia

Jornalista ainda não sabe quando voltará aos telejornais

FAMOSIDADES
Divulgação/SBT

MSN Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO - O contrato de Carlos Nascimento com o SBT foi renovado, porém o jornalista ainda não sabe quando poderá voltar a comandar os telejornais da emissora da Anhanguera.

Isso porque ele terá de se submeter a uma cirurgia em breve, como parte do tratamento que tem feito contra um câncer de intestino, de acordo com o jornal "Folha de S. Paulo".

Por conta da gravidade da enfermidade, os médicos também optaram por prolongar o tratamento de quimioterapia.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Morte de cinegrafista da Band tem repercução na imprensa internacional



A morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, atingido por um rojão enquanto cobria um protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Rio na quinta-feira, repercutiu na imprensa internacional. O site do The Wall Street Journal destacou que a morte do jornalista levanta preocupações sobre a segurança na Copa do Mundo deste ano, realizada no País. 

O jornal conversou ainda com o editor da TV Bandeirantes Marcos Almeida, que trabalhou com o cinegrafista por seis anos. "Ele era muito cuidadoso e calmo, especialmente quando as situações se tornam complicados", disse o colega. O site da rede de TV britânica BBC, que tinha um repórter cobrindo a manifestação na Central do Brasil, relembrou os protestos semelhantes do ano passado, que "se transformaram em um movimento nacional contra a corrupção e o excesso de gastos antes da Copa do Mundo, que o Brasil sediará em junho e julho". 

O blog The Lede, do jornal americano The New York Times, reuniu diversas imagens e tweets do protesto, que mostram o momento em que Santiago foi atingido pelo rojão. Aagência de notícias AP destaca que vídeos feitos no momento do ataque parecem mostrar que o artefato foi aceso por um manifestante, e não pela polícia.
por: Letícia Oliveira - BN

Cigarro eleva risco de câncer de mama do tipo mais comum

Cigarro: Estudo aponta que câncer de mama é outro prejuízo que pode ser causado pelo tabagismo.  Probabilidade da doença aumenta em até 60% se mulher fumar mais de um maço por dia durante dez anos

O tabagismo é um conhecido fator de risco para o câncer de pulmão e também pode desencadear outros tumores, como os de boca, de estômago, de laringe e de pâncreas. Agora, uma nova pesquisa concluiu que o cigarro pode elevar as chances do tipo mais comum de câncer de mama em mulheres de até 44 anos.

Segundo o estudo, pacientes que fumam mais do que um maço de cigarro por dia há pelo menos dez anos têm um risco 60% maior de desenvolver a doença em comparação com aquelas quem fumam menos ou que não são fumantes.

O câncer de mama associado ao cigarro pela pesquisa é do tipo receptor de estrogênio positivo, cujo crescimento depende desse hormônio. O estudo não encontrou, porém, relação entre o tabagismo e um maior risco de câncer de mama triplo negativo, que é uma forma menos comum, porém mais agressiva da doença.

“Há cada vez mais evidências de que o câncer de mama é outro perigo associado ao cigarro”, diz Christopher Li, pesquisador do Centro para Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson em Seattle, Estados Unidos, e coordenador do estudo. Segundo Li, porém, muitos trabalhos feitos com mulheres mais jovens tiveram resultados conflitantes ou então não especificaram quais tipos de tumores pode ser causados pelo tabagismo.

A pesquisa foi divulgada na edição deste mês do periódico Cancer, uma publicação da Sociedade Americana do Cancer. Os autores avaliaram dados de mulheres de 20 a 44 anos que haviam sido diagnosticadas com câncer de mama entre 2004 e 2010. Entre elas, 778 apresentaram tumores do tipo receptor de estrogênio positivo e 182 tiveram o câncer triplo negativo. A equipe comparou essas participantes com outras 938 livres da doença.

Os resultados também mostraram que as mulheres que fumavam há pelo menos 15 anos tiveram um risco 50% maior de desenvolver o câncer de mama do tipo receptor de estrogênio positivo em comparação com as que fumavam há menos tempo. “Há muitos compostos químicos no cigarro, e eles podem provocar diferentes efeitos capazes de levar à doença”, diz Christopher Li.
 (Blog do Meireles)


Técnico Felipão só vai chamar atletas que atuam fora do país nessa terça 11

Com isso, terá mais tempo para monitorar recuperação de Fred e mais jogos de substitutos.

Amistoso entre Brasil e Austrália no estádio Mané Garrincha em Brasília
Amistoso entre Brasil e Austrália no estádio Mané Garrincha em Brasília - Ivan Pacheco

A CBF anunciou nesta segunda-feira que a lista de convocados a ser divulgada pelo técnico Luiz Felipe Scolari na terça, no Rio de Janeiro, só terá jogadores que atuam no exterior. A convocação para o amistoso entre a seleção brasileira e a África do Sul, em 5 de março, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, será concluída apenas numa data mais próxima à partida. Felipão precisa anunciar antecipadamente os nomes dos convocados dos clubes europeus porque a Fifa obriga que as agremiações tenham pelo menos duas semanas de aviso prévio para se planejar. A regra não vale para os clubes nacionais. Com a mudança, Felipão terá mais tempo para acompanhar a evolução de alguns jogadores nas próximas semanas. O caso mais delicado é o de Fred, que passou quase todo o segundo semestre de 2013 machucado e voltou a sofrer dores pouco depois de estrear em 2014.

A própria CBF, através de seu site oficial, reconheceu que a condição física de alguns atletas provocou a mudança na programação. O amistoso será o último jogo da seleção antes da convocação para a Copa do Mundo. "Após observarmos algumas situações, achamos que seria melhor convocar apenas jogadores que atuam fora do Brasil neste momento. Os que jogam no Brasil, como estamos em início de temporada, ainda não atingiram o ápice da forma física. Por isso, vamos esperar um pouco para completar a lista", explicou Felipão. Fred pode voltar a jogar em breve. Felipão ficará atento ao seu retorno. Caso ele não consiga retornar, o treinador poderá observar outros atletas em início de temporada. São os casos de Jô e Leandro Damião, candidatos muito fortes a ficar com a vaga de Fred, mas que também ainda não tiveram tempo de entrar em forma e jogar com regularidade.
A CBF informou que a decisão de só convocar os atletas que atuam no exterior foi tomada em reunião realizada pela manhã na sede da entidade. Scolari, seu auxiliar Murtosa e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira chegaram à conclusão que seria a melhor alternativa. "O complemento, com os atletas que jogam no país, será feito em dia mais próximo ao amistoso e será amplamente divulgado", diz a CBF. Na última sexta, em Brasília, Felipão exibiu otimismo ao projetar as chances de a seleção brasileira conquistar o hexacampeonato. Na ocasião, além de dizer que "não acha difícil" chegar ao título jogando em casa, ele confirmou que já conta com uma base de jogadores montada para o Mundial e deixou claro que só está em dúvida em relação à escolha de um ou outro jogador. 
veja.abril.com.br

Médica cubana Ramona Rodriguez, confirma ao MPT irregularidades no Programa Mais Médicos

MPT confirma irregularidades no Mais Médicos após ouvir cubana
Foto: Reprodução

A cubana que abandonou o programa Mais Médicos, Ramona Rodriguez, foi ouvida nesta segunda-feira (10) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre a sua atuação antes de deixar o município de Pacajá, no Pará. O órgão já apura desde agosto do ano passado a legalidade da relação de trabalho entre os médicos do programa e o governo. 

De acordo com o procurador do trabalho Sebastião Caixeta, que conduz o caso, o governo brasileiro descumpriu as regras de relação de trabalho com os profissionais cubanos. “Mesmo que haja um curso de especialização vinculado, não descaracteriza relação do trabalho”, justifica. Para o procurador, o tratamento dado aos estrangeiros fere leis internacionais de recrutamento de profissionais. 

Caixeta disse que se surpreendeu com a proibição para que os médicos não se relacionem com outras pessoas. Durante o depoimento, Ramona disse que, para isso, precisava pedir autorização para um supervisor do programa na cidade. O inquérito que apura as condições de atuação dos intercambistas deve ser entregue pela procuradoria até o fim do mês. 

Depois o MPT entrará em contato com o governo federal para que as irregularidades encontradas sejam sanadas. Se o governo não atender às recomendações, será instaurado um processo formal contra a União.
Informações do R7 - BN

Google vai distribuir R$ 4 milhões para quatro ONGs brasileiras

Google vai distribuir R$ 4 milhões para ONGs brasileiras

O Google anunciou nesta segunda-feira (10) a estreia do Google.org no Brasil. A divisão da companhia focada em filantropia, presente nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Índia, chega ao país com um campeonato de boas ideias, que irá distribuir para quatro ONGs brasileiras a quantia de R$ 4 milhões — R$ 1 milhão para cada instituição. 

Os projetos vencedores precisam usar a tecnologia como um de seus pilares e serão avaliados por um júri composto de cinco pessoas: o apresentador Luciano Huck, o empresário Josué Gomes da Silva – filho do ex-vice-presidente José Alencar –, a empreendedora social Viviane Senna, o rapper MV Bill e a diretora americana do Google.org, Jacquelline Fuller. 

Segundo Fábio Coelho, diretor geral do Google no Brasil, o país é o terceiro mercado no mundo a entrar no mapa do Google.org. "Na Índia, as ONGs apresentaram mais de 1.000 projetos. Nossa expectativa no Brasil é superar esse número", diz o executivo, segundo a Veja. Todas as organizações brasileiras podem inscrever suas iniciativas a partir desta segunda. 

De acordo com Coelho, as propostas podem apresentar soluções para problemas dos mais variados setores, como educação, saneamento básico ou sustentabilidade. "Temos o compromisso de fazer do Brasil um país melhor por meio da tecnologia. Nossos profissionais estarão engajados e poderão ajudar as ONGs em seus projetos", completa.
( Bahia Notícias)