sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Pelé voltou a pedir fim de protestos na Copa e diz: "brasileiro estraga a festa"

Ídolo brasileiro, o ex-atacante Pelé voltou a opinar sobre as manifestações de rua no Brasil. Perguntado em entrevista à rede de televisão Espn se estava animado com a Copa do Mundo, o ex-craque disse estar preocupado e relembrou os protestos vistos na Copa das Confederações - novamente, Pelé pediu para que os movimentos populares fiquem para depois dos eventos esportivos no Brasil.
Pelé quer que brasileiro só proteste depois de evento Foto: AP
Pelé quer que brasileiro só proteste depois de evento
Foto: AP
"Honestamente me preocupou muito na Copa das Confederações todos aqueles movimentos. Fiz uma comparação que o futebol sempre promoveu o Brasil e agora temos três eventos maravilhosos - Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada. 
O País pode se encher de turistas, receber todo o benefício desses turistas e o próprio brasileiro fica estragando uma festa dessa. Muita gente não entendeu, porque acho que o futebol não tem nada a ver com a corrupção dos políticos", comentou.
Na opinião do ex-jogador, a situação só não ficou pior durante a Copa das Confederações porque o Brasil foi campeão e "sossegou um pouco" os movimentos sociais. Pelé, contudo, voltou a pedir que todo e qualquer protesto fique para depois da Copa do Mundo. 
"O futebol sempre enalteceu o Brasil, então se vamos fazer protesto vamos atacar os políticos, deixar passar essas festas e depois vamos exigir. Mas o futebol não tem nada com isso, que me preocupou muito  A sorte é que Deus é brasileiro e o Brasil foi campeão, então sossegou um pouco nas Confederações. Espero que o brasileiro tenha essa consciência, deixe passar a Copa do Mundo e aí vamos reivindicar o que estão roubando”, salientou Pelé.
 http://esportes.terra.com.br

São Paulo tem o mês de Janeiro mais quente desde o início das medições do Inmet

Média das máximas em janeiro fica em 31,9ºC e bate recorde de 1984. Trata-se do maior índice desde 1943; previsão é que calor continue.

Thiago ReisDo G1, em São PauloBanhistas aproveitam mais um dia de calor na piscina do Sesc Itaquera (Zona Leste); janeiro é o mês mais quente da série histórica do Inmet (Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)Banhistas aproveitam mais um dia de calor na piscina do Sesc Itaquera (Zona Leste); janeiro é o mês mais quente da série histórica do Inmet (Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)
medições diárias de temperatura feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1943.
Levantamento feito pelo G1 com base nos dados do instituto mostra que a média das temperaturas máximas dos 31 dias do mês é 31,9ºC. Com isso, a média de janeiro deste ano ultrapassa à de fevereiro de 1984 (31,8ºC) como a maior já registrada para um mês do ano na capital.
Se comparada apenas com meses de janeiro, a média é 1ºC superior ao recorde anterior, de 1956, quando foi registrada uma média de 30,9ºC. Todos os dados são referentes às medições aferidas pelo Mirante de Santana, na Zona Norte, ponto de verificação oficial da cidade.
Em apenas cinco dias do ano a máxima ficou abaixo de 30ºC – a menor delas foi no dia 16 (27,9ºC), ainda assim acima da média para um mês de janeiro.
VEJA OS DEZ MESES MAIS QUENTES DA HISTÓRIA EM SÃO PAULO
(média das temperaturas máximas, segundo dados do Inmet)
janeiro de 2014     -    31,9ºC
fevereiro de 1984  -    31,8ºC
fevereiro de 2003  -    31,6ºC
janeiro de 1956     -    30,9ºC
fevereiro de 1999  -    30,9ºC
fevereiro de 2010  -    30,9ºC
janeiro de 1998     -    30,8ºC
janeiro de 1999     -    30,8ºC
fevereiro de 1997  -    30,7ºC
março de 2007      -    30,7ºC
Arte tempo seco (Foto: Arte/G1)

Guia de recolhimento do FGTS de domésticos pode ser feito pela Web

A Caixa Econômica Federal disponibilizou, para os empregadores domésticos, um novo serviço eletrônico de geração da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia Tempo de Serviço (FGTS), o GRF Web Doméstico. A ferramenta vai facilitar os procedimentos para recolhimento do Fundo a trabalhadores domésticos que, agora, pode ser feito pela internet. 
No preenchimento da guia, o empregador informa o Cadastro Específico do INSS (CEI) e os dados cadastrais dos trabalhadores. O documento já sai com código de barras, pronto para recolhimento em qualquer canal disponível pela rede bancária. O acesso ao novo serviço pode ser realizado pela página do eSocial.
Basta selecionar a opção Guia FGTS, disponível no lado esquerda da página. O gerente nacional de FGTS da Caixa, Henrique José Santana, destaca que essa é mais uma opção para o empregador que optar por recolher o FGTS dos trabalhadores domésticos, por meio de um acesso livre e gratuito, disponível na internet. “A ferramenta foi elaborada atendendo sugestões recebidas dos usuários. Ela tem um preenchimento simplificado e intuitivo, de modo a obter facilmente a emissão de guia de recolhimento do FGTS”, explica Santana.
O novo portal calcula o valor do depósito, inclusive para recolhimento em atraso, e gera a guia do FGTS com código de barras. Outra facilidade do novo serviço é que, após o primeiro recolhimento, as informações serão armazenadas no sistema, o que possibilitará a geração das próxima guias mensais com a simples inclusão da inscrição CEI do empregador doméstico e a validação dos dados demonstrados pelo aplicativo. Atualmente, mais de 170 mil empregados domésticos recebem depósitos mensais em suas contas do FGTS, por liberalidade dos seus empregadores. 
No ano de 2013, foram registrados aproximadamente R$ 145 milhões em recolhimentos do FGTS a trabalhadores domésticos. “A expectativa da Caixa é que, com essas novas facilidades, esse número possa aumentar gradativamente”, comenta Santana. Para orientar os empregadores domésticos, quanto à melhor navegação e preenchimento dos dados do novo serviço, a Caixa elaborou e disponibilizou uma cartilha eletrônica na página da Caixa na internet , opção Downloads (FGTS – Empregador Doméstico). 
Nessa cartilha (tutorial), foram inseridas, inclusive, informações de como o empregador doméstico pode obter uma inscrição CEI. A Emenda Constitucional nº 72/2013, que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos, dentre eles a obrigatoriedade de recolhimento do FGTS, encontra-se em fase de apreciação pelo Congresso Nacional. Até a regulamentação dessa Emenda, o recolhimento do FGTS, pelo empregador doméstico, continua facultativo. (Tribuna)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Xique-Xique será beneficiado com perfuração e instalação de poços tubulares pela (CODEVASF)

Os municípios que serão beneficiados com a perfuração e instalação de poços tubulares são: Angical, Barra do Mendes, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Cafarnaum, Canarana, Candiba, Carinhanha, Central, Cocos, Coribe, Cotegipe, Feira da Mata, Guanambi, Ibipeba, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, João Dourado, Jussara, Lapão, Macaúbas, Malhada, Mortugaba, Mulungu do Morro, Paratinga, Santa Maria da Vitória, São Gabriel, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Xique-Xique.

Comunidades rurais de 34 municípios do Médio São Francisco baiano terão o acesso a água facilitado com a perfuração e instalação de 187 poços tubulares. Os municípios estão localizados na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA). O investimento na ação é de R$ 10,9 milhões.
“Em função da grande estiagem que o Nordeste tem enfrentado, as comunidades rurais têm passado grande dificuldade por causa da falta de água. Por se tratar de água bruta, sem tratamento, não recomendamos para o consumo humano. No entanto, em campo, temos comprovado o sofrimento das famílias por não ter água para dar nem aos animais e para a utilização em outras necessidades básicas, como tomar banho ou lavar roupa. Por isso, a Codevasf tem procurado resolver essa situação através da perfuração de poços tubulares”, diz o geólogo e analista da 2ª Superintendência Regional Manoel Queiroz.


“Na circunscrição da 2ª Superintendência Regional, encontramos aquíferos do tipo cársticos (calcários), fissural (cristalinos) e sedimentares. Nos cársticos, a água se acumula em função da dissolução do calcário. Nos fissurais, a água é transportada através de fraturas ou fendas nas rochas. E nos sedimentares, o transporte dessa água ocorre através dos poros ou interstícios da rocha ou sedimento”, diz Manoel Queiroz.

Moradora da comunidade de Assentamento Curral das Varges, em Bom Jesus da Lapa, que deverá ser beneficiada com a perfuração e instalação de um desses poços, Edsanta dos Santos, mais conhecida como Santinha, comemora a conquista. “Nós pedimos tanto a Deus por isso, que agora estamos com uma alegria muito grande por causa dessa notícia. É tanto sofrimento que a gente passa por causa da falta da água nessa seca, tendo que depender de um ou outro carro-pipa que trazem para cá, e agora vai servir para o gado, para os cavalos, para banho, para usar dentro de casa, para tudo. Vai ajudar demais às nossas 155 famílias que vivem aqui”, diz a moradora.

Em 2013, na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, foram perfurados outros 170 poços tubulares, que ainda estão sendo instalados, com recursos oriundos de emendas parlamentares e do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf em sua área de atuação.

Fonte: RF Notícias

Laís Souza ex-ginasta, respira com ajuda de aparelhos e não consegue mover braços e pernas


O estado de saúde de Laís Souza, de 25 anos, é grave. A ex-ginasta, que sofreu um acidente de esqui na última segunda-feira (27), foi submetida a uma cirurgia para realinhar a vértebra 3 da coluna cervical. A jovem, que permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica (UTI) do Hospital da Universidade de Utah, está consciente, mas não consegue mover as mãos e as pernas. 
Um boletim médico foi divulgado nesta quarta (29), após a chegada do médico brasileiro Antonio Marttos Jr. a Salt Lake City. Segundo os médicos, Laís segue respirando com ajuda de aparelhos que promovem ventilação, e conseguiu se comunicar com os médicos por poucos gestos com a cabeça e algumas palavras. De acordo com a equipe médica, o estado dela é muito grave e ainda há risco de morte. Laís sofreu um trauma severo na coluna cervical e está sob os cuidados da médica Holly Ledyard, neurointensivista, e do neurocirurgião Andrew Dailey, ambos da Universidade de Utah.
Na última terça (28), o executivo do COB, Marcus Vinícius Freire, disse que na hora em que se acidentou, Laís esquiava pela pista normal e não estava treinando saltos. "O técnico dela estava com ela. Ela estava esquiando livre, em pista normal, não estava saltando. O técnico vinha na frente dela", disse ao Jornal Nacional.
O médico brasileiro Antonio Marttos Jr. explicou a situação da atleta. "Laís terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe  médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível", disse.
Laís, que já defendeu o Brasil em competições mundiais de ginástica olímpica, buscava uma vaga na disputa de Aéreos do Esqui Estilo Livre. A jovem treinava em Salt Lake City quando sofreu uma queda que causou uma torção na vértebra 3 da coluna cervical. Houve um delsocamento, corrigido após uma intervenção cirúrgica.
Confira o boletim médico na íntegra:
Laís Souza, 25 anos, atleta integrante do Time Brasil, sofreu grave acidente enquanto esquiava em Park City, Utah, na ultima segunda-feira,  27 de janeiro de 2014. Neste momento ela está sendo tratada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, em Salt Lake City. Laís sofreu um trauma severo na coluna cervical. De acordo com a equipe médica, Laís foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Laís está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah.
 Laís terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe  médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível”, disse o médico do Time Brasil, Dr. Antonio Marttos. (Blog do Valente)

Bahia, Formosa do Rio Preto é o 5º colocado em IDHM, segundo o (IBGE)


Quem achava que o número de habitantes influenciaria para o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM), se enganou. Dos 29 municípios que compõem o oeste da Bahia, Formosa do Rio Preto é o 5º colocado em IDHM, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice considera indicadores de saúde, renda e educação. Formosa do Rio Preto ainda tem que melhorar muito nesses quesitos, porém tem esse índice superior a cidades com PIB maior e com população acima do município formosense, como São Desidério e Santa Rita de Cássia, respectivamente.

Segundo a última pesquisa, Formosa do Rio Preto possui o IDHM de 0,618, ficando numa posição na escala considerada em Médio Desenvolvimento Humano. No ranking nacional o município ocupa a 3735ª posição, hoje o país possui 5.561 municípios, sendo assim, fica claro que, investimentos na saúde, educação e melhoria nos sistemas que geram emprego e renda, Formosa pode subir muito nessa posição, pois é através de investimentos nesses setores e em outros que um lugar se desenvolve e o povo cresce junto.

Formosa no Ar

Ex-prefeito de Irecê é condenado por não prestar contas de mais de R$ 50 mil

Irecê: Ex-prefeito é condenado por não prestar contas de mais de R$ 50 mil
Foto: Irecê Repórter / Reprodução
O ex-prefeito de Irecê – município que fica no centro-norte da Bahia –, Adalberto Lélis Filho, foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa. O ex-gestor não prestou as devidas contas de mais de R$ 50 mil repassados do Ministério de Minas e Energia. De acordo com investigação do Ministério Público Federal (MPF), a prefeitura realizou, nos exercícios de 2003 a 2004, diversas transferências e emissões de cheques com recursos do Fundo Especial do Petróleo (FEP), sem a comprovação das despesas. 

Em função das irregularidades, Beto Lélis, como é conhecido, foi condenado às penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa, como pagamento de multa no valor de duas remunerações recebidas enquanto prefeito, suspensão dos direitos políticos por três anos e proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.
Fonte:Bahia Noticias

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Acidente com ônibus, carreta e trator deixa 14 mortos, diz PRF na Bahia

G1 BA 
Acidente aconteceu na BR-110, na região do município de Inhambupe. Segundo delegado, motorista da carreta fugiu do local do acidente.


Acidente na Bahia (Foto:  Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Acidente na Bahia deixou pelo menos 14 mortos
(Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)

Um acidente envolvendo uma carreta, um trator e um ônibus deixou 14 pessoas mortas na manhã desta segunda-feira (27), na BR-110, na região do município de Inhambupe, localizado a 167 quilômetros de Salvador
Segundo a Policia Roviária Federal (PRF), o ônibus da empresa Gontijo que vinha de São Paulo com destino a Paulo Afonso, na Bahia, bateu de frente com o trator, que caiu de uma carreta. "Vinha uma carreta com um trator e, numa curva, o trator se desprendeu e caiu na pista. Aí o ônibus, que vinha no sentido contrário, bateu de frente com o trator", relata o policial rodoviário federal Valdir Cordeiro.
De acordo com o delegado da 2ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Alagoinhas), Jobson Lucas Marques, o motorista da carreta fugiu do local do acidente. "Ele não foi encontrado mais no local. Nosso foco no momento é dar atenção às vítimas que  ainda estão presas nas ferragens", disse o delegado.
Em contato com o G1, a empresa Gontijo informou que cerca de 30 passageiros estavam no veículo no momento do acidente. Representantes da Gontijo foram para o local a fim de dar suporte às vítimas. A empresa afirma que não irá divulgar os nomes dos passageiros em razão de um contrato de confidencialidade com os clientes.
Acidente na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Bombeiros resgatam vítimas presas às ferragens
(Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)
A polícia não soube informar se todas as vítimas estavam no ônibus. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Dantas Bião e o Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA).
O Hospital Dantas Bião informou por volta das 10h30 desta segunda-feira que 17 vítimas do acidente estão internadas na unidade de saúde, sendo que algumas delas em estado grave e outras no centro cirúrgico. Já o HCA afirma que dois feridos já deram entrada no hospital e que a previsão é de que mais duas vítimas sejam levadas para a unidade.
Três ambulâncias do Samu estão fazendo o deslocamento dos feridos para os hospitais. Até por volta das 10h algumas vítimas permaneciam presas às ferragens.
Trânsito
Por conta do acidente, o tráfego de veículos é lento na BR-110, nos dois sentidos. Segundo a PRF, os veículos ainda não foram retirados da via, o que dificulta a passagem dos carros.
Acidente deixa o trânsito lento na BR-110 (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Acidente deixa o trânsito lento na BR-110 (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)
Acidente na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Trator caiu em pista e atingiu ônibus (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)
  •  
Acidente na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Feridos estão sendo levados para dois hospitais de Alagoinhas, na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)



GO: Delegado sair de férias como Thigo e volta como Laura


Uma cirurgia de mudança de sexo, realizada na Tailândia, é o assunto do momento nos bastidores da segurança pública de Goiás. Há cerca de seis meses, um delegado de Polícia Civil entrou de licença médica, viajou até a Ásia, onde submeteu-se à mudança de sexo, da qual ainda se restabelece. Em fevereiro, quando deverá voltar ao posto, no lugar do delegado Thiago de Castro Teixeira, quem assumirá será a delegada Laura de Castro Teixeira. 

E Laura reassumirá com a possibilidade de lotação na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (Deam) Central de Goiânia, onde a titular, Ana Elisa Gomes Martins, carente de reforço, garante uma boa recepção. "Se ela vier, será recebida com profissionalismo e para atender uma grande demanda de um público carente", informa a delegada Ana Elisa, que chefia uma especializada com três delegadas adjuntas e quatro plantonistas, todas sobrecarregadas pela violência contra a mulher.

A mudança de nome de Thiago para Laura foi autorizada pela Justiça e por isto o novo registro civil do delegado passou a ser do sexo feminino. No Facebook, desde o final de outubro, Laura já exibia o novo visual, contrastando bastante com a imagem pública do então delegado Thiago, geralmente usando terno, camisa de mangas compridas e outras peças todas do vestuário masculino. 

Na foto mais recente, postada em 13 de dezembro, a delegada aparece com o rosto maquiado e vestida com a camiseta preta padrão com o timbre da Polícia Civil, muito utilizada pelos policiais da corporação durante operações. Os cabelos longos e bem escovados nem de longe lembram as madeixas desalinhadas e amarradas, geralmente em um rabo de cavalo, mantidas presas sempre que concedia entrevistas sobre casos policiais.

A história foi revelada nesta quinta-feira, 23, pelo jornal Diário da Manhã (DM), que dá como certa a posse dela como delegada da Mulher de Goiânia. A reportagem mostrou a surpresa de alguns ex-colegas de trabalho com as mudanças feitas por Thiago. "O delegado era implacável em ações que exigiam demonstração de 'macheza' e sua conduta era de um homem que exalava testosterona, não de um indivíduo que pudesse mudar de sexo e vir a se tornar uma figura feminina", declarou um escrivão ouvido.
(Fonte: Estadão)

'Lembro de cada mãe, cada pai que abracei', diz Dilma sobre 1 ano da Boate Kiss no RS

A presidente Dilma Rousseff conforta familiar de vítima da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)Dilma Rousseff conforta familiar de vítima em Santa
Maria (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência)
A presidente Dilma Rousseff se solidarizou aos familiares de vítimas da boate Kiss nesta segunda-feira (27), passado um ano da tragédia que deixou 242 mortos. Por meio de uma rede social, ela lembrou da visita que fez aSanta Maria, Região Central do Rio Grande do Sul, logo após o incêndio.

"A tristeza ainda está viva em nossos corações. Lembro de cada mãe, de cada pai que abracei. Fui como presidente oferecer conforto", escreveu Dilma. "Como mãe e avó, me uni na dor às famílias das vítimas", completou.

A presidente ainda publicou que o país está unido pelas vítimas. "Nesta data tão triste, o Brasil se une em memória às vítimas e em solidariedade às mães, pais e amigos dos jovens de Santa Maria".

Na cidade da Região Central do estado, Dilma foi primeiramente ao hospital onde feridos no incêndio estavam internados. Depois, a comitiva presidencial se dirigiu ao ginásio do Centro Desportivo Municipal, onde ocorreu o reconhecimento dos corpos das vítimas.

Em novembro do ano passado, a presidente disse em entrevista ao Grupo RBS que a tragédia de Santa Maria "foi o momento mais dramático" que ela já viveu.

Dilma Rousseff está em Cuba, onde nesta segunda inaugura, ao lado do presidente cubano Raúl Castro, a primeira fase do Porto de Mariel, obra financiada pelo BNDES. Ela chegou a Havana na tarde de domingo (26).

Leia na íntegra: http://g1.globo.com