sábado, 11 de janeiro de 2014

Ary Toledo ao se despedir lembra dos 45 anos ao lado de Marly Marley

  1. Ary Toledo se despede da mulher, Marly Marley, no velório dela (Foto: Fábio Tito)
O comediante Ary Toledo lembrou neste sábado (11) os 45 anos de casamento com Marly Marley, durante o velório da atriz e diretora teatral no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. A cerimônia começou às 9h, e o enterro está marcado para as 17h. Marly morreu na noite de sexta-feira (10), aos 75 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas. 
"Em 1967, eu só a conhecia de nome, de fotos. Ela era vedete de teatro e foi fazer uma participação no meu programa na TV Bandeirantes. Foi amor à primeira vista. Dei em cima dela até ela se casar comigo", lembrou Toledo. Segundo ele, a morte da mulher era previsível. "Ela vinha há seis meses lutando, lutando bravamente. 
Deus fez bem, ela estava sofrendo. A gente não lamenta a morte, mas sim a falta que ela nos deixa", afirmou o comediante em entrevista ao G1. O cantor e apresentador Ronnie Von, amigo do casal, também compareceu ao velório. "Somos amigos há 47 anos, apesar de nunca termos trabalhado juntos. Minha filha era muito amiga da Marly, me mantinha informado sobre como ela estava. De fato, foi o melhor para ela", disse o cantor. 

Criança de 2 anos é abandonada pela mãe em Barreiras


Uma criança de menos de dois anos de idade teria sido abandonada pela mãe em um orelhão em Barreiras, no Oeste da Bahia. O pai da criança, Marcio Souza, 35 anos procurou a polícia para denunciar Adriana de Jesus Lima, mãe da menina. Segundo o pai, a criança foi deixada em um orelhão na Rua Ciro Pedrosa no bairro Morada da Lua no dia 17 do mês passado.

Na queixa, que Marcio só registrou nesta sexta-feira (10), ele alega que a criança está doente e que no dia do abandono recebeu uma ligação anônima que informava do abandono da filha.


O crime praticado pela mãe foi o de abandono de incapaz. Conforme o Código Penal Brasileiro, para quem pratica esse crime, as previsões de penas a depender do resultados são de 6 meses a 3 anos de prisão, sendo inafiançável de 1 a 5 anos de reclusão. Se a vítima sofrer lesão corporal grave a pena varia de 4 a 12 anos se o resultado do abandono resultar em morte.

O caso denunciado na polícia civil de Barreiras (BA) já está sendo investigado. Ninguém ainda foi preso. 
(Rádio Barreiras)

Prefeito de Santa Maria deve ser responsabilizado por incêndio na boate Kiss que matou 242 pessoas

Prefeito de Santa Maria deve ser responsabilizado por incêndio na boate Kiss
Foto: O Globo
Vinte funcionários públicos de Santa Maria devem ser indiciados pela Polícia Civil em um novo inquérito sobre o incêndio na Boate Kiss, que matou 242 pessoas há quase um ano. Entre os servidores públicos que estão sendo alvo de investigação está o prefeito Cezar Schirmer (PMDB). Eles devem ser acusados de conduta omissa e má-fé na administração pública por terem permitido que a casa noturna funcionasse apesar da falta de documentos apropriados. 
O inquérito, que está previsto para ser concluído em fevereiro, também pode incluir fraude processual e conduta criminosa entre as acusações.  Cezar Schirmer não poderá ser indiciado porque tem foro privilegiado, mas a Polícia pretende mencionar as responsabilidade do administrador no caso ao Ministério Público, que vai decidir se encaminha o pedido ao Tribunal de Justiça. 
Nas investigações, que começaram em abril do ano passado, a polícia identificou centenas de irregularidades, como falsificação de assinaturas, licenças irregulares e uso de CPFs inexistentes, o que evidenciaria a improbidade administrativa. O prefeito de Santa Maria está de férias e retorna à cidade na próxima semana. 
As informações são do jornal O Globo.

Seabra BA: Grupo explode caixa eletrônico às margens da BR-242 e queima carro durante fuga

Um grupo de criminosos explodiu na madrugada deste sábado (11) um caixa eletrônico na cidade de Seabra, no centro-sul da Bahia. 

Eles usaram dois carros para cometer o crime, e durante a fuga queimaram um dos veículos, modelo Chevrolet S10. De acordo com informações da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Seabra, o crime no município aconteceu por volta de 3h30 desta madrugada. 
O alvo da explosão foi um terminal de autoatendimento do Banco do Brasil que fica em um posto de gasolina às margens da BR-242. Segundo o Correio, a Polícia Militar da cidade com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez diligências para encontrar os envolvidos no crime ainda pela madrugada, mas as buscas ainda não deram resultado.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Veja como fazer o autoexame da tireoide que pode ajudar a detectar nódulos

A tireoide é uma glândula que fica na região do pescoço e pode sofrer alguns problemas, como disfunções ou  surgimento de nódulos – isso é mais comum nas mulheres e estima-se que quase 50% das que têm mais de 50 anos tenham ou vão ter algum nódulo, como explicaram os endocrinologistas Alfredo Halpern e Cintia Cercato no programa Bem Estar.
Se identificado, a maior preocupação é que o nódulo seja maligno, mas no caso da tireoide, na maioria das vezes ele é benigno. Nesse caso, o nódulo deve ser acompanhado uma vez por ano através do exame de ultrassom – se permanecer com a mesma forma e tamanho, nada precisa ser feito; mas se crescer, pode ser que precise ser puncionado com uma agulha fina.
Ele deve ser puncionado também se for maior do que 1 centímetro, se for detectado em pessoas muito jovens (abaixo de 18 anos) ou muito velhas (acima de 60 anos) ou tiver características, como contorno indefinido, calcificação interior de um nódulo recente ou vascularização central ou periférica.
Confira no quadro como fazer o autoexame para identificar nódulos e outras alterações na tireoide – recomendação do endocrinologista João Eduardo Salles é que ele seja feito uma vez a cada 6 meses.

AUTOEXAME DA TIREOIDE
- Com um espelho, procure no pescoço a região logo abaixo do “pomo de adão”, onde fica a tireoide
- Incline o pescoço para trás, para deixar a região mais exposta
- Beba um pouco de água
- Ao engolir, a tireoide vai subir e descer; nesse momento, observe se há algum caroço ou saliência
- Se houver alguma anormalidade, procure um endocrinologista
Se o nódulo for maligno e o paciente tiver câncer, o endocrinologista Alfredo Halpern ressalta que esse tipo da doença, na tireoide, é um dos menos agressivos e, se for diagnosticado no início e tratado do jeito certo, tem grandes chances de cura.
Geralmente, é necessário retirar a glândula e fazer reposição hormonal, mas existem casos ainda em que o médico indica a iodoterapia, um tratamento que usa iodo 131 para eliminar todos os possíveis focos de tecido que não tenham sido removidos cirurgicamente.
Quem fez esse tratamento foi a dona de casa Sueli Custódio, mostrada na reportagem da Daiana Garbin, na cidade de São Paulo – depois de retirar a tireoide e fazer o tratamento, ela segue com a reposição e com o acompanhamento médico (veja no vídeo ao lado).
Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, mulheres com mais de 35 anos, pessoas com histórico familiar de hipotireoidismo, pessoas que sofreram radiação na cabeça ou pescoço ou pessoas com doenças autoimunes devem fazer exames e investigar problemas na tireoide.
 Tireoide (Foto: Arte/G1)
Fonte:  Bem Estar.

SP: Justiça concede habeas corpus à mãe do menino Joaquim

Justiça concede habeas corpus à mãe do menino Joaquim
Foto: Dirceu Garcia /Comércio da Franca / Estadão Conteúdo
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu, nesta sexta-feira (10), habeas corpus à mãe do menino Joaquim Ponte Marques (3). O desembargador Péricles Piza, da 1ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP, que proferiu a sentença, considerou que o envolvimento da psicóloga no desaparecimento e morte da criança não preenche requisitos legais suficientes para sustentar a prisão preventiva.
Para Piza, a soltura de Natália não prejudicará o andamento do processo já que, durante o período em que esteve solta, "não consta que a paciente tenha praticado atos contrários ao bom andamento da instrução processual ou tenha tentado empreender fuga, frustrando a garantia da aplicação da lei". Péricles é o mesmo desembargador que julgou procedente o pedido de habeas corpus no dia 10 de dezembro de 2013. (Informações do G1)

Publicados acordos de cooperação com municípios selecionados pelo Cidades Digitais

Nova etapa do programa vai beneficiar 262 cidades e contará com investimento superior a R$ 200 milhões
Publicados acordos de cooperação com municípios selecionados pelo Cidades Digitais
Brasília, 10/01/2014 - O Ministério das Comunicações publicou nesta sexta-feira os extratos de acordo de cooperação técnica com 176 municípios de todo o Brasil que foram selecionados para a segunda etapa do programa Cidades Digitais. O ministério já trabalha na elaboração dos projetos básicos para cada uma das cidades beneficiadas. Os extratos de acordo podem ser conferidos no Diário Oficial da União.
A nova etapa do Cidades Digitais vai beneficiar um total de 262 cidades e contará com investimento superior a R$ 200 milhões. O ministério já publicou os extratos de 243 acordos de cooperação. O projeto tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros por meio de uma rede de fibra óptica que conecta os órgãos públicos. Pela rede serão oferecidos aplicativos de gestão, capacitação de servidores e a população também terá acesso a serviços de governo eletrônico. Além disso, haverá pontos gratuitos de acesso à internet para os moradores.
A previsão é de que até o fim de fevereiro seja lançado um edital para a seleção das empresas integradoras. Depois de escolhidas, elas vão elaborar um projeto executivo de implantação do programa em cada município, que deverá ser aprovado pelo ministério. A expectativa é de que isso ocorra até o fim deste primeiro semestre de 2014. Essas empresas são responsáveis por implantar a infraestrutura nas cidades e operar a rede nos primeiros seis meses. Além disso, darão suporte técnico e capacitação de servidores da administração municipal.
Projeto-piloto
Em 2012, o MiniCom abriu a primeira seleção para o projeto-piloto do programa, em que 80 municípios foram contemplados. Nessas cidades, o projeto está na fase de construção da rede pelas empresas vencedoras da licitação. Em dez municípios desse grupo, situados na Bahia, no Ceará e no Amazonas, toda a infraestrutura de rede foi instalada e o programa já entrou em fase de testes.

Hospital baiano perde funcionários ganhadores da Mega-Sena da virada

Hospital baiano perde funcionários após Mega-Sena
por Tiago Décimo | Agência Estado

A Secretaria de Saúde de Teofilândia, cidade de 23 mil habitantes no nordeste da Bahia, elabora dia a dia, desde a virada do ano, um esquema especial de plantão para o funcionamento do único hospital do município, o Waldemar Ferreira de Araújo. Isso porque, dos 42 servidores que trabalhavam no local até o dia 31, 22 não são vistos no centro de saúde desde o dia 1º. 

Integrantes de um bolão, eles fizeram uma das quatro apostas vencedoras da Mega-Sena da Virada. Receberam R$ 56,17 milhões, divididos em quatro cotas de R$ 4,32 milhões, para quem apostou R$ 10 no jogo, e 18 cotas de R$ 2,16 milhões, para os que apostaram R$ 5. O montante é maior que a arrecadação anual da cidade, de R$ 42 milhões. Na lista dos ganhadores está do diretor-administrativo da unidade, Valdemir Assis Santos, a quatro dos funcionários da limpeza, passando por cinco técnicas de enfermagem, cinco motoristas, três seguranças, duas cozinheiras, uma enfermeira e uma recepcionista. 

Desses todos, apenas Santos pediu exoneração, segundo a secretária de Saúde do município, Núbia Rios Leite. "Quatro deles eram funcionários temporários, que tinham contratos vencendo no dia 31 e já não viriam trabalhar a partir do dia 1º", conta a secretária. "Além deles, sabíamos que outros três, que estavam com férias agendadas para janeiro, não viriam. Recebemos seis pedidos de licença não remunerada, que já foram concedidas, mas ainda há oito funcionários que não apareceram, nem justificaram a ausência". De acordo com Núbia, servidores da secretaria foram remanejados para manter as rotinas do local. 

"O hospital continua funcionando normalmente", diz. "Vamos providenciar a substituição dos servidores que decidirem se licenciar ou se exonerar". O setor mais desfalcado foi o de motoristas. Dos seis funcionários encarregados de dirigir carros e ambulâncias, apenas um ficou fora do bolão - e, ainda assim, por não estar na cidade no dia que a aposta foi feita. "Tive de viajar e os colegas preferiram adiantar a aposta, por isso fiquei de fora", conta Antônio de Jesus Matos, de 41 anos. "Quando soube (do resultado), fiquei abatido, mas estou torcendo por eles. Deus faz as coisas no tempo certo", avaliou. 

Matos conta acreditar que um dos motivos para que os vencedores da mega-sena tenham se ausentado após receber o prêmio é a falta de segurança na cidade. Apesar de pequena, Teofilândia tem vivido, segundo ele, uma onda de assaltos que deixa a população apreensiva. "Eles não se afastaram (do trabalho) por não gostar, mas por questões de segurança", avalia. A lotérica na qual o jogo foi feito, a única da cidade, localizada no centro, por exemplo, foi assaltada duas vezes no último ano. 

"Temos enfrentado um problema de segurança", admite o prefeito Adriano de Araújo (PT). "Tivemos uma onda de assaltos no ano passado e estamos reivindicando aumento do efetivo policial na cidade, mas não tivemos retorno da Secretaria de Segurança Pública." Trabalham na cidade oito policiais militares, em regime de revezamento, três policiais civis - dois agentes e um escrivão - e o delegado, Getúlio Queiroz.

Irecê ganha o primeiro curso da área de saúde na Região


Encampada pelo deputado Oziel Oliveira, a luta para a implantação do Primeiro Curso da area de saúde na Região do Cento Norte Baiano teve sua vitória consagrada no dia 23 de dezembro de 2013, com a publicação da Portaria n• 732 do Ministério da Educação. O Curso de Enfermagem contará com 100(cem) vagas e funcionará na FACULDADE IRECE - FAI.

Para os Proprietários da FAI, Jorge Brito e Marcos Carvalho “Este é o resultado de um trabalho sério pelo crescimento da Região de Irecê, buscando as condições de melhorias na área de educação e profissionalização que há muitos anos assumimos, mas que foi possível com o entendimento do Deputado Oziel Oliveira que cobrou do Governo Federal a justiça para nossa Região".

Para o Deputado Oziel Oliveira, está vitória é de Irecê e Região :
"É inconcebível que uma Região como a de Irecê não seja contemplada com a formação na área de saúde. A FAI é uma Instituição Particular mas com uma visão do crescimento da Sociedade Regional e mereceu nosso apoio nesta visão . Temos consciência que contribuímos para o engrandecimento do Povo da Região." (Informações: Assassoria 
deputado Oziel Oliveira)