quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Laís Souza ex-ginasta, respira com ajuda de aparelhos e não consegue mover braços e pernas


O estado de saúde de Laís Souza, de 25 anos, é grave. A ex-ginasta, que sofreu um acidente de esqui na última segunda-feira (27), foi submetida a uma cirurgia para realinhar a vértebra 3 da coluna cervical. A jovem, que permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica (UTI) do Hospital da Universidade de Utah, está consciente, mas não consegue mover as mãos e as pernas. 
Um boletim médico foi divulgado nesta quarta (29), após a chegada do médico brasileiro Antonio Marttos Jr. a Salt Lake City. Segundo os médicos, Laís segue respirando com ajuda de aparelhos que promovem ventilação, e conseguiu se comunicar com os médicos por poucos gestos com a cabeça e algumas palavras. De acordo com a equipe médica, o estado dela é muito grave e ainda há risco de morte. Laís sofreu um trauma severo na coluna cervical e está sob os cuidados da médica Holly Ledyard, neurointensivista, e do neurocirurgião Andrew Dailey, ambos da Universidade de Utah.
Na última terça (28), o executivo do COB, Marcus Vinícius Freire, disse que na hora em que se acidentou, Laís esquiava pela pista normal e não estava treinando saltos. "O técnico dela estava com ela. Ela estava esquiando livre, em pista normal, não estava saltando. O técnico vinha na frente dela", disse ao Jornal Nacional.
O médico brasileiro Antonio Marttos Jr. explicou a situação da atleta. "Laís terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe  médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível", disse.
Laís, que já defendeu o Brasil em competições mundiais de ginástica olímpica, buscava uma vaga na disputa de Aéreos do Esqui Estilo Livre. A jovem treinava em Salt Lake City quando sofreu uma queda que causou uma torção na vértebra 3 da coluna cervical. Houve um delsocamento, corrigido após uma intervenção cirúrgica.
Confira o boletim médico na íntegra:
Laís Souza, 25 anos, atleta integrante do Time Brasil, sofreu grave acidente enquanto esquiava em Park City, Utah, na ultima segunda-feira,  27 de janeiro de 2014. Neste momento ela está sendo tratada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, em Salt Lake City. Laís sofreu um trauma severo na coluna cervical. De acordo com a equipe médica, Laís foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Laís está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah.
 Laís terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe  médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível”, disse o médico do Time Brasil, Dr. Antonio Marttos. (Blog do Valente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário