quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Diabéticos? Conheça cinco medidas preventivas para preservar a sua visão

19032373O medo das consequências da doença é uma constante na vida dos diabéticos. A apreensão com as complicações do diabetes, como a cegueira, amputações e infartos, é necessária. Mas, com os devidos cuidados esses problemas podem ser facilmente evitados.
Atualmente, existem 300 milhões de diabéticos em todo o mundo. A melhor forma de prevenir a diabetes é educar, pois, 80% dos casos de diabetes poderiam ser evitados com a adoção de medidas dietéticas e a prática de atividade física. “Pior do que o desconhecimento sobre a doença são os mitos ou as falsas crenças sobre ela, que, muitas vezes, impedem a adesão ao tratamento. Além do esclarecimento e da educação em diabetes, é preciso motivação para que se possa vencer a inércia e a dificuldade de nos engajarmos em atitudes preventivas, assumindo de fato um estilo de vida saudável”, defende a oftalmologista Roberta Velletri (CRM-SP 113.044), do Instituto de Moléstias Oculares (IMO).
Diabetes x oftalmologia
A oftalmologista ainda alerta, “Logo após receber o diagnóstico de diabetes, o paciente precisa ser informado que ele apresenta um maior risco de desenvolver certas doenças oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma, catarata e descolamento da retina. Mas, ele pode preservar a sua visão e reduzir suas chances de desenvolver doenças oculares, agindo preventivamente”.
Ela listou algumas precauções e cuidados para garantir a saúde dos olhos desses pacientes. Veja abaixo:
1. Faça um exame abrangente de fundo de olho pelo menos uma vez por ano
“Em seus estágios iniciais, a doença ocular diabética, muitas vezes, não apresenta sintomas. Um exame de fundo de olho permite que o seu oftalmologista examine mais detalhadamente a retina e o nervo óptico, visando identificar sinais de danos antes que você note qualquer alteração na visão. Acompanhe regularmente a saúde dos seus olhos para que o seu oftalmologista possa iniciar o tratamento o mais cedo possível, mesmo que os sinais da doença ainda não sejam tão evidentes”, recomenda a médica.
2.            Controle o açúcar no sangue
“A visão nas pessoas com diabetes pode ser alterada devido à hipoglicemia ou à hiperglicemia. Isso é temporário e é corrigido quando a glicemia volta aos níveis normais. Uma dica importante é fazer controle estrito da glicemia por 24 horas antes dos exames de visão, para evitar a prescrição desnecessária de óculos. O açúcar elevado no sangue também pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos. Manter um bom controle de açúcar no sangue ajuda a prevenir estes problemas”, alerta.
3.            Mantenha a pressão arterial e o colesterol em níveis saudáveis
“A pressão arterial elevada e o colesterol alto podem colocá-lo em maior risco de doença ocular e perda da visão. Mantendo ambos sob controle, isso não só irá ajudar os seus olhos, mas a sua saúde em geral”, ensina a médica.
4.            Parar de fumar
“Se você fuma, o risco de retinopatia diabética e outras doenças oculares relacionadas ao diabetes é maior. Desistir do tabaco vai ajudar a reduzir esse risco”.
5.            Faça exercícios físicos
“Exercício físico é bom para os olhos. Também é bom para o seu diabetes. O exercício regular pode ajudar seus olhos a ficarem mais saudáveis, ajudando no controle do diabetes. Um conselho? Caminhe por 30-45 minutos, pelo menos três vezes por semana”, finaliza.
          Fonte: Blog da Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário