quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dia Mundial do Diabetes, em seis anos aumentou 40% número de pessoas com a doença

diabetes1.No Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14), o Ministério da Saúde divulgou dados inéditos sobre a doença no Brasil. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) revelou um aumento de 40% entre 2006, primeiro ano do levantamento, e ano passado.
O percentual de pessoas que se declararam diabéticas passou de 5,3% para 7,4% no período.O avanço da diabetes está relacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e o envelhecimento da população. O estudo apontou que 75% dos brasileiros que possuem a doença estão acima do peso.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que os hábitos da população sofreram grandes mudanças nos últimos anos, o que provocou o aumento de doenças crônicas como o diabetes. “Temos trabalhado para preparar o sistema de saúde para lidar com este novo quadro, com ações como a ampliação do acesso aos medicamentos para controle das doenças. Por isso lançamos o Saúde Não Tem Preço, que distribui remédios de graça para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma, desde fevereiro de 2011”.
Com o Saúde Não Tem Preço, o número de pessoas beneficiadas passou de 306,8 mil beneficiários para 1,7 milhão, o que contribuiu decisivamente para evitar uma escalada no número de complicações da doença.
Para estimular a prática de exercícios físicos nas cidades brasileiras, o Ministério da Saúde incentiva municípios a implantar locais com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Blog da Saúde

Filho de vereadora é executado por dois bandidos em uma moto em Barreiras

Barreiras: Filho de vereadora é executado por dois bandidos em uma moto
Assassino ainda tirou fotos do corpo | Foto: Jornal Nova Fronteira
O filho da vereadora de Barreiras Karlúcia Macedo (PMDB) foi executado na noite desta quarta-feira (13) na Rua Amazonas, no bairro de Barreirinhas, um dos mais populosos do município do oeste baiano. Caio Crisostomo Macedo Antônio, de 18 anos, estava em frente à casa de um amigo, que também foi atingido. Os dois rapazes conversavam enquanto Caio fazia alguns ajustes em um veículo que teria vendido horas antes. No bolso da sua calça, a polícia encontrou R$ 11.470, que seriam parte do valor do carro vendido. "As características do crime são de execução", disse o delegado plantonista Francisco Carlos de Sá, em entrevista ao jornal A Tarde. Segundo o delegado, testemunhas confirmaram que uma dupla chegou a bordo de uma motocicleta e, depois de atirar, um dos criminosos retirou o capacete e tirou fotos do corpo caído na calçada antes de fugir com o comparsa, que aguardava na moto. "O carona deflagrou vários disparos com uma pistola Ponto 40 contra Caio", afirmou Sá. Os peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) encontraram oito cápsulas de balas no local do crime. O outro atingido pelo atentado, de prenome Alcides, foi encaminhado para o Hospital do Oeste. Segundo o Jornal Nova Fronteira, o pai da vítima contou que o filho sofreu um ferimento na região abdominal e passou por uma cirurgia, mas seu estado de saúde é considerado estável. Ninguém foi preso até o momento.
(Jornal Nova Fronteira)

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Município de Xique-Xique recebe equipamentos do CDS trator-esteira, pá-carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão-caçamba.


O deputado Cacá Leão participou, na manhã desta segunda-feira (11), da entrega de um conjunto de máquinas ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território de Irecê. O kit de máquinas a ser entregue ao CDS é composto por trator-esteira, pá-carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão-caçamba. Os equipamentos entregues somam um investimento de mais de R$ 1,5 milhão.

A iniciativa visa intensificar o desenvolvimento do semiárido. Com a ação, serão beneficiados os 21 municípios do Território de Identidade de Irecê, entre eles o município de Xique-Xique. A Associação de produtores de Wanderley no município de Barra, também foi contemplada com um trator, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Entre outras ações, será assinado convênio para incrementar a assistência técnica oferecida a 8.700 agricultores familiares baianos, fornecedores de grãos de mamona, girassol e óleo de dendê. O acordo entre o Estado e a Petrobras Biocombustível traz, pela primeira vez, o preparo mecanizado da área para o agricultor familiar, com foco no aumento da produção e da produtividade de oleaginosas.
Serão entregues ainda aos municípios equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), títulos de regularização fundiária e autorização de serviços para sistemas de abastecimento de água. 
Fonte: Mural do Oeste

BA: Padre da paróquia de Itaguaçu da Bahia se envolve em mais um escândalo

Quem não se recorda do primeiro envolvimento do Pe IURE DE ALMEIDA, integrante da Paróquia de Itaguaçú da Bahia, região de Irecê, quando no dia 30/10/2012 o mesmo envolveu-se em uma acidente na estrada que liga Irecê a Lapão, entrada para o MOTEL ASA DELTA,que conduzia um veículo FIAT/UNO, de propriedade de Paróquia de Itaguaçú e no fatídico dia e local estava na carona do carro a SRª Valdinéia Santana da Silva, 29, que morreu dentre as ferragens.
O padre ficou internado alguns dias, depois ter recebido alta declarou que não estava indo para o Motel e sim fazer negócio em Lapão. O Inquérito Policial foi instaurado e entregue a Justiça que até hoje não se sabe dos resultados.
Nessa manhã de 12/11/2013, o referido padre foi conduzido por prepostos da Polícia Militar para DEPOL de Irecê, acusado de prática de ATO LIBIDINOSO. 
Contou a pai da vítima um Sargento da PM aposentado NELSON DE SÁ, que recebera um telefonema de sua filha, que desesperada que um homem invadiu a poltrona do ônibus que ela estava viajando e começou a boliná-la, inclusive o mesmo se masturbava e que ela não pediu socorro pensando que se tratava de uma psicopata. 
O pai solicitou via telefone que o motorista parasse o ônibus na DEPOL de Ipirá, isto feito ,porém a Delegacia estava fechada, seguindo para esta cidade, quando na parada do ônibus os PM de Irecê conduziram o acusado para Delegacia ,local onde mesmo foi preso em autuado em flagrante delito. Se comprovado o crime o Padre Iure será incurso nas sanções da Lei por crime de estupro, haja vista as modificações da Lei. (RF Notícias)

MG: Mulher confunde marido com vizinho, e transa com o vizinho.

A Polícia Militar foi chamada na última segunda-feira (11) para atender uma ocorrência inusitada na cidade de Araxá, em Minas Gerais. Uma mulher de 53 anos contou aos militares que, por problemas particulares, dorme em quarto separado do marido. No entanto, durante a madrugada, ela acordou com um homem fazendo carinhos em seu corpo e, acreditando se tratar do companheiro, manteve relações sexuais com ele.
No entanto, ao ouvir a voz do  homem ao seu lado, ela percebeu que se tratava na verdade do vizinho, identificado como I.V, de 27 anos. Ao notar o engano, a mulher gritou. O vizinho então saiu correndo, fugiu pela janela e deixou as roupas para trás. A PM compareceu à casa do suspeito, que estava dormindo nu no nomento da abordagem.
O pai do rapaz alegou à corporação que o filho sofre de problemas mentais. Mesmo assim, o homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. O caso aconteceu em Araxá, Minas Gerais.

Comando da PM-BA ira abrir inquérito para investigar foto de policiais com cadáver

Foto de policiais com cadáver será objeto de sindicância, afirma comando da PM-BA
Foto: Reprodução

por Francis Juliano  (Bahia Notícias)
Uma foto de policiais militares em uma operação no município de Bonito, na Chapada Diamantina, onde aparecem em pose em torno do corpo de um homem identificado como “Coninho”, apontado como líder de uma quadrilha que assaltou uma agência bancária em Mucugê na última quinta-feira (7), será motivo de sindicância por parte da corregedoria da PM-BA. A imagem foi repercutida em vários sites e blogs na internet desde domingo (10). De acordo com nota da assessoria da corporação, em resposta ao Bahia Notícias, a entidade “não coaduna com o comportamento adotado pelos policiais militares da CIPE Semiárido que posaram numa foto exibindo o corpo de um criminoso responsável pelo roubo de uma agência bancária no município de Mucugê, na última quinta-feira (7)”. No texto, a Polícia Militar sinaliza que não deixará o fato cair no esquecimento. “A Corporação irá apurar o fato através de sindicância instaurada pela Corregedoria Geral”, diz a nota. O caso aparece dias depois de a PM-BA ser apontada na sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública como a que mais mata no país, ao mesmo tempo em que tem a aprovação de mais da metade dos baianos (54%). A foto também chamou a atenção da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), que deve levar o caso ao plenário da instituição. Segundo o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da secção baiana da OAB, Eduardo Rodrigues, a imagem traduz uma falta grave às regras de convivência em um Estado de Direito. “Não é porque o sujeito está morto que se tem o direito de desrespeitar o corpo dele, além de seus familiares. A polícia também não pode usar o corpo de alguém como um troféu”, disse o advogado em entrevista ao BN. Rodrigues disse que uma audiência já havia sido marcada com a PM-BA, antes do ocorrido em Bonito, para tratar de assuntos referentes ao trabalho policial no estado.

domingo, 10 de novembro de 2013

Veja em vídeo, resgate de homem enterrado vivo em cemitério da Grande São Paulo



                         Vídeo S1 notícias

Policiais paulistas investigam o caso de um homem enterrado vivo no cemitério Parque do Cambiri, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. O caso ganhou repercussão internacional e foi divulgado pelo site Daily Mail. As imagens divulgadas com o resgate do homem foram vistas mais de 100 mil vezes no Youtube. Na ação de resgate, os paramédicos verificam os sinais vitais do homem e o tiram da cova, mas ele permaneceu desacordado po algum tempo. A vítima ainda não foi identificada. Segundo o site britânico, uma mulher visitava o túmulo da família quando viu braços para fora de uma cova e começou a ouvir ruídos. Ao se aproximar, percebeu que a terra se movimentava.

BA: Em Cafarnaum, polícia de Irecê mata quatro acusados de assaltar bancos na Bahia

Carfanaum: Quatro acusados de assaltar bancos na Bahia são mortos em confronto com a polícia
Foto: RF Notícias
Quatro homens suspeitos de assaltos a banco na Bahia foram mortos, neste sábado (9), após trocar tiros com a polícia. De acordo com informações do G1, os suspeitos estavam em uma casa no povoado de Cafarnaum, no centro norte baiano, quando foram surpreendidos pelo grupo de policias militares da cidade vizinha de Irecê e da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa). No local foram encontradas drogas e armas. De acordo com informações da Polícia Civil de Irecê, os bandidos foram localizados após uma denúncia anônima. Segundo o site RFNotícias, os corpos, ainda não identificados, foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. A polícia continua em operação para prender outros elementos.  Na última quinta (7), outros  dois homens foram mortos em confronto com a policia na zona rural de Canarana, um deles era acusado de  participação em vários assaltos a banco, a polícia cumpria mandato de prisão, quando ouve uma troca de tiro que terminou com a morte dos bandidos. Conforme levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, nos quatro primeiros meses de 2013 foram registrados 64 ataques a bancos e caixas eletrônicos no estado. A maioria deles ocorreu em cidades do interior (52). Os outros 12 foram registrados na capital baiana. As explosões e os assaltos lideram o ranking com 29 e 15 ocorrências, respectivamente. Em seguida, vêm os arrombamentos (13) e as tentativas frustradas (7) dos crimes. (Bahia Notícias)