sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SP: Marido suspeito de matar a mulher executiva e tentar suicídio no ato morre em hospital de São Paulo

Eduardo matou a mulher, a executiva Tatiana Pinho, e tentou se suicidar após o crime

Página de Tatiana no Facebook (Foto: Reprodução Facebook)

O autônomo Eduardo Marques Marchesi morreu nesta sexta-feira (25) no Hospital de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, onde estava internado desde a madrugada de quinta-feira (24). Segundo a polícia, Eduardo matou a mulher, a executiva Tatiana Pinho, e tentou se suicidar após o crime. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o falecimento do rapaz.

Tatiana, de 36 anos, era executiva de negócios da Editora Abril. A polícia afirma que ela foi morta pelo marido, na região do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo. Tatiana foi atingida na cabeça, na casa em que vivia com Eduardo e o filho, de 2 anos.

Em depoimento aos investigadores, a sogra da executiva contou que estava dormindo quando recebeu, por volta das 3h, uma ligação do filho pedindo que ela fosse até a casa dele, na Rua Alberto Nepomuceno, para cuidar do neto. A mulher relatou que, sem entender muita coisa, atendeu o pedido e chegou à residência cerca de 30 minutos depois.

Assim que chegou ao local, a sogra de Tatiana encontrou o neto sentado, sozinho, na sala. Ao caminhar até o quarto do casal, se deparou com os corpos da nora e do filho lado a lado, deitados na cama em meio a manchas de sangue. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os dois tinham ferimentos na cabeça provocados por arma de fogo.

O socorro foi acionado, mas a executiva da Abril já estava morta no momento da chegada da equipe médica. Eduardo Marchesi foi socorrido e encaminhado em estado grave ao Hospital de Heliópolis. A arma do crime, um revólver calibre 38, foi apreendido pela polícia.

O caso foi registrado como homicídio e tentativa de suicídio no 16º Distrito Policial de São Paulo, na Vila Clementino, também na Zona Sul. Até as 19h, não havia informações sobre o que teria motivado o crime. (G1-SP)

Violência contra negros no país, SENADO prepara instalação de CPI para investigar

Foto: ReproduçãoSenado prepara instalação de CPI para investigar violência contra negros no país
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar casos de violência contra jovens negros no país deve ser aberta no Senado. Até o início da tarde desta sexta-feira (25), 30 assinaturas já haviam sido recolhidas para criar a comissão, três a mais que o número mínimo necessário. Segundo a autora da proposta, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que, a cada três assassinatos no país, dois se referem a negros. De acordo com o Ipea, a chance de um adolescente negro ser assassinado é 3,7 vezes maior que a de um adolescente branco. Como até a meia-noite desta sexta-feira os senadores ainda podem retirar ou acrescentar assinaturas, a proposta deve ser lida em plenário na semana que vem. Quem está cotado para presidir a CPI é o senador Paulo Paim (PT-RS). 
BN-Agência Brasil. 

Estudo diz, Nordeste deve sofrer ainda mais com mudança de clima no país

Nordeste deve sofrer com mudança de clima no país, diz estudoFoto: Reprodução
A mudança do clima no país pode transformar o semiárido nordestino em uma região mais seca, além de piorar as condições de vida nas metrópoles brasileiras, o que inclui Salvador. O estudo sobre “Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação” à mudança do clima produzido pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e divulgado nesta sexta-feira (25) no Rio de Janeiro, reuniu pesquisas feitas de 2007 até o começo deste ano. 

Segundo o levantamento, a desigualdade deve aumentar no país, principalmente no nordeste, o que serve para que políticos comecem a planejar o país para os próximos anos. “No Nordeste, a população carente sofrerá ainda mais com a seca. Só não resolvemos o passivo histórico naquela região como as coisas irão se agravar ainda mais”, diz Suzana Kahn Ribeiro, presidente do PMBC. 

“A tendência é de aumentar a migração para áreas urbanas, que não têm como suportar mais demandas, e o campo se esvaziando”, acrescenta ao completar que a região pode ter forte redução nas áreas cultivadas de milho, arroz, feijão, algodão e girassol, com perda significativa da produção. Outras mudanças apresentadas pelo estudo são a possibilidade de a água salgada invadir os aquíferos, a redução do potencial de pesca em 6% nos próximos 40 anos e a perda de 11 milhões de hectares de terra adequada à agricultura até 2030, o que colocaria em risco a produção de alimentos no país. 

O Painel, com quase 350 cientistas brasileiros, foi criado em 2009 para produzir informações científicas sobre a mudança do clima no Brasil e é ligado aos ministérios da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente. Funciona inspirado no IPCC, a sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, braço científico das Nações Unidas. Informações do Valor.(Bahia Notícias)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

29 de Outubro – Dia Mundial de Combate ao AVC

93958555Na próxima terça-feira (29/10) é comemorado o dia mundial de combate ao AVC, para alertar a população sobre os riscos da doença, a Associação Paulista de Neurologia, em parceria com a Bayer, irá realizar mutirões de exames em São Paulo. A iniciativa acontece no mundo todo guiada pelo “World Stroke Association”, no Brasil a ação é liderada pela Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares.
O AVC – Acidente Vascular Cerebral – acontece quando há um comprometimento do fornecimento sanguíneo para o sistema nervoso central. Ele é, atualmente, a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de sequelas incapacitantes em adultos no mundo todo. “O AVC é uma doença grave, porém com boa possibilidade de prevenção. A melhor maneira de prevenir um AVC é a detecção e correção dos fatores de risco com a adoção de hábitos mais saudáveis no dia a dia. Praticar alguma atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável, controlar o peso e a gordura abdominal, manter a pressão arterial dentro dos limites, não fumar e restringir a ingestão alcoólica ajudam na prevenção da doença”, explica o Dr. Rubens Gagliardi, vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia.
Os AVC podem ser do tipo isquêmico (quando há um entupimento nas artérias responsáveis pela irrigação cerebral), que corresponde a 85% dos casos, ou hemorrágico (sangramento em uma parte do cérebro, em consequência do rompimento de um vaso sanguíneo). As sequelas são determinadas pela região do cérebro atingida, dependendo do caso o paciente pode até vir a óbito. 
Leia na Íntegra: blogdasaude.com.br

Mulher desenvolve pênis e pelos após uso abusivo de esteroides e anabolizantes


A britânica, conhecida como Candice Armstrong, de 28 anos, revelou a um jornal inglês que tomou tantos esteroides e anabolizantes que desenvolveu um “pênis” na vagina. Conforme matéria do Daily Mail, publicada pelo O Povo.
Em uma declaração Candice fisiculturista foi taxativa em e disse: 

“Eu virei um homem”.

O desejo da fisiculturista pela radical transformação do corpo era tão grande que ela não pensou duas vezes antes de abusar de anabolizantes e esteroides. Hoje com o corpo completamente masculinizado a “mulher de pênis” se diz arrependida.
 
“Em nenhum momento quis me transformar em homem” declara Candice, e complementa dizendo que os efeitos colaterais foram: o desenvolvimento de pelos, o aparecimento de acne, e o surgimento de um “mini pênis” no lugar do clitóris. “Com o passar dos dias os seios também desapareceram”.

 
Foto: Divulgação / Daily Mail

Tribunal Regional Federal decide que crédito pré-pago não pode ter prazo

As operadoras de telefonia seguem sem poder estabelecer prazos de validade dos créditos dos cartões pré-pagos



As operadoras de telefonia seguem sem poder estabelecer prazos de validade dos créditos dos cartões pré-pagos em todo o território nacional. O Tribunal Regional da Federal (TRF) da 1ª região negou, por unanimidade, provimento aos embargos de declaração apresentados pela TIM, Telefônica, Oi e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que pediam a reversão de decisão anterior, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão. "Da decisão, que tem efeito imediato, cabe recurso às instâncias superiores, porém, sem efeito suspensivo", afirmou o TRF. 

As empresas alegaram que a decisão não deixou claro como deverá ser feita a reativação dos créditos pré-pagos, cujo prazo de validade tenha expirado e qual o procedimento a ser adotado, inclusive, em relação às linhas já canceladas e aos consumidores que não são mais seus usuários. As operadoras questionaram ainda se a decisão anterior alterou as regras para comercialização do serviço móvel na modalidade pré-paga ou se determinou que a Anatel proceda à edição de nova regulamentação. "A depender da solução apontada em face dos questionamentos acima citados, haveria violação aos dispositivos legais e constitucionais", ponderam.
Folha da Bahia

Prefeitura de Barreiras adere ao movimento "SOS Municípios"


A Prefeitura de Barreiras suspende atendimento ao público nas estruturas administrativas nesta sexta-feira (25) em adesão ao movimento "SOS Municípios", uma forma de protesto contra a grave crise financeira sofrida pelas administrações municipais.

O prefeito Antonio Henrique decretou a suspensão de atendimento ao público, com ressalvas as atividades consideradas de natureza essencial na área de saúde, educação, coleta de lixo urbano e proteção ao patrimônio público. “Os municípios baianos estão unidos em prol da revisão do Pacto Federativo, devido à diminuição das receitas que sofremos ao longo dos últimos anos e também pelas dificuldades que enfrentamos no custeio dos programas federais e estaduais. Barreiras está na luta junto com a UPB”, garantiu o prefeito.

O prefeito disse ainda que com essa medida, o movimento encabeçado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e os municípios baianos, esperam chamar a atenção do Congresso Nacional para a aprovação da PEC 39/2013, que amplia em 2% o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além de sensibilizar o Governo Federal sobre a situação precária de arrecadação em razão da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e da perda de tributos com a isenção da alíquota da CIDE/Combustíveis, dentre outras medidas que acabaram prejudicando os municípios.(Mural do Oeste)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bahia terá 10 profissionais do Mais Médicos em comunidade indígenas


Devem chegar entre o próximo sábado (26) e a segunda-feira (28) mais 277 profissionais que atuarão pelo programa Mais Médicos na Bahia. É a segunda vez que o estado tem o maior contingente entre todas as unidades da federação. O grupo que chega no final da semana faz parte da segunda etapa do programa, sancionado nesta terça (22) pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com o secretário de saúde do estado, Jorge Solla, nesta fase, a novidade é o incremento de profissionais em áreas indígenas.
A previsão é que dez médicos atendam localidades habitadas por índios. “Nós tivemos uma reunião com o secretário Antônio Alves de Souza, da Secretaria Especial da Saúde Indígena [Sesai] para tentar encaminhar esse compromisso e trabalhamos com o número de dez profissionais”, afirmou Solla, em entrevista ao Bahia Notícias.

Bahia será estado com maior número de profissionais na segunda etapa do programa Mais Médicos


A Bahia é o estado que mais receberá profissionais na segunda etapa do programa Mais Médicos, informou o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. Serão 282 médicos para 109 municípios baianos nesta nova fase do programa. "Na Bahia, o programa Mais Médicos é um sucesso e esta segunda etapa marcará mais avanços na saúde em todo o estado", disse o secretário. O primeiro grupo desta nova etapa chega à Bahia no sábado (26). A partir da segunda-feira (28) começa uma semana de cursos para os profissionais.


O programa foi lançado em julho e busca levar mais médicos a áreas que sofrem com ausência deste profissional. Os médicos selecionados recebem do Ministério da Saúde bolsa de R$ 10 mil mensal. A alimentação e moradia ficam a cargo do município. 
Ao todo, 46 milhões de brasileiros serão atendidos pelos profissionais do Mais Médicos, segundo a presidente Dilma Rousseff, que sancionou a Medida Provisória do programa. Na cerimônia, Dilma homenageou Juan Delgado, médico cubano que foi alvo de protestos da classe médica local quando chegou ao Brasil. 

A presidente disse que Juan sofreu "imenso constrangimento" em Fortaleza no mês de agosto e pediu desculpas em nome do povo brasileiro. Delgado se levantou e foi aplaudido. (Correio)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Gugu Liberato participará do "Teleton" 2013 mas não irá ao SBT


Quatro anos ausente do "Teleton", período este em que estava contratado da Record, Gugu Liberato voltará à campanha neste ano mas não da forma como se imaginava pela maioria dos telespectadores e nos bastidores da TV.
 
Gugu, que vinha negociando sua participação no programa já de algumas semanas, impôs algumas condições, as quais foram aceitas, e decidiu não ir ao SBT.
 
Ele gravará sua participação, a qual deve ocorrer entre esta terça (22) ou quarta (23), em sua casa ou em alguma unidade da AACD.
 
A intenção do animador é evitar toda a repercussão e os holofotes que sua ida à emissora de Silvio Santos causariam. Além disso, ele também sabe que lidaria com grandes especulações por parte da imprensa quanto ao seu destino artístico. 
 
Desde que deixou a Record, em junho deste ano, Gugu tem procurado se ausentar da mídia. Ele já conversou com Silvio Santos, com quem ensaia uma possível volta ao SBT, e com uma emissora de TV de Portugal.
 
Com informações da coluna Canal 1. Informações: (site natelinha)

Windows (Service Pack 3) deixará de ser atualizado em 20 milhões de PCs no Brasil

O ciclo de atualizações de segurança do Windows XP com o pacote de atualizações SP3 (Service Pack 3) chega ao fim no dia 8 de abril de 2014. Na prática, o sistema operacional lançado em 2001 não receberá mais correções de segurança a partir desta data, em nenhuma versão, deixando cerca de 20 milhões de computadores vulneráveis no Brasil. “Basicamente, a maioria das pessoas que usa XP está desprotegida”, alerta Priscila Alves, gerente geral para o Windows na MicrosoftBrasil. Segundo ela, quando os pacotes mensais de correções de segurança da Microsoft forem liberados para os sistemas mais recentes (Windows Vista, 7, 8 e 8.1) “os hackers podem fazer engenharia reversa” e explorar as brechas que não serão corrigidas no XP SP3. A preocupação da Microsoft também se deve ao fato de que o Windows XP é o segundo sistema operacional mais usado no Brasil e no mundo depois do Windows 7. “Estamos entrando em contato com todas as grandes empresas que ainda utilizam o Windows XP para explicar os benefícios de usar um sistema operacional mais recente e até o final de novembro”, disse a Microsoft Brasil, em comunicado, ao G1.(Voz da Bahia)

BA: polícia prende suspeitos de matar dono de parque de vaquejada em Santa Bárbara

Foto: Clériston SilvaSanta Bárbara: Polícia prende acusados de roubar e matar dono de parque de vaquejada
Três homens suspeitos roubar e matar o empresário e dono de um parque de Vaquejada em Santa Bárbara, Josenilson de Lima, de 45 anos, foram presos pela polícia. O crime aconteceu no último sábado (19) na BR-116/Norte, próximo a Santa Bárbara. Érico Maia Santana Filho, João Antonio Oliveira e Claison Santana Lima foram detidos após uma perseguição e troca de tiros com policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão da PM, em Serrinha. 
Outro suspeito identificado como Gleidson Nunes Cordeiro, vulgo “Vinho”, conseguiu escapar do cerco policial. Dois adolescentes também foram apreendidos. De acordo com informações do site Clériston Silva, um PM e um suspeito foram baleados durante o confronto. Todos os suspeitos, segundo a polícia, moram em Feira de Santana. No latrocínio, os bandidos roubaram R$ 31 mil da vítima, que era bastante conhecida na região.
informações: site Clériston Silva/ Bahia Notícias

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

População e agricultores de Irecê comemoram a chegada das primeiras chuvas

Foto: Pascoal Ferreira

















irece-tem-chuvas-esporadicas-com-rajadas-de-ventos-e-trovoadas

Após um longo período de estiagem, finalmente a população do município de Irecê comemorou a chegada das primeiras chuvas, que começaram a cair na noite de sábado, e continuou no domingo.

O tempo estava abafado e os agricultores que planejavam iniciar suas plantações já estavam desanimados. “Graças a Deus, agora vou começar a preparar a terra para plantar e espero uma boa colheira”, comemorou o agricultor Raimundo Dourado, 62 anos.

Por conta da estiagem, a prefeitura chegou a decretar situação de emergência nas regiões afetadas e mobilizou as secretaria para assistir as famílias prejudicadas.

De acordo com o site Clima Tempo, a previsão é que continue chovendo na cidade até hoje segunda-feira. O dia também está chuvoso em diversas cidades da região. 
(Pascoal Ferreira/Irecê Repórter)

domingo, 20 de outubro de 2013

Fábrica de motos deve ser construída em Juazeiro, Sundown, Misa e Zatara.


Após trazer a fábrica da Jac Motors para Camaçari, o governador Jaques Wagner deve anunciar a instalação de uma fábrica de motos em Juazeiro. No local devem ser fabricadas três marcas: Sundown, Misa e Zatara.

De acordo com o colunista Levi Vasconcelos, o investimento será de R$ 50 milhões. A Prefeitura de Juazeiro e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial já estão em acordo.

O que se espera é que a fábrica em Juazeiro seja implementada no prazo devido, já que a Jac Motors, que deverá ser inaugurada no final de 2014, ainda não dá sinais de vida. (Bocão News)

Crescimento das classes C e D motiva empresas a aumentar investimentos no nordeste

Foto: ReproduçãoCrescimento das classes C e D motiva empresas a aumentar investimentos no nordeste

O Nordeste, com mais de 50 milhões de habitantes, tem se tornado pólo de atração de investimentos de empresas nacionais e internacionais. Potencial econômico em crescimento da população e incentivos fiscais oferecidos pelos estados para instalação de fábricas e lojas tem sido relevantes para a vinda de empresas para a região.  Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de exportações da região cresceu 400% entre 2000 e 2012. De acordo com matéria do Correio deste domingo (20), o crescimento das classes C e D no nordeste tem feito marcas, que no passado não faziam parte do mercado regional, procuram expandir negócios. “Na última década, houve um aumento considerável do potencial de compra da população nordestina, motivado pelo aumento da quantidade de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho com carteira assinada e também que passaram a ter renda em função de programas de transferência de renda do governo federal. Isso chamou atenção das empresas”, explica o professor da Faculdade de Economia da UFBA, Oswaldo Guerra. (Bahia Notícias) 

Chapada Diamantina: Maior evento de ciclismo das Américas teve início neste domingo

Foto: Brasil Ride/FacebookChapada Diamantina: Maior evento de ciclismo das Américas teve início neste domingo
Um dos maiores eventos do ciclismo mundial teve início, na tarde deste domingo (20), no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O "Brasil Ride", que conta com 250 atletas de 24 países, vai até o próximo dia 26 de outubro e tem como desafio percorrer cerca de 600 quilômetros em trilhas pelos municípios baianos de Mucugê e Rio de Contas, na região central do estado. Em sua quarta edição, o Brasil Ride conta com apoio do Ministério do Esporte e do Governo da Bahia, além de mais de 20 grandes patrocinadores. O evento deste ano atrai à Chapada Diamantina atletas de ponta do mountain bike mundial, como o suíço Crhistoph Sauser, bicampeão mundial da Maratona de Mountain Bike, bronze em Sydney 2000 e tricampeão da Cape Epic, tradicional prova de ultramaratona realizada na África do Sul. Ele e seu parceiro, o japonês Kohei Yamamoto, tentam desbancar os portugueses Tiago Ferreira e Luís Leão Pinto, campeões do evento no ano passado.(Bahia Notícias)