quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Caminhar reduz o risco de câncer de mama

19134474Há poucos dias, foi publicado um estudo que demonstrou que os exercícios são melhores que os remédios para o coração e contra o AVC. Agora a conexão foi estabelecida entre os exercícios e o câncer de mama, mulheres na pós-menopausa que caminham uma hora por dia podem reduzir significativamente o risco de sofrerem de câncer de mama!
Esse foi o resultado do estudo publicado na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. Foram acompanhadas 73.614 mulheres, com idades entre 50 e 74 anos, recrutadas pela Sociedade Americana do Câncer entre 1992 e 1993. Após 17 anos descobriu-se que andar sete horas durante uma semana diminui os riscos de contrair a doença. Especialistas britânicos disseram que o estudo é uma evidência de que o estilo de vida influencia o risco para o câncer.
A equipe da Sociedade Americana do Câncer afirmou que essa foi a primeira vez que a redução de riscos foi especificamente ligada à caminhada. Uma pesquisa recente da organização beneficente Ramblers mostrou que um quarto dos adultos anda mais de uma hora por semana. Manter uma rotina de atividades físicas é um fator conhecido na redução do risco de se contrair diversos tipos de câncer.

ATIVIDADE RECREACIONAL

As participantes responderam questionários sobre sua saúde e a respeito de quanto tempo permaneciam ativas e participando de atividades como caminhar, nadar e fazer exercícios aeróbicos. Elas também registraram quanto tempo ficavam sentadas assistindo televisão ou lendo.
Elas preencheram os mesmos questionários em intervalos de dois anos entre 1997 e 2009. Andar como única atividade recreacional foi o hábito mencionado por 47% das pesquisadas.
Aquelas que andavam ao menos sete horas por semana tiveram uma redução de 14% no risco de câncer de mama, comparado com aquelas que andavam apenas três ou menos horas por semana.
Alpa Patel, epidemiologista da Sociedade Americana do Câncer em Atlanta, na Georgia, que liderou o estudo, afirmou: “Dado que mais de 60% das mulheres relataram andar diariamente, promover a caminhada como uma atividade saudável de lazer pode ser uma estratégia efetiva para aumentar a atividade física entre as mulheres em fase de pós-menopausa.”
“Ficamos contentes em descobrir que sem nenhuma outra atividade recreacional, apenas andar uma hora por dia foi associado com menor risco de câncer de mama nessas mulheres. Atividades mais longas e extenuantes reduziram ainda mais o risco.”
A baronesa Delyth Morgan, executive-chefe da Campanha Contra o Câncer de Mama afirmou: “Este estudo adiciona mais evidências de que nossas escolhas de estilo de vida podem influenciar o risco de câncer de mama e mostra que mesmo mudanças pequenas incorporadas às nossas atividades cotidianas podem fazer a diferença.”
“O desafio agora é saber como transformamos essas descobertas em ação e como identificamos outras mudanças de estilo de vida sustentáveis que nos ajudarão a prevenir o câncer de mama.”
*Com informações da BBC - Blog da Saúde

Município de Barra é escolhido para participar do programa Proinfância na Bahia


O município de Barra foi um dos contemplados para participar da pesquisa de avaliação diagnóstica que é parte do Projeto de Assessoramento e Acompanhamento Pedagógico do Proinfância na Bahia.
A equipe responsável por esse trabalho, composta pela coordenadora do pólo Irecê-Caetité, Lehaine Bastos Ribeiro, e pelos estagiários Taise Ane Santana, Naiane Paudarco e Mário Odonne, visitaram o Centro de Educação Infantil Professora Nivea Freitas de Andrade e Silva, de onde saíram satisfeitos com o resultado da proposta pedagógica implantada no local.
O objetivo geral dessa pesquisa é analisar a realidade da Educação Infantil, fortalecer as políticas públicas municipais de Educação Infantil, e garantir o direito da criança com idade entre 0 e 6 anos à educação de qualidade.
Ascom Barra

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

BA: Juazeiro realiza seminário temático "Rio São Francisco - 512 anos de ameaças e 20 anos da peregrinação”



Como parte da programação alusiva à Semana do Rio São Francisco, uma importante atividade para mobilização, sensibilização e engajamento social dos ribeirinhos nesta região, oportunidade em que haverá discussões, debates, reflexões e direcionamentos durante as exposições no SEMINÁRIO TEMÁTICO “RIO SÃO FRANCISCO - 512 ANOS DE AMEAÇAS E 20 ANOS DA PEREGRINAÇÃO” que contará com a participação especial de Adriano Martins (sociólogo e uma das pessoas da equipe de D. Luiz Cappio na Peregrinação em Defesa do rio São Francisco, da nascente até foz, entre 1993 e 1994), representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento e do Coletivo de Amigos da Ilha do Fogo.

O referido seminário acontecerá nesta quinta-feira (10), das 08H às 12:30H, no auditório da UNEB. O evento é uma organização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Assessoria para Assuntos dos Conselhos e do Coletivo de Amigos da Ilha do Fogo.

Tem como parceiros a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; SAAE; DTCS/UNEB; Associação de Pescadores da Ilha do Fogo; IFBA; INEMA; CETEP; IBAMA; Corpo de Bombeiros de Juazeiro; Associação de Barqueiros da Ilha do Rodeadouro; Agência da Capitania dos Portos de Juazeiro/Marinha; Rede de Educação Ambiental da Bahia; Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia; DCH/UNEB; ADAC; Univasf; Assessoria para Assuntos de Conselhos, entre outras. 
(Informações Blog do Geraldo José)

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Empresas da Espanha e China vencem licitação para vender trilhos da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) Ilhéus - Barreiras





















  • Um consórcio com empresas da Espanha e da China será responsável por fornecer os trilhos que serão usados em uma nova etapa da Ferrovia Oeste Leste (Fiol). A licitação foi realizada nesta segunda-feira (7), com a abertura dos envelopes na sede da Valec, estatal responsável pela obra. São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre o município de Ilhéus, no sul do estado, até o de Barreiras, no extremo oeste baiano. 

  • A licitação foi dividida em cinco lotes, que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 km). O grupo apresentou uma proposta final de R$ 547 milhões. O secretário da Casa Civil do Estado, Rui Costa (PT), explica que essa licitação permite o avanço das obras. “O êxito no processo licitatório permitirá a instalação de trilhos em trechos que estão prontos, a espera do material. Com as últimas licenças e a chegada desses trilhos, o cronograma da maior obra de intervenção logística da Bahia segue em ritmo satisfatório.”, afirmou. 

  • A próxima etapa da licitação ocorrerá até sexta-feira, dia 11, quando serão analisados os documentos dos consórcios. O resultado final da licitação está previsto para sair no dia 21 de outubro. Na última semana, as obras do Lote 5 da Fiol foram liberadas pelo Tribunal de Contas da União. São mais 162 quilômetros de extensão liberados, passando pelos municípios de Caetité, Guanambi, Palmas do Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa.
  •  
    Bahia Notícias - Postado por Elaine Brito

"União poliafetiva" traz à tona um debate que divide juristas e a sociedade

A união estável "poliafetiva" lavrada no interior de São Paulo pela tabeliã Claudia do Nascimento Domingues entre um homem e duas mulheres trouxe à tona um debate que divide juristas e a sociedade. Num momento pós-união estável homossexual, já aceita pela Justiça, até onde vai o conceito de família no Brasil?


Na visão da advogada e oficial do cartório de notas da cidade de Tupã, não há lei na Constituição brasileira que impeça mais de duas pessoas de viverem como uma família e a ausência da proibição abre caminho para um precedente.

A definição de "união poliafetiva" vem sendo usada por ela na tese de doutorado que desenvolve na USP. "Não sei se esse será o termo mais adequado, mas é o que escolhi para empregar em meus estudos".

Para ela, há chances de que as uniões poliafetivas tenham uma trajetória semelhante às uniões homoafetivas, entre duas pessoas do mesmo sexo, que após muitos anos de recursos e trâmites em diferentes instâncias do país foram consideradas válidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu por uma "revisão" do texto constitucional no ano passado.

"O modelo descrito na lei é de duas pessoas. Mas em nenhum lugar está dizendo que é crime constituir uma família com mais de dois. E é com isso que eu trabalho, com a legalidade. Sendo assim o documento me pareceu bastante tranquilo. Trata-se de um contrato declaratório, não estou casando ninguém", diz Claudia.

Ela explica que, em termos oficiais, trata-se de uma "escritura pública declaratória de união estável poliafetiva", o que, traduzindo em poucas palavras, significaria um contrato onde os três envolvidos deixam claras suas vontades e intenções como família. Cabe a empresas, prestadoras de serviços, órgãos públicos e à Justiça, em casos de ações judiciais e subsequentes recursos, decidirem se aceitam o documento ou não.

'Três é demais' 
Outros juristas defendem que a família só pode ser constituída por um casal, ou seja, duas pessoas, e rejeitam o conceito tanto em termos jurídicos quanto morais.

Num sinal de novos tempos, no entanto, mesmo os mais conservadores tomam por base que a definição de casal hoje no Judiciário brasileiro já admite um homem e uma mulher, dois homens ou duas mulheres, acatando a decisão do STF. Mas três é demais.

"É um absurdo. Isso não vai para frente, nem que sejam celebradas milhares dessas escrituras. É algo totalmente inaceitável, que vai contra a moral e os costumes brasileiros", avalia a advogada Regina Beatriz Tavares da Silva, presidente da Comissão de Direito da Família do Instituto de Advogados de São Paulo (Iasp) e doutora na mesma área pela USP. BBC Brasil