sexta-feira, 16 de agosto de 2013

BA: Irecê, oferece vaga no Programa de Qualificação Profissional Audiovisual dia 23

O curso terá início dia 23 e será ministrado pelo o Centro de Formação em Artes (CFA) no Tabuleiro Digital, na Av. Terêncio Dourado, S/N, no complexo do antigo Projeto Rondon


Entre os dias 15 e 20 deste mês, profissionais que trabalham com Audiovisual poderão se inscrever no curso de qualificação oferecido pelo Centro de Formação em Artes (CFA), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). O curso terá início efetivo no próximo dia 23 e será ministrado no Tabuleiro Digital, na Av. Terêncio Dourado, S/N, no complexo do antigo Projeto Rondon.

A matrícula é gratuita e pode ser feita pela internet, em http://www.fundacaocultural.ba.gov.br /cursos, ou presencialmente no próprio Tabuleiro Digital. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), os alunos que cumprirem (pelo menos) 75% de frequência terão certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Conteúdo do curso AUDIOVISUAL: Curso teórico prático “Do Roteiro à Fotografia” e “Análise e Produção de Documentários” para cinema e audiovisual, abrangendo etapas de construção de micronarrativas e projetos de filmes documentais. Todo processo imagético se realiza na narrativa. A Fotografia, arte das sombras, é composta por camadas de sentidos. Roteiro é contar uma história por imagens, sons, silêncio e diálogos. O documentário concebe, narrativiza, cria e recria contextos reais. Somados ao movimento, esses elementos se encontram gerando um terceiro sentido: a imagem-movimento, que por si abarca um encadeamento de ações que permite a construção de personagens, circunstâncias, contextos, que emocionam o espectador para lhe comunicar uma visão original de mundo. Desta maneira, abordaremos aspectos historiográficos, estéticos, éticos e políticos do cinema documentário, conceitos fundamentais da dramaturgia e da fotografia aplicada ao cinema e ao audiovisual. O curso será composto de aulas teóricas e exercícios práticos que deverão culminar na elaboração de projetos de filme documentário e de microvídeos que variam entre um e três minutos. 
(Fonte: Prefeitura municipal de Irecê) (CFA)

BA: Obras Sociais Irmã Dulce, vai inaugurar centro para reabilitação de pacientes auditivos

Centro para reabilitação de pacientes auditivos oferecerá ‘cirurgia de ouvido biônico’
Foto: Divulgação


por Francis Juliano - BN
Vai ser inaugurado na próxima quinta-feira (21) um novo núcleo no Centro de Reabilitação Auditiva do hospital das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Segundo o responsável pelo espaço, o fonoaudiólogo Marcos Banhara, a unidade vai oferecer serviços de alta complexidade como a cirurgia de implante coclear, conhecida como “cirurgia do ouvido biônico”, indicada para pacientes que nasceram com surdez (principalmente crianças) ou perderam a capacidade de ouvir por um problema súbito, como acidente ou meningite. 

A depender da pessoa, ela pode recuperar até 80% da audição e ter uma vida ativa, o que inclui trabalhar normalmente, disse Banhara em entrevista ao Bahia Notícias. Outro procedimento feito no local é a adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonoro Individual (AASI), que é a introdução de aparelhos no ouvido. O diretor diz que o centro contará com equipe multidisciplinar de saúde e com tecnolgia moderna. Os atendimentos ocorrerão todos os dias da semana de forma gratuita. “Qualquer pessoa que tenha algum problema auditivo é bom que venha até o centro onde faremos uma triagem. Se for um problema que a gente resolva, ela fica aqui. 

Caso não seja, encaminhamos para um otorrino ou outro profissional”, informou. Pacientes novos devem comparecer às segundas, quartas e quintas pela manhã, com a marcação de consultas até às 9h. Cerca de oito cirurgias de implantes coclear devem ser feitas por mês, com a previsão também de serem colocados 150 aparelhos de ouvido em igual período. No geral, Marcos Banhara prevê 1,5 mil atendimentos por mês, com a soma de consultas e outros procedimentos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que 6% dos habitantes em países em desenvolvimento sejam portadores de algum grau de deficiência auditiva.
(Bahia Notícias)

BA: Juazeiro confirma morte por gripe suína H1N1

Uma reunião foi realizada nesta sexta-feira (16) com objetivo de traçar estratégias para enfrentar a enfermidade.


Uma pessoa morreu e duas continuam infectadas com a gripe H1N1, conhecida como gripe A (ou suína), em Juazeiro, norte baiano. A secretaria de saúde da cidade (Sesau) confirmou os casos. Uma reunião foi realizada nesta sexta-feira (16) com objetivo de traçar estratégias para enfrentar a enfermidade e descartar a existência de epidemia. De acordo com a pasta, a última campanha contra a gripe A, realizada em abril passado, atingiu a meta exigida pelo Ministério da Saúde de (80%) com 28,9 mil (85,71%) pessoas vacinadas. 

Segundo o médico infectologista da rede municipal, Washington Dantas, a rede municipal está preparada para prestar assistência. São considerados sintomas relacionados à síndrome gripal: febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, dores nas articulações e no corpo. Pessoas que sentirem sintomas da síndrome gripal devem procurar os postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede, das 8h às 13h, no interior e aos finais de semana devem ser procuradas as seguintes unidades: Hospital da Criança, Maternidade, UPA/24 horas e Hospital Regional. (Bahia Notícias)

BA: Chapada Diamantina se destaca na produção de uvas e tomates

Chapada Diamantina se destaca na produção de uvas e tomates
Foto: Manu Dias/GOVBA
Produtores franceses de vinho participaram nesta sexta-feira (16), no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, da colheita de uvas da safra 2013 e degustação de vinhos da safra 2012. O governador Jaques Wagner (PT) e o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, acompanharam os empresários. A área de produção das uvas é considerada de pesquisa e produz, atualmente, oito toneladas por hectare, sendo que a capacidade será ampliada para 16 toneladas. 

Em Morro do Chapéu, as primeiras variedades foram plantadas em 2011. A vinda dos franceses é mais um resultado das viagens internacionais feitas pelo petista que em 2009 esteve, com o secretário Eduardo Salles, na França, onde assinaram protocolo de intenções para desenvolver a cultura da uva na Chapada. Ainda em Morro do Chapéu, o governador participou da inauguração da unidade de cultivo protegido da empresa Ban Tomates. 

A produção da empresa de Goiás que se instalou na Bahia contempla oito variedades de tomate e será comercializada no Nordeste a partir do próximo ano. Atualmente, a unidade emprega 68 pessoas, e até o final de 2014, esse número deve subir para 250 trabalhadores, todos da região de Morro do Chapéu. 
(Bahia Notícias)