quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BA: Barreiras sediará conferência territorial de cultura em agosto

CONFERÊNCIA TERRITORIAL EM BARREIRAS – Nos dias 12 e 13 de agosto será realizado em Barreiras no campus da UFBA/Prainha a etapa territorial da 5ª Conferência Estadual de Cultura
Por Tiago Lira – RTC Bacia do Rio Grande (com informações- ASCOM/SECULT)









O ano de 2013 está sendo de conferências de cultura em todo o Brasil. Na Bahia, este processo está a todo vapor. As Conferências Municipais começaram a acontecer no mês de junho e, até agora, já foram realizados 153 encontros, nos 27 territórios de identidade. E não para por aí! De 26 a 31 de julho, já estão previstas a realização de mais 121 conferências. A Secretaria Estadual de Cultura está realizando um trabalho de convocação e apoio para que as cidades cumpram a etapa Municipal até o dia 04 de agosto.
“Em Angical já fechamos nossa conferência. No dia 27 fomos à comunidade de Vila Nova onde estão os remanescentes do grupo afro as congadas, samba de roda, artesãos do barro, festas religiosas, os cantores das esmolas. Oferecemos um almoço e recebemos o grupo de capoeira Cultura Brasil. Em seguida nos deslocamos para o Centro Comunitário e escolhemos os representantes do grupo de trabalho para execução e o acompanhamento do plano de ações estratégicas para a cultura no município e os delegados”, comentou a secretária de cultura de Angical, Ana Ferreira.
CONFERÊNCIA TERRITORIAL EM BARREIRAS – Nos dias 12 e 13 de agosto será realizado em Barreiras no campus da UFBA/Prainha a etapa territorial da 5ª Conferência Estadual de Cultura.
Todos os secretários, coordenadores, artistas e articuladores de cultura dos municípios que compõem a Bacia do Rio Grande estão convidados a participar do evento que elegerá os delegados para participar da Conferência Estadual que será realizada de 10 a 13 de outubro em Alagoinhas.
 Jornal Gazeta do Oeste

No interior da Bahia 76% dos municípios se inscreveram para o Programa Mais Médicos

O programa Mais Médicos para o Brasil encerrou, à meia-noite de quinta-feira (25) de Julho, seu primeiro mês de inscrições com a adesão de 317 municípios da Bahia, que equivalem a 76% do total de prefeituras do estado. Juntas, estas cidades apresentaram demanda e capacidade para terem 1.382 médicos atuando na atenção básica. O segundo mês de adesão terá início no dia 15 de agosto.

No Brasil todo, 3.511 municípios se inscreveram no Programa, o correspondente a 63% do total de prefeituras no Brasil e a 92% das consideradas prioritárias. Ao todo, as cidades cadastradas solicitaram 15.460 médicos para atuar na sua atenção básica.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a forte mobilização de estados e municípios, em especial daqueles situados em áreas prioritárias. “Chamo a atenção para o fato de que nenhuma região teve índice de adesão menor do que 55%. Em especial, ressalto o bom resultado do Norte do país, em alguns estados mais de 90% dos municípios se inscreveram. Com esse mapeamento, teremos mais clareza do esforço que deveremos fazer para atender à população onde faltam médicos no Brasil”, declarou o ministro.

Padilha destacou ainda o aumento da demanda por médicos no país do início do ano para cá. “Não só faltam médicos na atenção básica como cresceu a demanda. Pela chamada do Provab, realizada no início do ano, tínhamos 9 mil vagas. Em 15 dias de inscrições no programa, os municípios mostram que há mais de 15 mil vagas. Ou seja, os dados da adesão mostram que faltam médicos no Brasil e que a carência desses profissionais aumentou desde o início do ano”. O Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), criado pelo Ministério da Saúde em 2011, estimula médicos a atuarem na atenção básica do país. 

SP: Existem muitos padres gays, afirma Padre Beto excomungado pela Igreja Católica

Padre Beto no lançamento do livro "Verdade Proibidas", em Bauru (SP), na última terça-feira (30).

No último mês de abril, o paulista Roberto Francisco Daniel, o Padre Beto , ficou conhecido em todo o Brasil depois de ser excomungado pela Igreja Católica por causa da sua visão progressista da sexualidade. Aos 47 anos, ele foi obrigado a deixar a sua paróquia na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, por defender, entre outras posições, o amor gay. Ele também não escondia que a homossexualidade é algo que existe dentro da instituição.

Mais de dois meses depois da excomunhão, o papa Francisco surpreendeu o mundo nesta semana ao declarar que os gays não devem ser marginalizados pela sociedade, indo de encontro ao que pensa Roberto. Aliás, mesmo expulso da Igreja, ele se recusa a abandonar a alcunha ‘padre’. “Continuo sendo padre, essa é minha vocação... minha paixão”.

Nesses meses de afastamento, Padre Beto se concentrou em escrever um livro sobre o que aconteceu com ele e sobre a necessidade de renovação nas posições da denominação religiosa sediada no Vaticano. Lançado na última terça-feira (30), “Verdades Proibidas” (Editora Astral Cultural) traz à tona temas tabus para Igreja Católica, como a homossexualidade, a homofobia religiosa e o celibato.

Em entrevista ao iGay , Padre Beto comentou sobre todos esses assuntos, apontando inclusive os casos de sacerdotes católicos que ‘escondem sua homossexualidade atrás da batina’.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Alexandre Pato está namorando a atriz Global Isabelle Drummond, de 'Sangue Bom'

Alexandre Pato está namorando a atriz Isabelle Drummond, de 'Sangue Bom' - 1 (© AGNews)
Foto: AG.News

Alexandre Pato e a atriz Isabelle Drummond estão namorando. A informação é da coluna 'Retratos da Vida', do jornal carioca 'Extra' desta terça-feira (30). Dennis Carvalho, diretor da novela 'Sangue Bom', levantou os rumores sobre o romance após afirmar, em entrevista ao programa 'Redação SporTV', que o jogador do Corinthians estaria vivendo um romance com uma das artistas da trama.

A mãe da atriz, Damir Drummond, afirmou não ter conhecimento do envolvimento do jogador com a filha: 'Isso não existe', disse à coluna. Vale lembrar que essa foi a mesma postura da mãe de Bruna Marquezine, Dona Neide, quando surgiram as primeiras notícias sobre o romance da atriz com Neymar.

No último dia 22, Neymar e Pato jantaram no restaurante Paris 6, em São Paulo, antes de o craque do Barcelona viajar para a Espanha. Bruna e Isabelle também são muito amigas. As atrizes se conhecem desde a infância, quando contracenaram no programa infantil 'Sítio do Picapau Amarelo', em 2004.

Aos 21 anos, Isabelle mantém sua vida pessoal bem longe da mídia. Ela interpreta a personagem Giane e precisou fazer aulas de futebol para o papel. Antes da novela começar, ela se encontrou pessoalmente com Pato para receber algumas orientações. 

Até final do ano Brasil vai implantar primeiro coração artificial infantil 100% nacional

Coração artificial tem a missão de salvar a vida de crianças que esperam por um transplante


O primeiro coração artificial infantil da América Latina totalmente desenvolvido no Brasil é fabricado pelo Instituto do Coração (Incor) desde 2002 e até o final deste ano deve bater no peito de um paciente. Considerado uma inovação pela comunidade médica, ele poderá salvar crianças que hoje morrem na fila à espera de um transplante. Por enquanto, o ventrículo artificial brasileiro é testado em animais, mas a partir de dezembro deve virar uma prática hospitalar diária.

O suporte artificial funciona como uma ponte enquanto se espera pelo transplante. "O objetivo principal é substituir a função do coração que já está falido, não aguenta mais bombear o sangue. O equipamento dá à criança a condição de aguardar por um tempo maior a possibilidade de transplante", defende o médico Marcelo Jatene, diretor da unidade de cirurgia cardíaca pediátrica do Incor.
A escassez de doadores de órgãos ainda é um entrave. "Se conseguirmos manter essa criança numa condição favorável por um tempo prolongado, daremos a ela a chance de conseguir um órgão", observa.O prazo máximo recomendado para o paciente ficar com o equipamento, por enquanto, é de três meses.
Na fila de espera
A chance de um paciente morrer na fila de espera é de 60%, de acordo com os médicos. Por isso, o coração artificial é aguardado com expectativa. Uma vantagem que o dispositivo fabricado no Brasil promete ter em relação ao produto exportado é o preço. Enquanto um equipamento produzido na Alemanha, Japão ou Estados Unidos custa entre R$ 150 mil e R$ 200 mil, no Brasil o valor deve ser inferior - mas os médicos do Incor não souberam precisar exatamente quanto a versão nacional custará.
"Um dos grandes problemas em usar esse aparelho já disponível no mercado mundial é o financiamento. As famílias são muito pobres, não têm condições de pagar por isso. Nem todas as instituições têm possibilidade de arcar com a despesa", acredita Janete.
O projeto conta com o apoio e financiamento de outras instituições, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, também já desenvolveu um modelo de coração artificial, mas para adultos. Para o médico Luis Carlos Bento de Souza, diretor da divisão de cirurgia da entidade, o equipamento assume um papel determinante.
"Pacientes em fase avançada da doença vão para transplante ou ficam sem uma solução. Eles precisam de um apoio mecânico para manterem-se vivos até a viabilidade de um doador", conclui. "É algo que vem sendo estudado há muitos anos. Mas não é fácil substituir um órgão como o coração", complementa. Segundo o médico, os detalhes técnicos e materiais envolvidos exigem características especiais para garantir o desenvolvimento da função de maneira adequada.

Pai é suspeito de matar cantor esfaqueado na Zona Sul de SP

Vocalista de banda de rock foi morto na casa onde morava com família. Delegado aguarda laudo para confirmar se vítima consumiu drogas.


O pai suspeito de matar o próprio filho, que era vocalista de uma banda de rock, informou nesta terça-feira (30) à polícia que agiu em legítima defesa. O pintor Ronaldo Lopes Frazão, de 56 anos, deu depoimento por duas horas e foi posto em liberdade no início da tarde, pois o prazo para a prisão em flagrante já expirou e não há prisão temporária ou preventiva decretadas. 

Ronaldo se apresentou à polícia no 47º Distrito Policial, no Capão Redondo, por volta das 11h30 desta terça-feira (30). O suspeito estava foragido desde a noite da sexta-feira (26), quando o vocalista da banda de heavy metal Pray For Mercy, Fabio Nunes Frazão, de 25 anos, foi morto com um golpe de faca.

Segundo o suspeito, Fabio chegou em casa bêbado e agressivo na última sexta-feira, chegando a discutir com a família. “Ele me pegou pelo colarinho, disse ‘eu não tenho medo de você’. Aí começou a quebrar a casa toda”, afirmou. De acordo com a polícia, pai e filho já tinham um histórico de desavenças.

Segundo sua versão, Ronaldo pegou uma faca que usava para trabalhar e tentou se defender do filho, que avançou em sua direção. “Eu tentei afastar ele, mas infelizmente eu acertei ele e tá feito”, contou. (G1 SP)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Se uma pessoa é gay e procura Deus, quem sou eu para poder julga-la? disse o PAPA

O Papa Francisco desembarca nesta segunda-feira (29) no aeroporto Ciampino, em Roma (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
O Papa Francisco desembarcou nesta segunda-feira (29) no aeroporto Ciampino, em Roma 

O Papa Francisco disse nesta segunda-feira (29) que os homossexuais não devem ser “julgados ou marginalizados” e que devem ser integrados à sociedade.

Conversando com jornalistas a bordo do avião que o trouxe do Rio a Roma, Francisco também afirmou que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, a orientação homossexual não é pecado, mas os atos, sim.

“Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?”, disse.

“O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem”, disse. “Ele diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas que devem ser integrados à sociedade.”
saiba mais

“O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies macônicos, tantos lobbies. Esse é o pior problema”, disse.

As declarações foram feitas quando o Papa respondia a uma pergunta sobre o chamado lobby gay do Vaticano.

“Vocês veem muito escrito sobre o lobby gay. Eu ainda não vi ninguém no Vaticano com um documento de identidade dizendo que é gay”, brincou.
(Blog do Meirelis)

Novas rachaduras voltaram a aparecem no solo em Lapão ragião de Irecê

fissuras no solo de LapãoNovas rachaduras começaram a surgir no solo da cidade de Lapão, região de Irecê. Preocupados com o fenômeno, moradores registram imagens das fendas e postam nas redes sociais. Em 2012, as fissuras avançaram pelo centro da cidade, atingindo casas e prédios. A foto foi reproduzida pelo site Irecê Repórter.
O evento geológico que ocorreu em outubro de 2008 causou, além do pânico da população, rachaduras em ruas e atingiu seis casas. O fenômeno provocou subsidência do terreno  com 15 cm de rejeito e localmente fissuras no solo com até 20 cm de largura.
O evento começou na Fazenda Sete Cascas em setembro de 2008, se propagou para a Fazenda Juá 15 dias depois e no dia 05/10/2008 afetou a área urbana no entorno da Fonte do Lapão. Em fevereiro de 2009 foram registradas duas novas subsidências na localidade de Tanquinho, 6 km a oeste da cidade de Lapão. Geólogos da UFBA dizem que o fenômeno é característico de solos da região:
“Além dos processos relacionados à evolução cárstica natural por sua natureza física, podem ocorrer nessas áreas acidentes atribuídos a causas diversas tais como: a extração mineral em seu entorno, a ocupação urbana, as atividades agrícolas, a captação de água subterrânea e lançamento de esgotos e águas servidas. Quando essas atividades são desenvolvidas sem critérios técnicos adequados e sem planejamento acabam deflagrando processos que induzem acidentes geológicos, tais como subsidências e colapsos de solo e de rocha.”

O IBRE- Instituto Brasileiro de Economia, confirma desenvolvimento rural de Luís Eduardo Magalhães

Luís-Eduardo-Magalhães-o-um-dos-municípios-que-mais-cresce-no-Brasil.-foto-Mayco-Sérgio


O IBRE- Instituto Brasileiro de Economia, vinculado à Fundação Getúlio Vargas, empreendeu, por iniciativa encomendada da CNA- Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, importante estudo em 5.489 municípios brasileiros, visando calcular os respectivos Índices de Desenvolvimento Rural (IDR).

O estudo, adiantado pelo Valor Econômico (15/07), foi construído com variáveis econômicas, sociais, ambientais e demográficas, e utilizando dados dos Censos Agropecuário de 2006 e Demográfico de 2010. Os economistas Ignez Lopes, Mauro Lopes e Daniela Rocha, líderes da pesquisa, constataram que algumas das novas fronteiras agrícolas do País não apresentam condições sociais à altura da força de suas produções e que limitações de recursos naturais e má gestão mantém dezenas de municípios do Piauí e Maranhão, por exemplo, na “parte de baixo” das tabelas e estatísticas, com elevados níveis de pobreza.

De modo geral, os resultados são compatíveis com o que o mundo real tem apresentado, ou seja, o dinamismo econômico tem contribuído para o desenvolvimento social. Vários municípios com IDR elevado, como Sapezal e Sorriso, no Mato Grosso têm se destacado também com respeito às melhorias de indicadores sociais.

A pesquisadora Daniela Rocha informa que o município baiano de Luís Eduardo Magalhães (LEM) foi enquadrado no grau de “desenvolvimento rural elevado”, o que era esperado, mas o índice de Barreiras não foi revelado.
Jornal Expressso