sexta-feira, 14 de junho de 2013

BA: Luís Eduardo Magalhães capacitará jovens com cursos profissionalizantes para atuar na área agrícola de precisão

 

No início do mês de junho, dia 04 a presidenta da república Dilma Rousseff anunciou em Brasília, o lançamento do Projeto Unidade de Educação Profissional (UEP). A Bahia foi contemplada com duas cidades, Luís Eduardo Magalhães e  Medeiros Neto, que receberão as instalações da nova unidade do Instituto Federal Baiano ( IF Baiano).



O Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, visitou Luís Eduardo Magalhães para analisar as condições municipais para atuar com essa Unidade de Ensino.
O  prefeito Humberto Santa Cruz em contato com o secretario estadual da Agricultura, Eduardo Salles, impulsionou uma conversa entre ele e os representantes do IFBaiano, que culminou com a disponibilização de um prédio de uma antiga creche municipal. O Ministério da Educação aprovou o local e em breve iniciará a reforma e adequação do prédio.



Auxílio do governo Estadual - O secretario da Agricultura, Eduardo Salles recebeu, na manhã da última quarta-feira,12, a confirmação de que Luís Eduardo Magalhães  receberá o curso em Agricultura de Precisão.
Salles conta que o IFBaiano fez uma sondagem para saber qual a melhor região para ser implantado este curso. “Indiquei Luís Eduardo Magalhães pela característica de agricultura praticada na região oeste do nosso estado”, disse o secretário.
Para o vice-diretor do IFBaiano, Nilton Santana, a previsão é acelerar o processo de reforma do prédio, “pretendemos começar a receber as inscrições já em novembro deste ano, que capacitarão 300 alunos para operar máquinas de tecnologia de ponta”. A agricultura de precisão  é um sistema de produção adotado por produtores rurais  de países de tecnologia avançada e também aqui no oeste da Bahia.
A equipe pedagógica do IFBaiano, realizará o diagnóstico aprimorado no município, através de Audiência Pública, para poder ofertar outros cursos de acordo com as demandas regionais. A princípio o projeto abrange a estrutura acadêmica e administrativa correspondendo a 21 docentes e 13 técnicos administrativos para iniciar as atividades.
O governo municipal mais uma vez agrega forças políticas em prol do Progresso regional. O futuro do oeste depende da juventude e através de capacitações profissionais, Luís Eduardo Magalhães mostrará maiores resultados em relação a ascensão econômica e agronômica.
Fonte: Barreiras Notícias

Repórteres Sem Fronteiras protestam e classificam ações da PM de São Paulo como ‘desvio perigoso’ e ‘repressão brutal’

Policiais atuam com violência contra manifestantes.
                                                   Policiais atuam com violência contra manifestantes.
A “repressão brutal” de jornalistas nos recentes protestos em São Paulo contra o aumento das tarifas do transporte público representa, na avaliação da ONG Repórteres Sem Fronteiras, “um desvio repressivo perigoso” e também uma ameaça à liberdade de informação.
A Polícia Militar reagiu às manifestação desta quinta-feira no centro da capital paulista com bombas de efeito moral e balas de borracha. Vários jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos foram atingidos pelos disparos ou levaram golpes de cassetete; alguns deles chegaram a ser presos.
“Vamos pedir à Secretaria dos Direitos Humanos e às autoridades brasileiras para realizarem uma investigação sobre as violências cometidas”, disse à BBC Brasil Benoît Hervieu, responsável pelas Américas da Repórteres Sem Fronteiras, com sede em Paris, acrescentando que as autoridades precisarão explicar como a polícia chegou ao ponto de “realizar uma repressão tão brutal”.
“A prefeitura e o governo de São Paulo e também o comando da Polícia Militar deverão prestar contas em relação às ordens transmitidas aos policiais”, diz o porta-voz. “A Constituição brasileira está sendo desrespeitada. Além da brutalidade dos policiais, as acusações contra os jornalistas não têm fundamento.”
A Secretaria de Segurança Pública do Estado anunciou a abertura de uma investigação para esclarecer as alegações de abuso policial na manifestação, e tanto o prefeito, Fernando Haddad, quanto o governador, Geraldo Alckmin, pediram uma apuração rigorosa dos fatos.
Prisões ‘escandalosas’
Em um comunicado que seria divulgado nesta tarde, a ONG, que defende a liberdade de imprensa e luta contra a repressão a jornalistas, também pede a libertação do jornalista Pedro Ribeiro Nogueira, do Portal Aprendiz, detido sob a acusação de “formação de quadrilha”.
“Essa acusação de formação de quadrilha é uma loucura”, diz Hervieu, ressaltando que na França não ocorrem prisões de jornalistas que estão trabalhando na cobertura de manifestações nas ruas.
Repórteres como Marina Novaes, do portal Terra, Leandro Machado, do jornal Folha de S. Paulo, e Piero Locatelli, da revista Carta Capital, foram presos enquanto faziam a cobertura das manifestações e liberados depois.
Para Hervieu, essas prisões de jornalistas em São Paulo são “particularmente escandalosas”.
“Na França, houve um trabalho de formação dos policiais, nos anos 80, sobre como lidar com o trabalho da imprensa durante protestos nas ruas. Os policiais recebem a orientação de respeitar o trabalho dos jornalistas”, afirma Hervieu.
“No Brasil, a violência da Polícia Militar é algo mais sistemático e é uma violação à liberdade de informação. Isso lembra a época do AI-5 (Ato Institucional número 5 da ditadura militar, que instituiu a censura)”, embora não sejam os mesmos métodos, diz o representante da ONG.
“No Brasil, falta formação para os policiais. Falta sensibilização em relação ao princípio democrático de se manifestar”, afirma Hervieu.
Outro lado
Em declaração publicada pela Folha de S. Paulo, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella, lamentou os episódios de violência policial na noite desta quinta-feira e afirmou que eles serão apurados.
Grella qualificou de “inadmissível” a violência contra jornalistas. “Se ficar caracterizado que o ataque foi deliberado, vai haver responsabilização.”
O pedido de investigação foi enviado à Corregedoria da Polícia Militar.
O prefeito Haddad destacou que, nos protestos desta quinta-feira, “a imagem que ficou foi a da violência policial” e disse ser correta a decisão de Grella de abrir “um inquérito para apuração rigorosa dos fatos”.
Por sua vez, o governador Alckmin disse que o governo “não tem nenhum compromisso com erro, de nenhum lado”. “O possível abuso policial já está sendo apurado, e será com rigor”, disse.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, na quinta-feira a Polícia Militar de São Paulo não se pronunciou sobre a conduta dos policiais durante o protesto, mas adiantou também que as denúncias de abusos serão investigadas.
Contatada pela BBC nesta sexta-feira, a Polícia Militar do Estado ainda não havia comentado sobre o assunto até o fechamento desta reportagem.
Jornal O Estado de São Paulo - Por Daniela Fernandes, com colaboração da redação da BBC Brasil em São Paulo.

Copa da Confederações faz prefeitura de Salvador decretar feriado nos dias 20 e 22

Prefeitura decreta feriado nos dias 20 e 22 para Copa das Confederações
Foto: Max Haack/ Agência Haack/ Bahia Notícias
A prefeitura de Salvador decretou feriado municipal na quinta-feira (20) e sábado (22), quando serão realizados os dois primeiros jogos da Copa das Confederações em Salvador: Uruguai e Nigéria e Brasil e Itália, respectivamente. O último jogo na cidade, a disputa de terceiro e quarto lugares, será realizado no domingo (30). De acordo com a assessoria da administração municipal, a decisão foi tomada pelo prefeito ACM Neto após ouvir técnicos e especialistas de vários órgãos envolvidos no evento esportivo internacional, a fim de evitar maiores transtornos para o trânsito. Com a Copa, vias importantes foram interditadas como a Avenida Bonocô, a área do entorno da Arena Fonte Nova, parte das avenidas Vasco da Gama e Joana Angélica, e o Vale de Nazaré, e também fechamento da Estação da Lapa e do Terminal da Barroquinha.
Fonte: Bahia Notícias 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

13 de Junho Xique -Xique comemora 85 anos com a tradicional festa da cidade

Festa da cidade de Xique Xique de 13 a 16 de Junho



Mais uma vez o município de Xique-Xique está em festa, como sempre no dia 13 de Junho os moradores da cidade se confraternizam com mais um aniversário do município. Fato esse que veio acontecer pela primeira vez no dia 13 de junho de 1928. Ficando esse marco como a próxima data comemorativa do aniversário do município o dia 13 de junho. A cidade esta comemorando seus 85 anos de existência nesse ano de 2013.

Em todo esse tempo a festa da cidade já virou a maior data festiva do município e de toda a região, é uma data em que muitos filhos de Xique-Xique que se encontram em qualquer lugar do Brasil se programam para que nessa data possam se fazer presentes na terra natal. E juntos aos familiares e amigos participarem da tradicional festa da cidade. A avenida J.J. Seabra que é a principal via pública da cidade, se torna pequena para tanta aglomeração de pessoas de Xique-Xique e região em fato a comemoração. 

É quando as autoridades municipais dão por aberta oficialmente as festividades, são armadas barracas onde são servidas as comidas típicas da cidade e as tradicionais bebidas o ponto forte da festa, onde milhares de pessoas do municípios e de toda a região passam a se tornarem foliões da festa da cidade, vários trios elétricos desfilam na avenida fazendo a animação de todas as  pessoas que se encontram nas barracas pelo o percurso da festa.

Esperamos em Deus que a festa em 2013 transcorra em clima de muita paz, e que as pessoas presentes saibam se divertir e respeitar o direito um do outro para que no final possamos comemorar a união e a paz entre todos.

Segue a programação oficial da festa da cidade 2013

                           Banner oficial da festa - Prefeitura Municipal

Blog Xique Brasil publicado por Jorge Muniz

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Em Brasília plebiscito tem parecer favorável para criação do Estado do São Francisco

O Projeto de Decreto Legislativo (PDC - 355/11), de autoria do deputado federal Oziel Oliveira, do PDT da Bahia, que determina realização de um plebiscito, para que população da Bahia decida sobre a criação do Estado do São Francisco, ganhou parecer favorável, essa semana, do relator deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

“Não vejo motivos para objetivar a realização do plebiscito, que é um anseio antigo da região Oeste da Bahia. Concordamos que uma maior proximidade com o centro político de sua unidade federativa possibilita uma melhor articulação das políticas públicas regionais e uma integração mais eficiente aos demais centros do País,“ disse o deputado Marcelo Castro  em seu parecer.

De acordo com o Oziel Oliveira, que é um dos maiores defensores da criação do Estado do São Francisco, essa é uma grande conquista para a criação do novo estado. ”Ainda temos um caminho longo a percorrer, mas o relatório do deputado Marcelo Castro foi sensível a nossa causa. A população do oeste está unida em prol desta causa. Iremos nos desenvolver e assim, contribuir ainda mais para o crescimento do País,“ agradeceu Oziel Oliveira.

O Estado do São Francisco será composto por 35 cidades. Hoje, a região oeste da Bahia conta com uma economia pujante, atraindo investimentos de grandes empresas além de ser maior produtora de grãos do Estado da Bahia.  
Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA)  Blog do Sigi Vilares 

DF: Denise Leitão furacão da CPI é flagrada transando a beira de piscina em hotel

Há indícios de que ela esteja na próxima edição do reality ‘A Fazenda’, da Record, que estreia no dia 23


A advogada Denise Leitão Rocha, ex-assessora parlamentar no Senado - que ficou conhecida como ‘Furacão da CPI’ depois que um vídeo dela fazendo sexo vazou na internet -, atacou novamente. Segundo o colunista Léo Dias (O Dia), ele recebeu um novo vídeo, com data de 5 de maio, que mostra Denise na piscina de um hotel com um rapaz. Apesar de estar em um lugar público — em cima de uma espreguiçadeira do Hotel Comfort, em Brasília —, ela fez sexo para quem quisesse ver.

Denise fica deitada, de costas, e o rapaz em cima dela. Ele olha para os lados e para cima, com medo de estar sendo observado. Quando o sexo termina, ele ajeita o biquíni dela e bebe um uísque tranquilamente. "E nem adianta dizer que não é Denise quem protagoniza as calientes cenas!

A enorme tatuagem que ela traz do lado direito do bumbum aparece nas imagens", disse o colunista. Para Leo, o flagrante pode ser uma jogada de marketing da loira que no último vídeo vazou, ela conseguiu estampar a capa da ‘Playboy’, em setembro do ano passado. E há indícios de que ela esteja na próxima edição do reality ‘A Fazenda’, da Record, que estreia no dia 23.

Fonte: O DIA na coluna do Léo Dias

Irecê BA Prefeito assegura lei de meia-entrada para estudantes, jovens e idosos


Foto Bahiatododia

O prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, sancionou a Lei 953/2013, que estabelece a meia-entrada para estudantes, jovens com até 18 anos de idade e pessoas a partir de 60 anos. A norma assegura desconto de 50% nos ingressos cobrados em espetáculos teatrais, musicais e circenses, peças esportivas e similares das áreas de cultura, lazer e exibições cinematográficas. O projeto que deu origem à lei é de autoria do vereador Léo da Unibel (PSDB), líder do governo na Câmara Municipal de Irecê. Ele considera que a meia-entrada “vai auxiliar na formação social e cultural do cidadão” do município.
Fonte: Bahia Notícias

BA: TCM determina que Prefeita deve ressarcir mais de R$ 1,7 mi por publicidade irregular

São Francisco do Conde: Prefeita deve ressarcir mais de R$ 1,7 mi por publicidade irregular
A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim de Almeida Pena (PT), terá que ressarcir os cofres municipais em mais de R$ 1,7 milhão, de acordo com determinação do Tribunal de Contas dos Municípios desta quarta-feira (12). Segundo o TCM, a gestora não apresentou a comprovação de gastos relativos à publicidade, no exercício de 2009. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra a gestora e determinou o ressarcimento da quantia de R$ 1.705.442,28, com recursos pessoais, e imputou multa no valor de R$ 15 mil. 

Ainda cabe recurso da decisão. A relatoria avaliou o montante de R$ 2.660.193,31, relacionado ao credor Tourinho Publicidade Ltda. Foram constatadas despesas irregulares de R$ 1.551.491,34, em face da falta de apresentação do conteúdo material publicitário eventualmente veiculado. 

Também foi identificado o pagamento de R$ 151.637,28 em favor da referida empresa por força da aplicação de percentual de 25%, em desconformidade com a cláusula 8ª do Contrato nº 057/2008, e o desvio de finalidade na aplicação de recursos de R$ 11.554,71 relacionados ao Contrato nº 57/2008, para aquisição de fardamentos para clínica do Município. Além disso, comprovou-se a realização de despesa de R$ 2.313,66 com publicidade de caráter auto promocional de agentes políticos.
Fonte: Bahia Notícias

terça-feira, 11 de junho de 2013

Gugu recebe helicóptero Águia Dourado da Rede Record como parte de indenização


Avaliado em R$ 5 milhões, o helicóptero Águia Dourada sempre foi um símbolo do jornalismo da Record.
Avaliado em R$ 5 milhões, o helicóptero Águia Dourada sempre foi um símbolo do jornalismo da Record.


Deu na coluna Ooops!, do portal UOL: Começou bem o processo de separação “de corpos” entre Gugu e a Record. O apresentador deixou a emissora na última quinta-feira (6), cerca de quatro anos antes do final de seu contrato (que só expiraria no final de 2017). A decisão pela rescisão foi tomada em comum acordo entre as partes e antecipada pelo UOLNotícias. Como início dos pagamentos da rescisão, a Record transferiu a propriedade do helicóptero Águia Dourada para Gugu.

Pelo contrato assinado, a Record poderia ter de pagar mais de R$ 130 milhões de indenização ao apresentador, uma vez que foi ela quem, supostamente, teria descumprido algumas cláusulas, como, por exemplo, cortar verba de produção do “Programa do Gugu”. No entanto, tudo indica que haverá um bom desconto nesse valor, já que Gugu também estava infeliz e cansado da pressão.
  Gugu Liberato vinha sendo pressionado dentro da emissora a dar melhores resultados no ibope e no faturamento do programa. Gugu também sofreu pressões de alas radicais da Igreja Universal, que não se conformavam com o salário de R$ 3 milhões mensais do apresentador.
O helicóptero Águia Dourada sempre foi um símbolo do jornalismo da Record. Segundo Ooops! apurou, na negociação ele foi avaliado na faixa de R$ 5 milhões e já teria sido retirado do Campo de Marte e levado para local ignorado em Carapicuíba, em alguma propriedade do apresentador. (Leia mais em Ooops!
Fonte:Jornal da Mídia

SP: Prefeito Fernando Haddad (PT) vai pedir ajuda de Dilma para baixar passagem

Artur Rodrigues - O Estado de S.Paulo
Em meio à onda de protestos contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) falou com exclusividade ao Estado e defendeu que a presidente Dilma Rousseff (PT) municipalize a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre combustíveis, para subsidiar o transporte público e baratear a passagem. Juntamente com outros prefeitos, ele finaliza estudos para pedir a mudança à presidente. Já zerar a tarifa exigiria R$ 6 bilhões. Ele também afirmou que, por causa da violência, os protestos do Movimento Passe Livre surtiram o efeito contrário ao desejado. Haddad afirma que a presidente deve ser "cumprimentada" porque "inaugurou" a diminuição do valor dos transportes.
Manifestações: 'É um debate que vale a pena fazer', admite prefeito - Evelson de Freitas/AE
Evelson de Freitas/AE
Manifestações: 'É um debate que vale a pena fazer', admite prefeito
























Como o senhor vê a repercussão do aumento da passagem, com protestos pela cidade?

Esse tema foi tratado em campanha e simplesmente nenhum candidato se comprometeu em congelar a tarifa, pela inviabilidade disso nos moldes em que o sistema é oferecido hoje. O compromisso que assumimos foi o de que nós não reajustaríamos a tarifa acima da inflação acumulada desde o reajuste dado pela administração anterior, que foi o que ocorreu. O reajuste foi de menos da metade da inflação do período.
Pelo menos seis cidades conseguiram baixar a tarifa. Quando São Paulo fará isso?
Nós fizemos muito mais que essas cidades, porque elas baixaram de R$ 3,30 para R$ 3,20. Enquanto todas as cidades aumentaram em janeiro para R$ 3,30, nós mantivemos a tarifa no mesmo patamar de 2011 até a edição da medida provisória. Ou seja, nós fizemos mais do que essas cidades.
Seria possível baixar a passagem?

Seria, depende do mix que você faz. Você teria uma situação muito favorável ao transporte coletivo e, na minha opinião, uma situação justa. Se fizesse um plebiscito, até os proprietários de veículos veriam vantagens nessa proposta.
Fonte: Estadão São Paulo