terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

BA: Erro no projeto de cobertura pode comprometer segurança da Arena Fonte Nova

LUÍS AUGUSTO GOMES
O Consórcio Arena Fonte Nova acaba de contratar a conhecida empresa norte-americana 3M para tentar resolver as sérias dificuldades que vem enfrentando desde dezembro com a cobertura do novo estádio, cuja inauguração está até agora confirmada para o dia 29 de março.
Aparentemente, todas as folhas da membrana de cobertura estão assentadas, e a informação oficial é de que só falta encaixar entre elas as calhas para captação de água. Mas, segundo fonte bastante próxima do empreendimento, a situação não é bem a que se divulga.
A equipe do projeto da Arena Fonte Nova não considera prudente manter o improviso, temendo eventual excesso de água sobre a cobertura – cada folha pesa 1,5 tonelada –, e busca uma solução de engenharia. A questão é de segurança.


A fonte reitera a informação prestada a este blog no início de janeiro, dando conta de um erro de projeto que estaria impedindo o encaixe correto – ou seja, parafusado – da membrana na estrutura metálica de sustentação da cobertura. Por isso, tentou-se uma solução de engenharia, que terminou não dando os resultados esperados.
Solução não serviria para a Copa do Mundo – Depois de assentadas as folhas da membrana de cobertura, ficou confirmado que não era possível parafusá-las nos arcos intermediários da estrutura. Foi quando surgiu novo problema, provavelmente causado pelo primeiro: uma folga em várias das braçadeiras que fixam a membrana à estrutura.
Em função desse problema é que teria sido contratada a 3M para aplicar sua tecnologia de ponta no sentido de colar a membrana à estrutura nos pontos nos quais não foi possível parafusar.
A solução, segundo a mesma fonte, é tida como provisória, para que o estádio seja inaugurado no prazo e possa sediar os jogos da Copa das Confederações, mas não poderá ser mantida para a Copa de 2014.
Mesmo tendo a 3M expertise no assunto, já que suas colas são usadas em foguetes da Nasa, a equipe do projeto da Arena Fonte Nova não considera prudente manter esse improviso, temendo eventual excesso de água sobre a cobertura – cada folha pesa 1,5 tonelada –, e busca uma solução de engenharia.
Segurança é o motivo do questionamento – Por Escrito, que divulga estas informações por uma óbvia questão de interesse público, faz três ordens de questionamento aos responsáveis, na expectativa de que as respostas tragam o devido esclarecimento sobre o assunto:
1. Foi ou não contratada a 3M? Em caso afirmativo, com que finalidade? Era uma contratação prevista no contrato original? Quem paga pelos serviços?
2. Todas as folhas da membrana de cobertura do estádio estão inteiramente parafusadas às estruturas de sustentação?
(Fonte: Jornal da Mídia)

Feira de Santana BA: Blogueira Cubana Yoani Sanchéz é impedida de fala ao público


yoaniA blogueira cubana Yoani Sanchéz está no Brasil desde ontem e às 11h de segunda chegou a cidade baiana de Feira de Santana, onde começa sua visita ao Brasil para uma extensa agenda política. Ela foi hostilizada na chegada à capital pernambucana mas, segundo o jornalista Rafael Velame, que a recepciona na Bahia, a dissidente do regime castrista ficou admirada com as manifestações. Nem um puxão de cabelo lhe tirou o entusiasmo.
“Que lindo! Eu queria que no meu país eu pudesse fazer isso”, disse Yoani ao ver as manifestações contrárias à sua visita ao país. Velame avaliou que o protesto excedeu os limites e, por isto, ao chegar em Salvador, a comitiva que a acompanha decidiu tirá-la do terminal por uma saída lateral. Depois, ela seguiu em uma van para Feira de Santana.
 “Sabíamos que tinha um protesto em Salvador, mas não vimos, porque levamos ela por uma saída lateral. Eu acho que tem que haver protestos, mas tem que ser pacífico. Não é justo que ela passe por isso”, criticou o jornalista. Os protestos em Salvador foram feitos por integrantes da União da Juventude Socialista e reuniu cerca de 30 pessoas com cartazes.
Yoani_0
Yoani Sánchez foi deixada em um hotel em Feira de Santana para descansar após 30 horas de viagem entre Cuba e a segunda maior cidade da Bahia. Às 19h, ela participaria de uma exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras no Museu Parque do Saber, mas foi impedida por uma manifestação de esquerdistas radicais. Veja as opiniões de esquerda e direita no twitter, na noite de ontem: (Fonte: Jornal Expresso)