quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dia Mundial do Diabetes, em seis anos aumentou 40% número de pessoas com a doença

diabetes1.No Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14), o Ministério da Saúde divulgou dados inéditos sobre a doença no Brasil. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) revelou um aumento de 40% entre 2006, primeiro ano do levantamento, e ano passado.
O percentual de pessoas que se declararam diabéticas passou de 5,3% para 7,4% no período.O avanço da diabetes está relacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e o envelhecimento da população. O estudo apontou que 75% dos brasileiros que possuem a doença estão acima do peso.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que os hábitos da população sofreram grandes mudanças nos últimos anos, o que provocou o aumento de doenças crônicas como o diabetes. “Temos trabalhado para preparar o sistema de saúde para lidar com este novo quadro, com ações como a ampliação do acesso aos medicamentos para controle das doenças. Por isso lançamos o Saúde Não Tem Preço, que distribui remédios de graça para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma, desde fevereiro de 2011”.
Com o Saúde Não Tem Preço, o número de pessoas beneficiadas passou de 306,8 mil beneficiários para 1,7 milhão, o que contribuiu decisivamente para evitar uma escalada no número de complicações da doença.
Para estimular a prática de exercícios físicos nas cidades brasileiras, o Ministério da Saúde incentiva municípios a implantar locais com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário