quinta-feira, 24 de outubro de 2013

29 de Outubro – Dia Mundial de Combate ao AVC

93958555Na próxima terça-feira (29/10) é comemorado o dia mundial de combate ao AVC, para alertar a população sobre os riscos da doença, a Associação Paulista de Neurologia, em parceria com a Bayer, irá realizar mutirões de exames em São Paulo. A iniciativa acontece no mundo todo guiada pelo “World Stroke Association”, no Brasil a ação é liderada pela Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares.
O AVC – Acidente Vascular Cerebral – acontece quando há um comprometimento do fornecimento sanguíneo para o sistema nervoso central. Ele é, atualmente, a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de sequelas incapacitantes em adultos no mundo todo. “O AVC é uma doença grave, porém com boa possibilidade de prevenção. A melhor maneira de prevenir um AVC é a detecção e correção dos fatores de risco com a adoção de hábitos mais saudáveis no dia a dia. Praticar alguma atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável, controlar o peso e a gordura abdominal, manter a pressão arterial dentro dos limites, não fumar e restringir a ingestão alcoólica ajudam na prevenção da doença”, explica o Dr. Rubens Gagliardi, vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia.
Os AVC podem ser do tipo isquêmico (quando há um entupimento nas artérias responsáveis pela irrigação cerebral), que corresponde a 85% dos casos, ou hemorrágico (sangramento em uma parte do cérebro, em consequência do rompimento de um vaso sanguíneo). As sequelas são determinadas pela região do cérebro atingida, dependendo do caso o paciente pode até vir a óbito. 
Leia na Íntegra: blogdasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário