sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tomada inteligente com cronômetro, ajuda economizar energia

tomadacronometroUma tomada que ajuda a economizar energia, não parece genial? Pois bem, essa foi a ideia desenvolvida pelos designers Dan Bee Lee, Jang Soo Kim, KyoYeon Kim e WooRi Kim. O projeto de uma tomada com cronômetro que promete evitar a perda de energia e, em contrapartida, diminuir os custos na conta mensal de energia elétrica.
Além de diminuir os gastos a invenção ainda resolve outro problema: sabe quando esquecemos o carregador ligado na tomada por muito tempo? Então, ela evita que o aparelho continue consumindo energia sem necessidade. Aparelhos eletrônicos desligados, mas ligados na tomada, no modo “stand by”, também consomem energia. Há casos, como de celulares, que podem até mesmo queimar se ficarem muitas horas plugados na tomada.
A tomada, que ganhou o nome de Dialug, funciona como um timer que bloqueia a corrente de energia quando a carga fica completa.

COMO FUNCIONA

O usuário deve plugar o eletrônico na tomada e girá-la no sentido horário, como uma espécie de cronômetro analógico. A partir disso, o contador vai se mover de acordo com o tempo e, quando chegar ao final do período estabelecido, vai cortar a passagem de energia automaticamente, evitando a perda de energia na mesma hora.
Caso prefira, há um jeito de deixar a corrente sempre aberta; basta girar a chave no sentido anti-horário. (Blog da Saúde)
tomadacronometro1tomadacronometro2

Nenhum comentário:

Postar um comentário