terça-feira, 16 de julho de 2013

Bahia participa da ExpoCatólica Rio, visando ampliar o turismo religioso no estado


Ampliar a receita do turismo religioso na Bahia e aumentar a participação de visitantes de outros estados no fluxo turístico do segmento católico são os objetivos que a Secretaria do Turismo (Setur) e a Bahiatursa participam, de 19 a 26 de julho, da  ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil, um mega evento projetado para ocorrer no Riocentro (Rio de Janeiro), junto com a Jornada Mundial da Juventude 2013 (23 a 28/7), que tem público estimado em mais de um milhão de pessoas de mais de 190 países. 

Em um estande de 200 metros quadrados, os visitantes encontrarão informações detalhadas sobre a Bahia como destino de turismo religioso, receptivo com baianas tipicamente trajadas e exposição de fotos. Atrativos como as igrejas do Bonfim, Rosário dos Pretos, Memorial Irmã Dulce e o Santuário de Bom Jesus da Lapa também serão mostrados na feira, assim como manifestações como a Festa da Irmandade da Boa Morte, de Cachoeira, a Procissão do Fogaréu, de Serrinha, e a Romaria de Monte Santo. 

Outra atividade que será promovida no estande da Bahiatursa é a exibição diária de filmes sobre algumas das mais importantes e famosas manifestações católicas encontradas no estado. As sessões acontecerão sempre às 15h, 17h e 19h, com documentários sobre a Festa de Santa Bárbara, Festa de Nosso Senhor do Bonfim e a Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Também haverá um ciclorama (painel fotográfico em três dimensões) para os visitantes da feira registrarem imagens como se estivessem à frente da Igreja do Bonfim ou em uma paisagem da Chapada Diamantina. 

De acordo com estudo da Secretaria do Turismo da Bahia, os turistas que vão a eventos religiosos como a Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, e as romarias de Bom Jesus da Lapa são predominantemente de regiões da própria Bahia. Enquanto em Bom Jesus da Lapa a média de turistas de fora do território baiano é de apenas 30%, em Cachoeira o percentual é ainda menor, com cerca de 7%, segundo dados da pesquisa. 

E é para ampliar os índices de visitantes de outros estados e também do exterior que técnicos da Setur e da Bahiatursa terão, durante o evento, encontros com operadores de turismo religioso que já comercializam destinos brasileiros como Aparecida do Norte, em São Paulo e Nova Trento, em Santa Catarina. “É importante o fortalecimento do turismo religioso em Salvador, com a criação de novos roteiros no Centro Antigo, lembrando que a Igreja de São Francisco recebeu cerca de 140 mil turistas em 2012. O Santuário de Irmã Dulce, em Salvador, recebeu, no mesmo período, aproximadamente 90 mil visitantes. Somente no primeiro trimestre de 2013, já foram mais de 26 mil”, ressalta o secretário Domingos Leonelli. (TB)  Voz da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário